Internet

31/03/2014 11h46 - Atualizado em 01/04/2014 11h31

Dez dicas para você usar melhor o seu Gmail

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

O Gmail, serviço de e-mail do Google, pode fazer mais do que apenas enviar e receber mensagens eletrônicas. Existem atalhos, opções personalizáveis e ferramentas capazes de melhorar a experiência do usuário e tornar o serviço ainda mais útil. Confira as dicas e descubra como otimizar a sua conta.

Como usar os recursos experimentais do Gmail

Gmail (Foto: Reprodução)Gmail (Foto: Divulgação/Google)



1) Atalhos no teclado

Para usar o teclado como atalho e realizar atividades rapidamente, acesse “Configurações” e selecione, na aba “Geral”, a opção “Ativar atalhos do teclado”. Por último, salve a alteração no fim da página.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)
Ativação dos do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Ativação dos do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)


Veja abaixo a lista com os principais atalhos do teclado do Gmail

C – escrever uma nova mensagem;
Shift + C – escrever nova mensagem em uma nova janela;
R – responder a mensagem;
A – responder a mensagem para todos os que a receberam;
F – encaminhar o e-mail para outras pessoas;
Tab seguido de Enter – enviar a mensagem;
Z – desfazer a ação que acaba de ser concluída;
E – arquivar o e-mail;
S – salvar a mensagem com uma estrela;
! – marcar o e-mail como spam;

Como fazer um e-mail com o domínio próprio? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.

J – mover o cursor para a mensagem anterior. Pressionar Enter abre o e-mail em questão;
K– mover o cursor para a próxima mensagem. Pressionar Enter abre o e-mail em questão;
U – retornar para a página inicial (Inbox), com todos os e-mails que você recebeu;
Y seguido de O – arquivar mensagem e ir para e-mail seguinte;
G seguido de S – ir para lista de e-mails marcados com estrela;
Gseguido de C – ir para agenda com todos os contatos registrados no Gmail;

2) Cancelar o envio de e-mails

Poucos sabem, mas é possível cancelar a entrega de e-mails enviados no Gmail. A ferramenta deve ser acionada poucos segundos depois do usuário ter enviado a mensagem. Nas configurações, selecione a aba “Labs”, ative a aplicação e salve a alteração no fim da página para confirmá-la.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)
Ativação da ferramenta que cancela o envio de e-mails no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Ativação da ferramenta que cancela o envio de e-mails no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)
Opção de cancelar o envio de um e-mail no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Opção de cancelar o envio de um e-mail no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

3) Busca apenas por e-mails com anexos

A procura por uma mensagem com um arquivo anexado fica mais rápida se o Gmail mostrasse apenas os e-mails com anexos. Para tal, digite na caixa de pesquisa o termo “has:attachment” para busca filtrada.

Busca por e-mails com anexo no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Busca por e-mails com anexo no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

4) Modelos de Respostas 

Se você envia o mesmo e-mail várias vezes, pode configurar algumas respostas padronizadas. Em configurações, vá para a seção “Labs”,  ative a opção “Respostas predeterminadas” e salve.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)
Ativação de respostas predeterminadas no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Ativação de respostas predeterminadas no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Ao compor um novo e-mail, aparecerá no canto inferior direito da caixa de mensagem uma pequena seta (ao lado do símbolo de reciclagem). Clique nela e uma lista surgirá com o título “Respostas predeterminadas”, onde é possível criar qualquer mensagem padronizada.

Criação de resposta predeterminada no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Criação de resposta predeterminada no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

5) Carregamento rápido no modo básico

Quando o serviço estiver demorando para carregar, mude para o modo básico. Ao acrescentar “/? Ui = html” no fim da URL (ficando assim: https://mail.google.com/?ui=html), o Gmail carregará a versão sem Java Script.  As mensagens aparecerão mais rapidamente, sem os recursos mais modernos.

Criação de resposta predeterminada no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Modo de exibição em HTML básico do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

6) Ponto e sinal de adição não importam

Como o Gmail não reconhece ponto e sinal de adição, você pode usá-los para criar filtros específicos. Se você colocar um sinal de mais após o seu endereço de e-mail, ele não afeta em nada (por exemplo, se o seu nome de usuário é minhaconta@gmail.com, seria o mesmo que minhaconta+techtudo@gmail.com; o mesmo vale para pontos: usar my.account@gmail.com é o mesmo que myaccount@gmail.com).

Isso pode ajudar a monitorar o alcance de cada endereço eletrônico com a criação de um filtro para os e-mails usando os caracteres especiais.

Ponto e sinal de adição não influenciam o endereço de e-mail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Ponto e sinal de adição não influenciam o endereço de e-mail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

7) Guias na caixa de entrada

Escolha as guias que deseja aplicar no seu Gmail ao clicar na engrenagem e selecionar “Configurações da caixa de entrada”.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

As mensagens da caixa de entrada podem ser separadas pelas guias Principais (conversas e mensagens entre pessoas), Social (mensagens de redes sociais, sites de compartilhamento de mídia, serviços de namoro online e outros sites sociais) e Promoções (promoções, ofertas e outros e-mails de marketing).

Guias na caixa de entrada do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Guias na caixa de entrada do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

As guias secundárias são Atualizações (atualizações pessoais geradas automaticamente, incluindo confirmações, recibos, contas e extratos) e Fóruns (mensagens de grupos online, fóruns e listas de discussão).

8) Ícone de mensagem não lida

O contador de e-mails não lidos exibe este número na guia do navegador, abaixo do ícone do serviço. Para ativá-lo, vá até a engrenagem, clique em Configurações, vá até Labs e em Ícone de mensagem não lida, depois salve a alteração no fim da página.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Com a ferramenta ativa, se você tem várias abas abertas no seu navegador e quer saber quantos e-mails há na caixa de entrada, sem a necessidade de clicar na página, basta dar uma olhada no ícone presente na guia do navegador.

Ícone com o número de mensagens não lidas no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Ícone com o número de mensagens não lidas no Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

9) Estrelas

As estrelas servem para marcar uma mensagem como importante. O Gmail disponibiliza diferentes cores de estrelas e outros símbolos para diferenciar os e-mails. Na engrenagem, selecione “Configurações” e, na aba “Geral”, ative as estrelas e símbolos que deseja usar. Salve a alteração no fim da página.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Nos e-mails, clique mais de uma vez na forma de estrela para alterar as opções dos símbolos.

Estrelas do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Estrelas do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

10) Temas de plano de fundo

Se você estiver cansado do plano de fundo tradicional do seu Gmail e quiser alterá-lo para belas imagens, selecione “Temas” na engrenagem e escolha uma das opções disponíveis.

Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Configurações do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Você também pode fazer o upload de uma imagem armazenada no computador ou no serviço “Minhas Fotos”, do Google, e a partir de uma URL. Para tal, clique em uma das opções de “Temas personalizados” na janela de temas e faça o upload.

Seleção de temas para o plano de fundo do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Seleção de temas para o plano de fundo do Gmail (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Oliveira
    2017-08-07T12:22:37

    Gostei.