Impressora

19/03/2014 07h30 - Atualizado em 19/03/2014 11h37

Descubra o que faz a impressora queimar o cartucho e saiba como evitar

 Wallace Moté
por
Para o TechTudo

Uma ação muito comum acontece ao tentar imprimir algo e o cartucho da impressora apresenta algum problema. O que causa esta queima do cartucho e o que fazer para evitá-la? Confira as seguintes dicas e não fique mais na mão na hora de imprimir:

O que fazer quando a impressora está imprimindo em cores erradas?

cartuchoA fita metálica do cartucho pode queimar facilmente (Foto: Reprodução/Wallace Moté)













1 -Falta de tinta

A principal causa de queima de cartuchos é a falta de tinta. O cartucho possui uma tira com um circuito elétrico que é responsável pela comunicação entre ele e a impressora, ela é aquecida na comunicação e a tinta é a responsável por resfriá-la. Pense em algo como o chuveiro elétrico: a resistência é a responsável por esquentar a água e a água, por resfriar a resistência. Caso o nível de água permaneça baixo demais por muito tempo, a resistência irá esquentar demais e se partir.

Um exemplo prático de como isso ocorre: O cartucho preto acabou ou está com pouca tinta, mas o colorido ainda está cheio. Se você continuar mantendo o cartucho preto na impressora enquanto usa o colorido, poderá ocasionar a queima do preto, pois ambos estão ligados na mesma placa, e só o colorido será resfriado pela tinta.

2 - Oscilação da energia

Outra causa muito comum da queima de cartuchos é a oscilação da energia fornecida. Picos de luz são muito prejudiciais a diversos eletrônicos, mas ainda mais prejudiciais aos cartuchos, pois pode causar um choque térmico no circuito, danificando-o.

3 - Vida útil do cartucho

A vida útil dos cartuchos também deve ser levada em conta, tendo em vista que eles não duram para sempre e que muitos deles não foram feitos para serem recarregados. Em média a vida útil de um cartucho é de cinco recargas.

Qual impressora tem melhor custo benefício? Descubra no Fórum do TechTudo.  

4 - Cartucho úmido

Outra causa comum para queima de cartucho pode ser que quando o cartucho foi mandado para ser recarregado, a pessoa o tenha deixado úmido, o que pode provocar a queima do circuito, quando a impressora é ligada, pois ela testa os cartuchos enviando um estímulo elétrico para liberar um pouco de tinta e, caso ele ainda esteja úmido quando isso ocorrer, pode queimar.

 




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Izaque Bastos
    2017-08-11T15:26:24

    Estava com dúvidas... Vou encher de tinta agora e ver no que dá kkk

  • Marcio Maria
    2014-03-19T09:29:19  

    Gostei da matéria. Ótima!

    recentes

    populares

    • Marcio Maria
      2014-03-19T09:29:19  

      Obrigado amigo, espero sempre poder ajudar!

    recentes

    populares

    • Marcio Maria
      2014-03-19T09:29:19  

      por nada, qualquer duvida é so perguntar

  • Pedro Neto
    2014-03-19T08:24:20  

    Boa matéria, me tirou algumas dúvidas.

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2014-03-19T08:24:20  

      Obrigado amigo, espero poder ajudar cada vez mais!