Internet

31/03/2014 09h20 - Atualizado em 31/03/2014 11h48

Dia Mundial do Backup: veja dicas e aplicativos para salvar arquivos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Dia Mundial do Backup, celebrado no dia 31 de março, foi criado em 2011 para alertar os usuários sobre a importância de manter cópias dos seus arquivos. Muitas vezes, o processo é ignorado por pessoas e empresas, que acabam perdendo seus dados por completo sem chance de recuperá-los.

Imposto de Renda 2014 é alvo de e-mails falsos e ataques de hackers

Com uma campanha bem-humorada, a iniciativa “Não caia no 1º de Abril. Salve seus dados. Faça restaurações” tenta mudar o comportamento do usuário. Segundo levantamento de 2013 da empresa de segurança ESET, 77% dos internautas da América Latina já perderam dados por falta de backup.

Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)


A situação é pior nas empresas: a mesma pesquisa aponta que 93% das que perdem informações deixam de existir em até dois anos. Entre as pequenas e médias empresas brasileiras, 44% não fazem backup de e-mails, um índice inferior ao mundial, de 50%. Entretanto, podemos reduzir ainda mais.

Kit: Programas para recuperar arquivos no Windows

O gerente comercial de Data Center da ISH Tecnologia, Luiz Carlos Silva, em comentário sobre a pesquisa, recomenda que o usuário avalie os dados que precisam de cópia em sua máquina. “Quando é necessário salvar a maior parte dos dados, como no caso de empresas, o recomendado é ter um software ou contratar um serviço que faça o backup de forma periódica e automatizada", explica. 

Data pretende conscientiza usuários sobre a importância do backup (foto: Reprodução/Word Backup Day) (Foto: Data pretende conscientiza usuários sobre a importância do backup (foto: Reprodução/Word Backup Day))Data pretende conscientiza usuários sobre a importância do backup (foto: Reprodução/Word Backup Day)


"No caso de backup de dados pessoais, em menor quantidade, o usuário deve se preocupar em armazenar as informações em um equipamento que não fique junto com os dados originais, já que em caso de perda ou roubo ambos serão perdidos”, completa.

Segundo dados divulgados pela organização do "World Backup Day", 30% das pessoas em todo o mundo nunca fizeram backups, 29% dos desastres com perdas de dados são acidentes, 113 telefones são perdidos ou roubados a cada minuto e um em cada 10 computadores infectados com vírus a cada mês. Motivos suficientes para entrar na campanha e fazer o backup de dados dos seus aparelhos móveis e computadores de casa e do trabalho.

Quer saber como sincronizar arquivos no Dropbox? Descubra no Fórum TechTudo!

Uma dica é armazenar as cópias de segurança em dispositivos diferentes, como pen drive, HD externo ou mesmo na nuvem, o que garante que elas não sejam perdidas em caso de roubo. Além disso, é recomendável atualizar o backup com frequência.

Além de ter uma cópia dos dados, é necessário confirmar se eles não estão corrompidos, o que é muitas vezes negligenciado pelos usuários. Fazer testes periódicos para verificar a integridade dos dados gravados em mídia física ou em um serviço de armazenamento virtual ajuda a ter certeza de os dados podem ser utilizados para recuperar informações que foram perdidas em algum incidente.

Veja a lista de programas para fazer backup no PC e no celular

1) Programas para gravar DVD ou Blu-ray no Windows

Uma das formas mais simples de fazer um backup é com mídia física, gravando um DVD ou Blu-ray com os dados a serem guardados. Confira esta lista com os melhores programas de gravação.

2) SMS Backup

Este aplicativo simples para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Ele também faz cópias dos registros de ligações no smartphone para que não se percam as informações do seu aparelho.

3) Backup e-mail

Usuários de Mac podem usar o aplicativo para fazer cópias de e-mails e de apps como o Apple Mail e o Mozilla Thunderbird. Permite escolher o local onde as mensagens serão salvas e agendar tarefas.

4) Backup de dados de serviços do Google

O Google possui uma ferramenta que permite que os usuários façam cópias de todas as informações existentes em seus serviços. Este tutorial está focado no Orkut, mas também funciona em outros serviços como Gmail, Calendário, Buzz, Google+, Google Drive e tantos outros serviços online.

5) Outlook Express Backup Wizard e Easy Backup for Outlook Express

Estes aplicativos permitem que os usuários criem cópias de todos os dados do Outlook Express, como e-mails, anexos, identidades, livro de endereços, regras de mensagem, lista de remetentes bloqueados, contas e assinaturas. Além de criar backups, facilitam mover dados de um PC para outro.

6) Backup do HD externo

Um HD externo é uma forma prática de transportar dados entre dois dispositivos, mas também é importante ter uma cópia dos dados armazenados nele em caso de emergência. Este tutorial ensina como fazer para criar um backup em um destes periféricos de armazenamento de dados.

8) EZ Backup Photoshop

Esta ferramenta permite que o usuário faça cópias de arquivos importantes do Adobe Photoshop e os armazene em drives locais, removíveis ou em rede, criando um arquivo auto-restaurável.

Caso precise de mais opções de aplicativos e programas, consulte a lista de softwares do TechTudo.

A data é um evento mundial, criado por usuários de Internet. Participantes do Reddit organizaram o “Dia Mundial do Backup” e escolheram o 31 de março. Para saber mais, visite o site worldbackupday.com.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares