Redes sociais

20/02/2014 11h03 - Atualizado em 20/02/2014 12h13

WhatsApp ou Facebook Messenger? Veja qual é o melhor app de mensagens

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou a compra do WhatsApp nesta quarta-feira (19), mas afirmou que não pretende integrá-lo ao Facebook Messenger e nem deixar de oferecer o seu mensageiro próprio. Mas, afinal, qual deles é o melhor? O TechTudo realizou um comparativo com sete quesitos e os seus resultados podem ser conferidos na análise abaixo.

Facebook compra WhatsApp: veja o que muda para os usuários.

Comparativo Messenger e WhatsApp (Foto: Arte/ TechTudo)Veja qual é o melhor: WhatsApp ou Facebook Messenger? (Foto: Arte/ TechTudo)


Contatos – Facebook Messenger

No quesito contatos, a vantagem e do Facebook Messenger. O WhatsApp é um serviço para números que o usuário tem em sua agenda telefônica. Já com o Facebook Messenger, é possível se comunicar tanto via número de telefone, para quem não usa o app do Facebook em si, como também pelo sistema de bate-papo da rede social. A área de atuação do Facebook Messenger, portanto, é maior.

Multimídia – WhatsApp

Já em termos de multimídia, o WhatsApp sai na frente por um único motivo: vídeo. O Facebook Messenger também permite o envio de mensagens de áudio e de fotos, mas fica só nisso. O WhatsApp permite também mandar filmagens – e até contatos da agenda telefônica, além de um prático encaminhamento de mensagens. Portanto, o “app de US$ 16 bilhões” é melhor neste ponto.

Dúvidas sobre as mudanças no WhatsApp após ser comprado pelo Facebook? Relate no Fórum do TechTudo.

Emoticons – Facebook Messenger

Nos emoticons em si, empate. Eles têm praticamente a mesma quantidade e os mesmos tipos de ícones para serem adicionados às mensagens de texto. Porém, o Facebook Messenger conta com as “figurinhas”, que são emoticons “em tamanho grande”, de vários tipos. Algumas são grátis, outras vendidas no próprio app, mas todas geram mais alternativas de ilustração para os textos do que as básicas do WhatsApp.

Visual – Facebook Messenger

A atualização mais recente do Facebook Messenger deu a ele a vitória neste quesito, pois anteriormente o aplicativo não era atrativo visualmente, e parecia somente um recorte da aba de chat do Facebook. Agora, tem identidade própria, com visual limpo, moderno e bem bonito. Já o WhatsApp é mais clássico, tradicional, bem bate-papo mesmo. Deixa a desejar neste ponto se comparado ao rival.

Personalização – WhatsApp

O que significa os tiques do WhatsApp? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Fundo de tela padrão do WhatsApp pode ser personalizado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Em compensação, o WhatsApp dá total liberdade de personalização dos seus fundos de tela, ponto que o Facebook Messenger não oferece. Isso faz uma grande diferença também no visual, pois os usuários podem deixá-lo com a cara que mais gostarem. A personalização total do WhatsApp é muito mais interessante do que a do Facebook Messenger.

Conheça diversas opções de aplicativos de bate-papo grátis no Android.

Ligações – Facebook Messenger

Nenhum dos aplicativos oferece videochamadas, mas o Facebook Messenger disponibiliza ligações gratuitas, em tempo real, para quem tem números de telefones gravados nos seus contatos. O WhatsApp não oferece essa possibilidade. Esta é uma vantagem importante para o Messenger, porque mostra que o aplicativo não é só para troca de mensagens de texto, mas muito mais do que isso.

Custo – Facebook Messenger

Se o WhatsApp cobra assinatura para usuários novos, o Facebook “é de graça e sempre será”, como diz a frase na tela de boas-vindas ao usuário da rede social. Portanto, o Messenger também não tem qualquer custo para seu usuário. O preço cobrado pelo WhatsApp (US$ 0,99 ao ano, aproximadamente, R$ 2,50) é baixo, mas ainda assim, é um custo. No Facebook Messenger isso não existe.

Conclusão – Facebook Messenger

Mais bonito, com mais opções de contatos, sem precisar do número de telefone de ninguém, gratuito e com opção de realizar ligações em tempo real. O Facebook Messenger, sem dúvida, leva vantagem sobre o WhatsApp neste comparativo. É verdade que muitas mudanças nele só vieram após o sucesso do concorrente, mas já fizeram com que ele desse um enorme salto de qualidade.

O Facebook Messenger permite o envio de mensagens gratuitamente (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso) (Foto: O Facebook Messenger permite o envio de mensagens gratuitamente (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso))O Facebook Messenger permite o envio de mensagens gratuitamente (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)



O WhatsApp é uma plataforma simples, rápida, para troca de mensagens de texto. Já o Facebook Messenger se propõe a atingir funções maiores. Une isso à maior rede social do mundo, à possibilidade de fazer chamadas de áudio gratuitas e a um visual extremamente agradável para se tornar uma ferramenta potente e útil para qualquer usuário de dispositivos móveis.

Sem falar que é multiplataforma. Uma mensagem enviada pelo Facebook Messenger do celular pode ser lida por um usuário no computador e vice-versa. No WhatsApp, isso não é possível. A comunicação é restrita aos telefones. Os dois cumprem o que prometem, são bem fáceis de usar e apresentam ótimo desempenho. 

WhatsApp e Messenger (Foto: Luciana Maline/TechTudo)WhatsApp e Messenger: o mensageiro próprio do Facebook levou a melhor (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Por isso, a opção mais completa e considerada a melhor no comparativo é mesmo o aplicativo próprio do Facebook. Porém, quem sabe, em breve, algumas novidades sejam divulgadas para os dois, depois da bilionária aquisição do WhatsApp pela empresa de Mark Zuckerberg. Resta aguardar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Procidio
    2016-03-22T11:06:44

    ja é possivel usar whatsapp no computador então a desvantagem quanto a ser multiplataforma é minima

  • Wellington Junior
    2016-01-19T13:33:05

    Chame seus amigos e familiares para usarem WowApp Messenger. Convite: bit.do/wowapp

  • Ricardo Silva
    2014-05-10T19:23:03

    Bom mesmo era o telégrafo e o pombo correio

  • David Recuto
    2014-02-20T18:14:16

    minha resposta é: 16 BILHÕES.

  • Marcus Silva
    2014-03-01T21:19:51

    Outra questão é que tem gente que não tem face. Aí o único meio de contato é o WhatsUp.

  • Itamar Generoso
    2014-02-20T21:44:16  

    A MATÉRIA FALHOU EM DEIXAR PASSAR UM QUESITO IMPORTANTE! O WhatsApp peca em uma coisa que eu acho importante, não tem como ficar online só para determinados contatos, se esta online para um esta para todos, imagine que você quer falar com uma unica pessoa e não quer ser incomodado por outras pessoas e nem que saibam que esta online, isso não tem como fazer. E todos nós sabemos que queremos ter a nossa privacidade. Para mim quando o WhatsApp tiver a possibilidade de Video Conferência e poder bloquear e ficar online só para os contatos que escolher será o melhor mensageiro para celular.

    recentes

    populares

    • Itamar Generoso
      2014-02-20T21:44:16  

      a funçao de deixar off só existe para quem te iphone, no android nao tem, disseram q tem um app q faz com q isso aconteça no android..mas como nao tenho nao sei qual é, mas eu tenho essa opçao de aparecer off , o problema é q vc fica off e só aparece on mas pra todos os contatos se entrar no app e vc nao consegue ver o "visto pela ultima vez em tal hora" nos outros contatos, tenho 2 numeros e ambos iphone, um deixei no off e outro normal....kkkk

    recentes

    populares

    • Itamar Generoso
      2014-02-20T21:44:16  

      bloqueia a pessoa!!

  • Tiago Aráujo
    2014-02-21T14:37:31

    Nem um dos dois... BBM é infinitamente melhor, tem ligações Voip, chamadas de vídeo, troca de mensagens, grupos, canais (semelhante a comunidades ou paginas) e muitos outros recursos. Infelizmente o preconceito de muitos não permiti experimentar o BBM.... Eu só uso whatsapp para falar com meus amigos desprovidos do que ha de melhor no mercado. BBM é muito melhor que os dois somados. :D.

  • Tiago Aráujo
    2014-02-21T14:33:32

    Nenhum dos dois, o melhor atualmente é o BBM, mas o preconceito de muitos não permite enxergar que o BBM trás mais recursos que esses dois somados. Hoje no BBM é possível fazer ligações Voip, chamadas de vídeo, envio de mensagens de texto, criar grupos, canais (semelhante a comunidades ou páginas) e muito mais... Eu só uso whatsapp para falar com meus amigos desprovido do que há de melhor no mercado. BBM é infinitamente melhor que qualquer outro, quem estiver duvidando... Experimente.

  • Marcio Nunes
    2014-02-21T07:35:47  

    whats ta cobrando?? que palhaçada.

    recentes

    populares

    • Marcio Nunes
      2014-02-21T07:35:47  

      Leia a reportagem "Burro"

    recentes

    populares

    • Marcio Nunes
      2014-02-21T07:35:47  

      Luiz Silverio ta cobrando pra novos usuarios, bacaca!

  • Alex Ribeiro
    2014-02-20T17:20:14  

    Whatsapp só tem nome, pior que um mensageiro não tão bom assim, e ainda tem uma penca de opções melhores. É como se o público tivesse preferido a pior opção.

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2014-02-20T17:20:14  

      E Everaldo Felipe, uma coisa é um programa ser bom, outra é fazer sucesso, e o que faz sucesso nem sempre é bom, mas com certeza tem valor maior no mercado. Digo e repito: usei o Whatsapp e não vi nenhum atrativo a mais em relação à concorrência, mas vi a menos. Mas enfim, todo mundo usa né?! É q nem Orkut, pouca gente tem hoje e todo mundo fala mal, mas não faz muito tempo que todo mundo só usava o computador pra entrar nele.

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2014-02-20T17:20:14  

      Só ta falando bobiça, o pessoal usava orkut, pelo facebook não ser usado na epoca por "todos", o qual tornou o facebook o que ele é hoje, quem não se lembra do facebook travando direto e as mensagens não chegando!? Quantoas vezes ocorreu isso no whats? Ele envia mensagen até em 2g e rápido, tem ótima funções, obedece os comandos que você da, e nunca trava, esse é o motivo da simplicidade ser sucesso, agora se você acha melhor usar o viber, use-o, só não esqueça que 70% do pessoal (jovem) nem usa mais o pc e sim só smarts... pc é bom pra trabalho e estudos, mas smarts estão top

  • Túlio Calazans
    2014-02-21T09:12:04

    Não concordo que o messenger do FB é superior, ele tem mais funções. Mas as vezes acho que o sucesso do Whatsapp se deve também a simplicidade da ferramenta. Talvez essas limitações que o WP tenha e que a matéria mostrou seja justamente o que fez com que esse app se tornasse um sucesso. E outra, esse negócio de ser de graça, nem sempre é bom. o WP tem um modelo de negócios bem definido e que funciona. Tem 450 milhões de usuários e só 50 funcionários (até pouco tempo). Já o FB tem se mostrado muito mais instável que o WP.

  • Fabio Arruda
    2014-02-21T08:38:36

    agora e so dar a cartada final o mesmo inventor do whatsapp inventa outra melhor e todos deixa de usar o whatsapp que prejuízo vixi mesma coisa da venda la do petroleo vende um e axa outro kkkkkkkkkk

  • Francisney Silva
    2014-02-21T08:37:07

    Agora que o Mark Zuckerberg compro o Whatsapp, com certeza teremos uma porcaria de portabilidade com os contatos do facebook com o Whatsapp. Ou seja! Acabara novamente minha privacidade de amigos íntimos na lista de contato.

  • Tiago Oliveira
    2014-02-21T08:28:04

    Cara face messenger é um lixo, só trava e ainda usa uma memoria absurda do celular, roda em segundo plano arrebentando com a bateria, nem se compara com whats.

  • Thomás Magalhães
    2014-02-21T08:17:20

    Miada essa matéria! o WPP é bem melhor na minha opinião (:

  • Lima Júnior
    2014-02-21T07:51:47

    LINE

  • Fernando Junior
    2014-02-21T05:33:33

    Nem o próprio FB acredita nessa superioridade que você falou. Se ele fosse tão superior assim não teria torrado 16 bilhões de dólares num produto inferior. Tente outra vez... não convenceu Ninguém!

  • Wellington Lima
    2014-02-21T03:20:43

    PREFIRO O SINAL DE FUMAÇA

  • Rodrigo Gomes
    2014-02-21T01:19:13

    Viber !!!!

  • Tereza Mirela
    2014-02-21T00:41:06

    é Verdade que agora as mensagens do whatsapp vai aparecer na linha de tempo do face ?

  • Ricardo Junior
    2014-02-21T00:37:54

    Prefiro O Viber

  • Marcus Abreu
    2014-02-20T23:51:12

    Facebook Messenger é muito mais lento que o Wpp, pelo menos no meu celular. Prático e muito bom o WhatsApp.

  • Marcio Ballian
    2014-02-20T23:16:10

    Vc só precisa agora convencer 1 bilhão de usuários e o Mark Zuckerberg...

  • Elias Hermenegildo
    2014-02-20T23:13:40

    é.. o fcmessenger é tão melhor que compraram o "concorrente" por 16 BI... Biii BIILHOEESS.. desculpem, me engasguei aqui nos zeros. O.o

  • Everaldo Felipe
    2014-02-20T22:28:04

    Thiago Barros... só tenho uma pergunta: - Você conhece mesmo o WhatsApp? Não parece.