Internet

05/03/2014 10h18 - Atualizado em 09/04/2014 18h37

Como baixar vídeos e arquivos em Flash Player no formato .FLV

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Adobe Flash Player é um velho conhecido de usuários da Internet quando se trata se vídeos e animações na web. Apesar de já estar sendo, aos poucos, substituído por outros padrões de linguagem, como CSS3, JavaScript e HTML5, ainda é comum encontrar sites que usam o plugin da Adobe. Veja as dicas de como baixar o arquivo para seu computador, utilizando programas e ferramentas online.

Formatos de arquivos de vídeos mais comuns (Foto: Leonardo Martins Rodrigues) (Foto: Formatos de arquivos de vídeos mais comuns (Foto: Leonardo Martins Rodrigues))Formatos de arquivos de vídeos mais comuns (Foto: Reprodução)

Saiba quais tecnologias podem substituir o Flash Player nos sites

1) Via plugin no navegador

Basta usar  o Flash Video Downloader para Google. Chrome

Uma das maneiras fáceis de baixar arquivos Flash Player, no formato .FLV, é por meio do próprio navegador com um plugin.

Usuários de Google Chrome podem salvar facilmente qualquer vídeo ou animação da web. Para fazer o download, basta clicar na seta no menu de extensões no canto superior direito. O usuário ainda tem a opção de baixar o arquivo em SWF ou MP4 para sua maior comodidado.

Flash Video Downloader é extensão para Chrome para baixar arquivos FLV (Foto: Reprodução/Flash Video Downloader)Flash Video Downloader é extensão para Chrome para baixar arquivos FLV (Foto: Reprodução/Flash Video Downloader)


Video DownloadHelper para Mozilla Firefox

Caso use Mozilla Firefox, há uma extensão semelhante que facilita a tarefa de baixar vídeos e animações em Flash para o computador. O plugin permite downloads de vídeos de YouTube, MySpace, Google Video, DailyMotion, Porklot, iFilm, entre outros sites que usam FLV.

O usuário pode acompanhar o progresso de download na lista de arquivos baixados do Firefox, tornando tudo bem familiar. Há também um histórico de visualização de vídeos em Flash, no qual é possível executar download de vários vídeos ao mesmo tempo ou acessar a página original.

Complemento para Firefox facilita o download de vídeos em FLV (Foto: Reprodução/Mozilla)Complemento para Firefox facilita o download de vídeos em FLV (Foto: Reprodução/Mozilla)




<b>Veja como instalar o Flash Player no Android</b>

2) Conversor baixado no computador

Free FLV Converter

O programa é destinado justamente ao tipo de arquivo usado por sites que ainda optam pelo Flash Player. É possível converter os vídeos para AVI, iPod, iPhone, 3GP ou PSP. Ou até mesmo o caminho inverso, transformando arquivos pessoais em FLV. Para usá-lo, basta copiar a URL do site que contém o vídeo ou animação em Flash que deseja ver, colar no campo apropriado no programa, e pronto.

Ele baixa tudo rapidamente para um formato que pode ser visualizado na maioria dos players. O serviço ainda oferece uma lista, com cerca de 500 sites, nos quais é possível importar conteúdo.

Free FVL Converter é uma das opções disponíveis para PC para baixar arquivos em Flash Player (Foto: Reprodução/Free FVL Converter) (Foto: Reprodução/Free FVL Converter)Free FVL Converter é uma das opções disponíveis para PC para baixar arquivos em Flash Player (Foto: Reprodução/Free FVL Converter)



Flash Video Downloader

Para usuários de sistema Mac OS, há uma alternativa similar e prática. O programa trabalha exclusivamente com arquivos FLV, inclusive em sites que fazem streaming de vídeos nesse formato. Portanto, é possível usá-lo para baixar vídeos e animações finalizados ou em reprodução contínua na rede.

Flash Video Downloader também oferece recurso de download em lote, que suporta até cinco vídeos simultâneos. Se estiver baixando arquivos pesados, há inclusive uma opção para programar o desligamento do computador quando tudo terminar.

Flash Video Downloader é uma das ferramentas para baixar FLV para Mac (Foto: Reprodução/Flash Video Downloader)Flash Video Downloader é uma das ferramentas para baixar FLV para Mac (Foto: Reprodução/Flash Video Downloader)


3) Conversor online

Clipconverter

Uma maneira universal de realizar download de arquivos em FLV é por meio de um serviço online. Com Clipconverter.cc, é possível colar a URL de qualquer site com conteúdo em FLV e fazer o download em diversos formatos.

Com Clipconverter, qualquer link contendo vídeos e animações pode ser baixado para o PC (Foto: Reprodução/Clipconverter)Com Clipconverter, qualquer link contendo vídeos e animações pode ser baixado para o PC (Foto: Reprodução/Clipconverter)

Se, por um lado, pode levar um pouco mais de tempo para baixar um resultado mais pesado em MP4, a conversão poupa a sua máquina, já que é realizada nos servidores do site. Veja como usá-lo:

Passo 1. Acesse Clipconverter.cc, versão web do Clipconverter (para Windows e Mac OS);

Passo 2. Cole a URL que contém um vídeo ou animação em FLV;

Cole a URL de um site que contenha um arquivo em FLV, como o YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cole a URL de um site que contenha um arquivo em FLV, como o YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha o formato de saída desejado, entre as opções "MP4", "3GP", "AVI" e "MOV";

Escolha o formato que quer baixar o vídeo ou animação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o formato que quer baixar o vídeo ou animação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Configure início e fim do download, ou deixe da forma padrão para baixar o arquivo integralmente. Ao finalizar, clique em "Download".

Em caso de vídeos, você pode até determinar um trecho específico para baixar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Em caso de vídeos, você pode até determinar um trecho específico para baixar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora já sabe como baixar vídeos e animações Flash Player de sites que ainda optam pela solução da Adobe para disponibilizar conteúdo. Por mais que o formato esteja sendo substituído aos poucos, as alternativas acima são úteis, caso encontre arquivos FLV e prefira baixar em vez de assistir online.

Qual editor de vídeo é bom e gratuito? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.  

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares