TV

25/03/2014 13h30 - Atualizado em 25/03/2014 13h30

Como escolher o seu próximo televisor? Veja o que levar em conta

Metuzo de Macêdo Alves
por
Para o TechTudo

Com a presença de várias especificações técnicas idênticas entre os diversos modelos de televisores disponíveis no mercado, como podemos identificar um produto que realmente se sobressaia frente aos seus concorrentes ou seja, como podemos diferenciá-lo a fim de fazer a melhor escolha? Para tirar suas dúvidas o TechTudo preparou um guia que vai auxiliá-lo em sua busca para a compra da sua nova TV.

Confira lista de Soundbars para aprimorar som de TVs com áudio baixo

Smart TV LG Ultra HD de 84 polegadas: LG 84LM9600 (Foto: Divulgação)Veja quais características das TVs e Smart TVs são importantes para você (Foto: Divulgação/LG)


Conectividade com redes sem fio, possibilidade de navegação na Internet, plataformas cada vez mais interativas e recheadas de aplicativos, altas taxas de atualização de quadros por segundo estes são alguns dos principais destaques dos fabricantes para seus televisores e atualmente podemos verificar que a oferta destes “benefícios” tem migrado para uma quase padronização entre as diferentes marcas.

Nossa primeira dica é que um televisor não deve ser escolhido apenas por um fator isolado como preço, design, marca ou especificações técnicas, isto porque nenhum destes fatores sozinho é capaz de garantir um bom produto, a forma de funcionamento de cada atributo técnico é tão importante quanto as suas especificações, vejamos abaixo como alguns elementos encontrados em qualquer televisor podem diferir tanto entre si.

Conectores HDMI

Existem 5 gerações da interface HDMI. A versão 1.4 que é a mais recente delas ainda não está presente em todos os televisores e possui recursos interessantes como o canal de retorno de áudio (ARC) que conectado a um home theater compatível por exemplo, possibilita o envio e recebimento de sinais de áudio por um único cabo HDMI, o padrão 1.4 ainda suporta sinais 3D, canal de rede e resoluções de vídeo 4K desde que os demais componentes do televisor também sejam compatíveis além do mais, através do protocolo MHL também é possível visualizar conteúdos de seu tablet ou smartphone compatíveis com esta funcionalidade.

MHL e ARCModelos contam com versões distintas de entradas HDMI (Foto: Reprodução/Metuzo Alves)

Conectores USB

Esta característica também deve ser levada em conta pois, difere bastante entre os produtos. Não basta apenas o televisor possuir um conector USB que ele será perfeitamente compatível com seus arquivos e dispositivos, Procure conhecer quais formatos de arquivos, capacidade de armazenamento do dispositivo e até mesmo a quantidade de arquivos e pastas serão suportados.

Conectividade Wi-Fi

Samsung diz que sua TV é a Smart TV do futuro (Foto: Divulgação)Modelos de Smart TVs contam com conexão Wi-Fi, mas precisam de adaptador vendido separadamente (Foto: Divulgação/Samsung)


Alguns fabricantes lançaram produtos com o selo “Wi-Fi Ready”, neste caso o produto apenas é compatível com um adaptador vendido separadamente e que nem sempre é encontrado facilmente. Dê preferência aos produtos que possuem adaptadores integrados e que são compatíveis com os protocolos Miracast e Wi-Fi Direct, estes permitem a visualização de conteúdos de seu tablet ou smartphone compatíveis diretamente no televisor e vice-versa.

Tipos e especificações de painéis

É importante saber que um bom painel deve apresentar não apenas alta quantidade de pixels, embora os fabricantes apelem para vender as resoluções Full HD e recentemente a Ultra HD (4K).

Alguns tipos de painéis LCD, possuem menor espaçamento entre os pixels, o que aumenta o “volume” de informações exibidas em tela, outros suportam maior quantidade de cores, ou permitem imagens mais contrastadas, brilhantes e coloridas mesmo quando visualizados em ângulos mais abertos e por fim, deve-se observar o revestimento empregado que pode aumentar ou diminuir reflexos indesejados na tela.

Tipos de painéis de LEDs

Ao contrário do que muita gente pensa, a imagem dos chamados “televisores de LED” não são mostradas diretamente por estas minúsculas, porém eficientes “lâmpadas” e sim por painéis de LCD, a função dos LEDs é emitir o brilho que o painel de LCD precisa para formar as imagens que assistimos.

Principais tecnologias dos painéis de LEDPrincipais tecnologias dos painéis de LED (Foto: Reprodução/LG)

Há várias nomenclaturas no mercado como LED Edge, LED Plus, Direct LED, entre outros. Cada uma delas, funciona de maneira bem diferente uma da outra e podem interferir muito no consumo de energia elétrica, níveis de preto, contraste e fidelidade das cores. É importante buscar por painéis capazes de controlar cada LED individualmente ou no mínimo por pequenas zonas pois neste caso, o televisor é capaz de acender ou apagar diferentes LEDs simultaneamente conforme as características da imagem exibida.

Plataformas inteligentes (SMART TV)

Facilidade de uso, quantidade e qualidade dos aplicativos disponíveis na língua portuguesa e possuir ou não navegador de Internet dedicado são os fatores mais relevantes, não adianta o televisor ter um ótimo processador se sua interface for pesada demais e exigir muita memória e poder de processamento ainda maior!

Qual o melhor modelo de TV para jogos? Comente no Fórum.

Pronto! Agora é só você pesquisar quais funções e tecnologias mais lhe agradam e que o seu bolso não sofra tanto.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares