Sistemas Operacionais

18/03/2014 14h40 - Atualizado em 29/04/2016 17h26

Como instalar o Windows 8.1 via USB com um pendrive instalador offline

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Nem todos os usuários têm um leitor de disco (CD/DVD) em seus computadores ou mesmo o Windows 8 em mídia física. Por isso, na hora de instalar o sistema operacional é preciso usar outras opções de inicialização, como um pendrive, por exemplo. Se este é o seu caso, aprenda neste tutorial a criar um pendrive de instalação do Windows 8.1, a partir da imagem ISO do instalador do sistema da Microsoft, via USB.

Fim do suporte ao Windows XP: saiba como migrar para o novo Windows 8

Crie um pen drive do instalador do Windows 8.1 e instale-o em qualquer PC (Foto: Reprodução/Montagem/Edivaldo Brito)Crie um pen drive do instalador do Windows 8.1 e instale-o em qualquer PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Formatando o pendrive

Antes de tudo, é importante garantir que o pendrive esteja formatado, para que ele seja reconhecido corretamente no processo. Você precisará de um pendrive de no mínimo 4 GB, para poder armazenar os arquivos de instalação do Windows 8.1. Com ele em mãos, faça o seguinte:

Passo 1. Plugue o pendrive na entrada USB do computador;

Passo 2. Abra o Explorer e clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que corresponde ao pendrive. No menu que aparece, clique na opção “Formatar”;

Selecionando a opção de formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção de formatação no pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de formatação, coloque a opção “Sistema de arquivos” como “FAT32″. Depois disso, clique no botão “Iniciar” da janela e aguarde o processo ser finalizado;

Ajustando os parâmetros e iniciando a formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando os parâmetros e iniciando a formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Gravando a imagem de instalação no pendrive

Agora que o pendrive já está formatado, é hora de gravar o instalador do Windows 8.1 nele. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Para fazer esse procedimento será preciso ter a imagem ISO do Windows 8.1, que pode ser baixada no TechTudo Downloads;

Baixando a imagem ISO do Windows 8.1 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando a imagem ISO do Windows 8.1 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Para gravar a imagem será preciso baixar o Windows 7 USB/DVD Download Tool no TechTudo Downloads. Depois de baixado, instale o programa e execute-o;

Baixando o Windows 7 USB/DVD Donwload Tool no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Windows 7 USB/DVD no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela inicial do programa, clique no botão “Browse” para procurar a imagem ISO;

Clicando em Browse para procurar a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Browse" para procurar a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela que aparece, vá para a pasta na qual está a imagem ISO, salva anteriormente, e selecione-a. Em seguida, clique no botão “Abrir”;

Selecionando a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. De volta a tela inicial do programa, clique no botão “Next” para continuar o processo;

Clicando em Next para continuar o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Next" para continuar o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela seguinte, clique no botão “USB Device” para selecionar qual pendrive será usado;

Clicando em USB Device para selecionar o pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "USB Device" para selecionar o pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Selecione o pendrive que será usado na gravação e depois, clique no botão “Begin copying” para começar o processo;

Selecionando o pendrive para ser gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o pendrive para ser gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Aguarde até que o processo de gravação esteja concluído;

Gravação finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gravação do ISO para o pendrive finalizada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Agora quando quiser instalar o Windows 8.1, basta pegar o pendrive e iniciar o computador usando ele. Depois, é só seguir as instruções do instalador e validar o sistema com a Microsoft.

Qual é o melhor: Windows 7 ou 8? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Melo
    2014-03-20T19:02:54

    Fiz a atualização pela internet, funcionou muito bem, quanto a essa matéria o link para download do windows 8.1 não está funcionando. Procurei no site da Microsoft e não consegui encontrar o ISO. Alguém sabe onde encontrar o ISO original???? O Windows 8.1 tem algumas melhorias que justificam a atualização, principalmente para quem usa o OneDrive. Boa matéria, mas precisam corrigir o link.

  • Gabriel Lima
    2016-07-28T18:46:27  

    e nao vai precisar de nenhuma chave nem nada?

    recentes

    populares

    • Gabriel Lima
      2016-07-28T18:46:27  

      gabriel lima quando for fazer a instalação do windows vai pedir a chave do produto pode ter certeza

  • Debora Comitre
    2014-03-18T16:44:29  

    A ultima vez que tentei realizar a atualização do Wind.8 para Wind. 8,1, minha máquina foi parar na Samsung.... mais de 30 dia para conseguir o Notebook.....talvez este método seja mais eficaz em que o site ensina, mas estou muito bem com o 8..... vai a dica pessoal..... não se aventure...

    recentes

    populares

    • Debora Comitre
      2014-03-18T16:44:29  

      bha debora nem me fale isso de se aventurar fiz essa bobagem de tentar fazer em casa e me ralei

  • Denis Santiago
    2014-03-20T10:12:16  

    Mesmo seguindo esse passo a passo aí eu não tenho coragem de me aventurar, estou muito satisfeito com meu notebook rodando o windows 7 home premium não trava de jeito nenhum e faço tudo o que me der na cabeça.

    recentes

    populares

    • Denis Santiago
      2014-03-20T10:12:16  

      Pior sistema operacional amigo, mas fique um tempo com ele, assim, quando você trocar, você verá que seu computador poderá ser ainda mais útil.Abraço!!

    recentes

    populares

    • Denis Santiago
      2014-03-20T10:12:16  

      Win7 é bom mas depois que experimentar o 8.1 vai ficar pensando porque resistiu tanto tempo. Comigo foi assim.

  • Cristiano
    2016-05-29T22:57:27

    Funcionou perfeitamente. Obrigado.

  • Malveira Emerson
    2016-05-14T13:41:12

    Muito bom! Parabéns!!