Home Theater

25/03/2014 10h45 - Atualizado em 14/04/2014 13h51

Como conectar o Home Theater no PC?

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Hoje em dia, possuir um sistema Home Theater deixou de ser privilégio dos mais ricos e se tornou opção para muitas pessoas. Criando uma atmosfera que envolve o telespectador, você pode transformar sua casa em uma cinema, até mesmo utilizando seu computador.

Abaixo ensinaremos passo a passo como conectar o seu Home Theater em seu PC e usufruir de toda a atmosfera de um cinema em sua própria casa.

Confira lista de Soundbars para aprimorar som de TVs com áudio baixo

Passo 1:  Equipamentos necessários

O Home Theater

Logicamente, você precisa de um Home Theater, conjunto basicamente constituído de um receiver, aparelho de som que realiza a conexão das caixas, e as caixas propriamente ditas.

Conecte a TV ao Home Theater para passar áudio e vídeo

Cada conjunto de caixas de som possui uma gama de frequências própria (Foto: Reprodução/Samsung)Home Theater da Samsung (Foto: Reprodução/Samsung)


Em geral, a maioria dos modelos existentes no mercado acompanha um receiver, cinco caixas de som e um subwoofer. Porém, se desejar, basa comprar separadamente um receiver e a quantas caixas quiser, sempre atento se o aparelho suporta a quantidade de caixas desejada.

O Receiver é responsável por amplificar e conectar as caixas de som no sistema  (Foto: Reprodução/Pioneer)O Receiver é responsável por amplificar e conectar as caixas de som no sistema (Foto: Reprodução/Pioneer)


Placa de som

O hardware responsável pela execução de som em seu computador é, logicamente, a placa de som. Basicamente todo PC vem com uma placa de som embutida, chamada on-board. Entretanto, na grande maioria dos casos, não será possível conectar um sistema 5.1 nessa placa.

Se esse for o seu caso, você precisará comprar uma placa de som que suporte a entrada de todas as cinco caixas e o subwoofer no computador, no caso 5.1. Existe ainda o sistema 7.1, com sete caixas e um subwoofer. Na disposição clássica do sistema 5.1, possuímos uma caixa central, duas laterais e duas traseiras, além do subwoofer, que fica no chão.

Você irá precisar comprar uma placa de som que suporte a entrada de cinco caixas de som e o subwoofer Você irá precisar comprar uma placa de som que suporte a entrada de cinco caixas de som e o subwoofer (Foto:Reprodução/alfainf)

Um detalhe importante é sempre manter o driver dela atualizado. Para isso, basta entrar no site do fabricante e procurar na seção correspondente, geralmente “Downloads” ou “Suporte”.

Passo 2 : Conexão dos componentes

HDMI

Se você possuir uma placa de vídeo com saída HDMI, e o seu receiver possuir uma entrada HDMI, basta realizar essa conexão. Após isso, vá até o “Painel de Controle”, “Hardware e Sons” e clique em “Sons”.

Agora você pode habilitar o dispositivo, geralmente com o nome “High Definition”, ou a sigla “HD”, além de editar a disposição das caixas e outros parâmetros.

No Painel de Controle, vá até Hardware e Som e depois até Sons. Habilite ai a saída HDMI correspondente ao seu dispositivo, se tiver. No "Painel de Controle", vá até "Hardware e Som" e depois até "Sons". Habilite ai a saída HDMI correspondente ao seu dispositivo, se tiver. (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Conexão Analógica

Caso deseje realizar as conexões de forma analógica, irá precisar precisar de cabos P2-RCA. O lado do P2 irá ser ligado ao computador, enquanto o RCA irá se conectar ao receiver.

Na esquerda, há a conexão P2. Já na direita está a conexão dupla RCA. Na esquerda, há a conexão P2. Já na direita está a conexão dupla RCA. (Foto: Reprodução/repel)

Agora, você precisará conectar o lado P2 no PC e os correspondentes RCA no receiver. No geral, a saída verde do PC serve para ligar as caixar frontais, a saída amarela, para ligar a caixa central e o subwoofer e a outra, geralmente cinza ou preta, para ligar as caixas trazeiras.

Interferência de aparelhos domésticos em conexão wi-fi: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Se a placa de som possuir uma saída digital, basta utilizar um cabo RCA-RCA e ligar uma ponta nessa saída e a outra na entrada digital do receiver. (Foto: Se a placa de som possuir uma saída digital, basta utilizar um cabo RCA-RCA e ligar uma ponta nessa saída e a outra na entrada digital do receiver.)Se a placa de som possuir uma saída digital, basta utilizar um cabo RCA-RCA e ligar uma ponta nessa saída e a outra na entrada digital do receiver. (Foto: Reprodução/teoaudio)


Vale lembrar que essa ordem pode mudar de acordo com a placa de som, valendo sempre ler o manual do hardware para realizar a ligação de maneira justa.

Saída Digital

Se a sua placa de áudio possuir uma saída digital, basta utilizar um cabo RCA-RCA, ligando uma ponta nessa saída e a outra na entrada digital do receiver.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares