Internet

09/03/2014 12h26 - Atualizado em 11/03/2014 11h22

Cinco dicas e truques melhoram sua experiência no Netflix; veja lista

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Netflix é, certamente, um dos melhores serviços de streaming de filmes e séries, ao menos no Brasil. Com ele é possível realizar uma assinatura mensal e desfrutar de uma biblioteca gigantesca de títulos. É possível ainda melhorar sua experiência no serviço para quem usa o streaming em computadores como desktops e notebooks com algumas ferramentas e truques bem simples para a versão web. 

Como apagar o histórico de filmes assistidos no Netflix

Veja recursos que ajudam a melhorar o serviço de streaming (Foto: Divulgação/Netflix)Veja recursos que ajudam a melhorar o serviço de streaming (Foto: Divulgação/Netflix)


1) Netflix Rate

O Netflix oferece, em todo filme ou série, uma breve descrição e uma nota baseada nas preferências do usuário. Porém, um plugin para o Google Chrome e Mozilla Firefox, chamado Netflix Rate, expande essa funcionalidade ao adicionar classificações dadas nos sites IMDb e Rotten Tomatoes.

Netflix Rate coloca avaliações na descrição do conteúdo do serviço (Foto: Reprodução/Netflix Rate)Netflix Rate coloca avaliações na descrição do conteúdo do serviço (Foto: Reprodução/Netflix Rate)


Ao instalar o plugin, o Netflix passa a mostrar as notas em pequenos ícones, além de levar o usuário, com um clique, à página do filme ou série nesses serviços para uma leitura mais aprofundada das críticas. Por enquanto, o Netflix Rate não funciona para conteúdo nacional, porém abarca quase todo o resto, cujo original é em língua inglesa e está disponível no Netflix Brasil dublado ou com legenda.

2) All Flicks

Uma espécie de buscador alternativo, All Flicks permite localizar conteúdo do Netflix conforme uma série de parâmetros – certamente melhor que o campo de buscas nativo do serviço. É possível, por exemplo, localizar filmes de terror lançados nos anos 1970 e, depois, filtrar por avaliação dos usuários.

Busque por filmes e séries em listas e segundo vários parâmetros (Foto: Reprodução/All Flicks)Busque por filmes e séries em listas e segundo vários parâmetros (Foto: Reprodução/All Flicks)


Há também listas prontas, como filmes relacionados aos indicados do Oscar 2014, ou os longas mais bem avaliados no IMDb. Ao criar uma conta, você também pode criar sua própria lista, assim como acessar as seleções de outros usuários. O melhor, é a busca por palavra-chave, o que não fuciona no Netflix original, que permite a busca, apenas, por palavras presentes no título do longa ou série.

Vale lembrar que o site disponibiliza o conteúdo da Netflix dos Estados Unidos e Canadá, portanto é necessário verificar se os itens da sua busca estão também no catálogo brasileiro após a seleção.

3) Alerta de novo conteúdo

O catálogo da Netflix é muito grande e atualizado com frequência. Por isso, sites como o Netflix Brazil Complete List  são de grande ajuda para ficar de olho nas novidades do serviço de streaming. Organizado por data, o conteúdo novo é mostrado de uma maneira fácil de visualizar em forma de post.

Site publica diariamente as novidades do serviço (Foto: Reprodução/Netflix Brazil Complete List)Site publica diariamente as novidades do serviço (Foto: Reprodução/Netflix Brazil Complete List)


Ao selecionar um título, o usuário é levado a uma página com mais detalhes e, dali mesmo, poderá dar o play no filme ou série diretamente no Netflix. Para Android ou iOS, há também o Upflix, que faz o mesmo e envia notificações diárias sobre o conteúdo novo disponibilizado no site para os brasileiros.

4) Organizar suas preferências pessoais

Uma função nativa do Netflix, a definição de preferências pessoais ajuda o serviço a oferecer ao usuário o conteúdo certo na primeira página. Para ajudar o algoritmo a entender melhor seus desejos, basta responder quais gêneros, enredos, entre outros tipos de filmes e séries assiste com mais frequência.

Ao preencher as preferências, o usuário permite ao Netflix sugerir conteúdos mais adequados (Foto: Reprodução/Netflix)Ao preencher as preferências, o usuário permite ao Netflix sugerir conteúdos mais adequados (Foto: Reprodução/Netflix)


Nesta área, quanto mais itens forem respondidos, melhor. Portanto, o indicado é classificar entre ‘Nunca’, ‘Às vezes’ e ‘Sempre’ a maior quantidade de categorias possível. Além das já citadas, estão Qualidades, Data de lançamento, Subgêneros, Idiomas, Origem do Roteiro e Interesse Especial.

5) Atalhos no teclado

Assim como players de mídia instalados no computador, o Netflix na sua versão desktop suporta alguns atalhos no teclado que visam agilizar alguns comandos. Os mais conhecidos são o Espaço ou Enter para tocar ou pausar um vídeo, além do Esc para sair do modo de tela cheia no seu computador.

Porém, há também outros, menos populares mas igualmente úteis. Veja a lista dos mais populares:

Espaço ou Enter: toca ou pausa um vídeo;  

PgUp: toca um vídeo;  

PgDn: pausa um vídeo;  

F: modo de tela cheia;  

Seta para cima: aumenta o volume;  

Seta para baixo: diminui o volume;  

Shift+Seta para a direita: avança o filme;  

Shift+Seta para a esquerda: retrocede o filme; 

M: mudo;  

Ctrl + Espaço: modo de reprodução frame por frame.

Nesta última, o usuário pode usar as setas para os lados para avançar ou retroceder um quadro por vez – excelente para notar aquele erro de continuação no filme sendo assistido.

Vale a pena usar o Netflix? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares