Internet

27/03/2014 11h33 - Atualizado em 05/06/2014 15h56

Como eliminar vírus do computador e do celular com o Malwarebytes

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Muitos usuários podem pensar que seus computadores estão protegidos somente com um programa antivírus simples. Porém, é essencial contar com um software antimalware para garantir uma segunda camada de proteção à máquina, principalmente quando conectada à internet. É aí que entra o Malwarebytes, uma solução simples e eficaz de combate a trojans, spywares e outras ameaças na Internet. Aprenda como usá-lo tanto no PC com Windows quanto no seu smartphone com Android.

Como remover um vírus do Facebook; veja dicas para limpar seu perfil

Malwarebytes (Foto: Divulgação/Malwarebytes)Malwarebytes Anti-Malware funciona como complemento do anti-vírus no PC (Foto: Divulgação/Malwarebytes)


Versão para Windows

O melhor de programas antimalware como o Malwarebytes é a sua perfeita compatibilidade com softwares antivírus já instalados no computador. Portanto, ambos podem rodar ao mesmo tempo.

Passo 1. Instale o Malwarebytes Anti-Malware para Windows;

Passo 2. No primeiro acesso, o programa irá baixar o pacote de atualização mais recente para seu computador. Aguarde o término do processo para avançar;

Aguarde a primeira atualização da base de dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde a primeira atualização da base de dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no botão ‘Scan Now’ para começar a rastrear seu computador por ameaças. O programa irá varrer itens da memória, os que iniciam junto com o sistema, registro, arquivos do sistema e, ao final, realizará uma análise de tudo antes de apresentar o resultado. Dependendo do tamanho do HD da máquina, o progresso pode levar quase uma hora;

O processo pode demorar quase uma hora, dependendo do tamanho do HD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)O processo pode demorar quase uma hora, dependendo do tamanho do HD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao terminar, confira os arquivos maliciosos encontrados e execute a ação recomendada pelo Malwarebytes clicando no botão indicado. Em poucos segundos, seu PC estará livre de ameaças;

Aplique as providências (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aplique as providências (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. (Opcional) O programa oferece várias configurações úteis, entre elas a definição básica de língua e a inclusão de um item do programa no menu de contexto do Windows, útil para varrer pastas e pendrives somente clicando com o botão direito do mouse;

Malwarebytes permite criar listas de apps que podem ser desconsiderados nas varreduras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Malwarebytes permite criar listas de apps que podem ser desconsiderados nas varreduras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além disso, há como criar whitelists de programas que não devem ser rastreados pelo Malwarebytes. Por vários motivos, alguns softwares são identificados como maliciosos mesmo que você tenha certeza de que não estão infectados – só use esta função caso tenha certeza do que faz.

Versão para Android

No Android, a utilidade de programas antimalware é questionável se o usuário baixar aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, programas de proteção são essenciais para proprietários de smartphones menos experientes, que podem ser infectados ao baixar conteúdo duvidoso. 

Passo 1. Baixe o Malwarebytes para Android;

Passo 2. Ao abrir o app pela primeira vez, ative a proteção em tempo real oferecida pelo serviço;

Ative a proteção em tempo real (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative a proteção em tempo real (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, aguarde o progresso da primeira varredura. Assim como no PC, o tempo de espera é diretamente proporcional à quantidade de arquivos guardadas na memória;

Aguarde o término da primeira varredura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde o término da primeira varredura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao terminar, confira os resultados da varredura na tela e siga as orientações do aplicativo caso alguma ameaça tenha sido encontrada;

Ao final, o programa dirá se seu dispositivo está infectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ao final, o programa dirá se seu dispositivo está infectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em seguida, é recomendado realizar uma varredura de privacidade no aparelho, que lhe dirá exatamente quais aplicativos têm acesso, por exemplo, à sua localização, às suas informações pessoais, entre outros recursos do telefone;

Realize uma varredura de privacidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Realize uma varredura de privacidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Escolha uma categoria e averigue se há algum app que tem uma permissão indevida. Por exemplo, somente aplicativos de comunicação, gravação de ligações ou backup devem poder monitorar suas chamadas. Caso haja um software diferente listado nessa categoria, avalie uma possível desinstalação;

Confira se os apps pedem as permissões corretas. Caso haja algo estranho, vale se livrar deles (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confira se os apps pedem as permissões corretas. Caso haja algo estranho, vale se livrar deles (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Realizando esses passos simples, seu PC com Windows e smartphone com Android estarão mais seguros contra ataques de hackers que usam malwares para obter dados pessoais. A partir de então, seus dispositivos serão protegidos em tempo real pelo Malwarebytes.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo. 

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Silva
    2015-05-04T22:33:22

    TOP em? Mas eu tenho usado o antivirus da Psafe e tem me surpreendido pela tamanha facilidade ;)

  • José Brum
    2014-11-06T01:50:34  

    Esse eu não conheço ainda, será que é bom mesmo? Tenho usado o Psafe e não tenho o que reclamar.

    recentes

    populares

    • José Brum
      2014-11-06T01:50:34  

      psafe é muito bom mesmo, tem mts funções que quebram o maior galhoo! não conheço esse outro ai não e nunca ouvi falar..