Notebook

24/03/2014 17h02 - Atualizado em 24/03/2014 17h02

Como recuperar seu notebook Asus para os padrões de fábrica

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você tem um notebook Asus e está tendo dificuldades com o Windows 8 instalado nele, uma boa saída é restaurar o aparelho para o estado em que estava quando saiu da fábrica. Mas se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe, acompanhe este tutorial do TechTudo e descubra.

Fim do suporte ao Windows XP: saiba como migrar para o novo Windows 8

Windows sendo restaurado para as configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Windows sendo restaurado para as configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Atenção! O procedimento a seguir poderá apagar todos os seus arquivos, por isso, faça uma cópia de segurança e siga o por sua própria conta e risco.

Acessando o recurso de recuperação na inicialização

Para colocar seu notebook Asus com padrões de fábrica, faça o seguinte:

Passo 1. Ligue o notebook. Logo no inicio, pressione a tecla F9 durante a tela de boot. Caso não consiga o acesso, pressione repetidamente a tecla F9, durante o boot;

Passo 2. Na tela que aparece, clique na opção “Solução de problemas”;

Selecionando a opção Solução de problemas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Solução de problemas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela seguinte, selecione e entre na opção “Restaurar o PC”;

Selecionando o item Restaurar o PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o item "Restaurar o PC" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando o recurso de recuperação a partir do Windows 8/8.1

Caso seu notebook esteja usando o Windows 8, o primeiro passo do procedimento acima pode não funcionar, devido ao UEFI. Nesse caso, será preciso acessar o recurso de recuperação a partir do Windows 8. Para isso, faça o seguinte.

Passo 1. Na tela Iniciar do Windows 8, pressione as teclas Windows + f simultaneamente, ou aponte o mouse para o canto superior direito da tela e quando a barra lateral aparecer, clique na opção “Pesquisar”;

Passo 2. No campo de busca, digite “recuper” (sem as aspas) e aguarde o resultado. Quando aparecer, clique na opção “Opções de recuperação”;

Acessando as Opções de recuperação do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as "Opções de recuperação" do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para selecionar a opção “Remover tudo e reinstalar o Windows”, clique no botão “Introdução” que fica abaixo da descrição do recurso;

Selecionando a opção Remover tudo e reinstalar o Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Remover tudo e reinstalar o Windows" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Configurando a recuperação

Independente do processo usado as perguntas a seguir são praticamente as mesmas. Portando, siga esses passos:

Passo 1. Será exibida a tela do assistente, que informará tudo que será feito no processo. Clique no botão “Avançar”, para continuar;

Assistente explicando o que será feito durante a restauração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Assistente explicando o que será feito durante a restauração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se seu Notebook tem mais de uma partição (Drive), você será questionado se deseja apagar os arquivos de todas apenas de onde está instalado o Windows ou de todas as unidades. Escolha a que lhe for mais conveniente ou se não souber, apenas clique em “Apenas a unidade em que o Windows está instalado”;

Selecionando quais partições terão seus arquivos apagados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando quais partições terão seus arquivos apagados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na próxima tela escolha se quer apagar realmente todos os arquivos ou apenas os seus. Se você escolher “Apenas remover meus arquivos”, o processo terminará mais rápido, porém, a unidade não será apagada com total segurança, deixando a possibilidade de possíveis falhas serem mantidas mesmo após a finalização do processo. Se você escolher “Limpar a unidade”, o processo levará mais tempo para ser concluído, porém, mas realmente deixará o notebook como veio da fábrica, além de ser um processo bem mais seguro;

Selecionando quais arquivos serão apagados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando quais arquivos serão apagados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se seu notebook estiver usando a bateria, você será alertado disso. Para continuar o processo, conecte o notebook em uma tomada;

Assistente alertando que não o processo não pode ser feito usando bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Assistente alertando que não o processo não pode ser feito usando bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na última tela do processo, será exibido um resumo e outras informações importantes. Para iniciar o processo, clique no botão “Redefinir”;

Iniciando o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Agora é só deixar o notebook ser reiniciado automaticamente e iniciar a recuperação. Aguarde o andamento do processo e após o processo ser concluído, caso seja necessário, siga as instruções da tela de configurações.

Windows sendo restaurado para as configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Windows sendo restaurado para as configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Seu sistema está de volta ap estado em que estava quando saiu da fábrica. Agora você já pode começar a usá-lo tranquilamente. Aproveite e dê uma olhada nos diversos tutoriais e dicas que o TechTudo preparou para ajudá-lo no uso do sistema.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Deixe sua opinião no Fórum.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Veloso
    2017-04-04T21:25:41

    oi, fiz todo procedimento corretamento só que na hora de instalar meu windows está aparecendo a seguinte mensagem. "não é possível instalar o windows nesse computador para que a instação seja completada reinicie o computador". só que eu reinicio e aparece a mesma mensagem, alguém pode me ajudar?

  • Nathanael Carvalho
    2014-03-24T22:06:48  

    Preciso de ajuda: Tenho um notebook Asus e quando tento restaurar ele diz que a unidade de restauração não foi encontrada. O mais engraçado de tudo é que esta não é a primeira vez que tento restaurar, já fiz isso outras vezes e isso nunca aconteceu, porém nesta última deu erro problema. Se souberam como arrumar isso, não fiz nada de diferente no notebook. Li que isso pode ter relação com partições GPT, mas eu nunca ouvi falar disso e não sei do que se trata. Bem se alguém puder ajudar fico grato Até.

    recentes

    populares

    • Nathanael Carvalho
      2014-03-24T22:06:48  

      Tive o mesmo problema com um notebook porem da DELL,tive que fazer todo processo com uma mídia do windows 8, o bom é que não perdi nada. visite meu blog Operação Digital.

    recentes

    populares

    • Nathanael Carvalho
      2014-03-24T22:06:48  

      Ola Bom dia, meu notebook Asus x555L depois da ultima atualização do windows 10, eu coloco a senha para iniciar, só que ele volta para a tela da senha de novo, e não consigo acessar essa tela de recuperação, ja apertei F3,F4,F8,F9,F11 e nada, alguém me ajuda por favor, preciso muito do meu note.

  • Matheus Linto
    2016-03-31T19:59:29  

    No passo 2 eu cliquei em "sair e continuar no windowns 10" tem alguma solução pois o notbook não inicializa mais... Ele aparece o logo da asus e desliga e depois volta a ligar sozino e fica nesse processo

    recentes

    populares

    • Matheus Linto
      2016-03-31T19:59:29  

      cara exatamente o problema q esta dando no meu, vc conseguiu corrigir isso?

    recentes

    populares

    • Matheus Linto
      2016-03-31T19:59:29  

      Está acontecendo o mesmo problema com o meu. Vocês resolveram?

  • Carmen Souza
    2016-06-17T14:59:30

    muitíssimo obrigada! vc ensinou o que o técnico asus brasil não teve a consideração de ensinar e deveria enviar o pc para são paulo. etc

  • Felipe Belizario
    2015-06-24T12:54:50

    to fazendo a restauração, e ta demorando bastante e a bateria ta cheia já, posso tirar ele do carregador ?