Computadores

16/03/2014 07h01 - Atualizado em 16/03/2014 07h01

Como saber a compatibilidade das peças do computador

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Conhecer as informações dos componentes do computador é essencial para descobrir se seu PC possui os requisitos mínimos para jogos e aplicativos, mas, principalmente, para saber se não haverá incompatibilidades de hardware com novas peças. Descubra nesse tuorial do TechTudo como acessar as informações sobre cada componente instalado no seu computador.

Como fazer upgrade das configurações do PC? Confira dicas

Saber a copatibilidade das peças do computador evita muitas dores de cabeça (Foto: Divulgação / Compaq)Saber a copatibilidade das peças do computador evita muitas dores de cabeça (Foto: Divulgação)


Uma vez que cada parte do sistema é identificada, o usuário precisará consultar no site do fabricante quais os componentes que são compatíveis, evitando assim dores de cabeça com drives e placas que não funcionam.

Passo 1. Acesse o navegador de pastas e arquivos Windows Explorer e clique na opção “Computador”, na coluna direita do aplicativo. Algumas breves informações sobre o sistema e cada um de seus discos rígidos serão exibidas na barra inferior do programa, sendo possível saber mais sobre cada disco clicando neles com o botão direito do mouse e selecionando o campo “Propriedades” ;

Clique em Computador no Windows Explorer e selecione a alternativa propriedades para ver mais informações sobre seus discos rígidos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O campo "Propriedades" permite ver mais informações sobre o disco rígido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Realizando esse procedimento, é possível verificar com mais detalhes o espaço do disco rígido e características sobre a marca e o modelo nas abas “Geral” e “Hardware”, respectivamente;

Verifique o consumo de dados do HD e a sua marca e modelo nas abas assinaladas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Nas abas "Geral" e "Hardware" é possível conferir a marca e o consumo de dados do HD (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Para identificar a memória, o processador e a placa de vídeo de seu computador, clique no botão iniciar do Windows e acesse a opção “Painel de Controle”;

Descubra mais sobre seu sistema acessando o Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No "Painel de Controle" estão os dados sobre memória, processador e placa de vídeo do PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Será aberta uma janela com diversas opções para verificar e configurar funções e dispositivos conectados ao seu computador. No entanto, somente as opções “Sistema” e “Vídeo” serão necessárias para identificar as peças importantes de seu hardware;

Selecione uma das opções em destaque (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)"Sistema" e "Vídeo" são os itens de verificação mais importantes do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Clicando em “Sistema” será possível identificar o processador de seu PC e a memória RAM. Esta opção também apresenta dados sobre o tipo de sistema operacional e o nome do computador;

Na janela aberta com a opção Sistema é possível identificar o processador e a memória RAM (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com a opção "Sistema" é possível identificar o processador e a memória RAM (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. A opção “Vídeo” do “Painel de Controle” acessará uma janela onde é preciso clicar no comando “Alterar Configurações de Vídeo” para ter acesso a informações detalhadas sobre sua placa de vídeo;

Já em Vídeo, é preciso selecionar a opção “Alterar Configurações de Vídeo” para poder identificar a placa de vídeo de seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A opção “Alterar Configurações de Vídeo” permite identificar a placa de vídeo de seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Clicando na alternativa “Configurações Avançadas”, será possível visualizar todos os detalhes sobre a placa de vídeo instalada em seu computador;

Aperte no comando indicado para exibir as propriedades da placa de vídeo de seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em "configurações avançadas", é possível ver todas as propriedades da placa de vídeo do seu PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Caso você tenha o Microsoft DirectX instalado em seu PC, vá até a barra de endereços do Windows Explorer e escreva “dxdiag”, sem as aspas, para executar um rápido diagnostico da sua coleção de APIs;

Digite dxdiag na barra de endereços do Windows Explorer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Digite "dxdiag" e acesse diagnósticos sobre sua coleção de APIs (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. A janela de diagnóstico do Directx será aberta, exibindo diversas informações sobre periféricos e componentes do computador, entre elas a identificação da memória, do processador e da placa de vídeo;

Visualize os dados sobre periféricos e componentes instalados em seu PC nas abas da janela ou na opção Próxima página (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com a janela do DirectX aberta, serão exibidas diversas informações sobre componentes do PC (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. Para identificar a placa-mãe de seu PC, é preciso utilizar softwares como o Intel Desktop Utilites, GPU-Z ou AIDA64 Extreme, desenvolvidos especificamente para identificar os componente instalados em seu computador e monitorar suas atividades.

Utilize softwares como o Intel Desktop Utilites, GPU-Z e AIDA64 Extreme para identificar a placa-mãe de seu desktop (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize softwares como o Intel Desktop Utilites, GPU-Z e AIDA64 Extreme para identificar a placa-mãe de seu desktop (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como montar um PC sem estrangular nenhum dos componentes? Comente em nosso Fórum 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares