Redes sociais

02/03/2014 17h16 - Atualizado em 02/03/2014 17h16

Facebook Camera ou Instagram? Veja qual é o melhor app de fotos

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Mesmo após ter comprado o Instagram, o Facebook lançou um aplicativo similar, o Facebook Camera, em 2012. Saiba as principais diferenças e semelhanças entre os aplicativos e veja qual é o melhor.

Análise por país mostra que selfies de brasileiros são mais felizes

Facebook Camera x Instagram. Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Facebook Camera x Instagram. Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)


Interface – Facebook Camera

O Instagram possui uma interface simples, assim como o Camera. Porém, o aplicativo desenvolvido pelo Facebook tem o layout mais bonito (bem semelhante ao do Facebook) e permite que o usuário confira de uma vez mais de uma foto dos seus amigos na rede social e em tamanho real, ao contrário do primeiro que exibe apenas as imagens na ordem cronológica que foram postadas e menores.

E ainda, as fotos exibidas no app do Facebook são um pouco maiores do que as exibidas no Instagram.

Interface do Facebook Camera (Foto:Divulgação)Interface do Facebook Camera (Foto:Divulgação)

Câmera – Facebook Camera

Assim como o Instagram, o aplicativo do Facebook permite ao usuário tirar fotos pela câmera dentro do próprio aplicativo e importar as imagens para o seu dispositivo móvel. Entretanto, o usuário do Camera tem a opção de importar as imagens para os álbuns do Facebook sem que ela seja publicada para isso.

Publicação – Facebook Camera

 O app Facebook Camera permite a publicação de mais de uma foto de uma vez (Foto: Divulgação) O app Facebook Camera permite a publicação de mais de uma foto de uma vez (Foto: Divulgação)

No quesito publicação, a vantagem fica com o Camera. O aplicativo permite que mais de uma foto seja postada de uma vez só e até criação de álbum dentro da rede social. Já o Instagram permite apenas a publicação de uma imagem por vez e não possui o recurso para criação de álbuns. O app do Facebook permite também que você selecione quais os amigos podem ver determinada imagem. Ou seja, mais privacidade.

Os dois aplicativos possuem ferramentas para marcar pessoas, adicionar a localização e legenda.

Filtros – Instagram

 No Instagram a oferta de filtros é maior (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso) No Instagram a oferta de filtros é maior (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Já quando a conversa é sobre a oferta de filtros, no Instagram é maior do que no Camera. E as oferecidas pelo aplicativo do Facebook são idênticas às do Instagram. Logo, o aplicativo da maior rede social do mundo não trouxe nenhuma novidade neste quesito.

Edição de Imagens <b>– Empate</b>

O aplicativo Camera oferece mais recursos para edição de imagens e as fotos podem ser publicadas em tamanho real, sem cortes como o Instagram determina. Entretanto, não possui opções de bordas e desfoque.

Integração com outras redes sociais – Instagram

O usuário do Instagram pode compartilhar suas fotos em outras redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Foursquare. Enquanto o Camera permite apenas o compartilhamento de imagens no Facebook.

Disponibilidade – Instagram

O Instagram sai na frente em relação à disponibilidade. A rede social possui versão móvel para os sistemas iOS, Android e Windows Phone, além da versão web que permite ao usuário que acesse a rede social do seu computador. Já o Camera está disponível apenas na versão para dispositivos iOS.

Vídeos – Instagram

O Instagram permite a publicação de vídeos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O Instagram permite a publicação de vídeos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O Facebook Camera não permite a publicação de vídeos. Logo, ponto para o Instagram neste quesito.

Conclusão – Instagram

O Facebook Camera tem a interface mais bonita e mais prática, mas não possui tantos recursos quanto o outro aplicativo em questão. Esse era inicialmente um aplicativo apenas para o compartilhamento de fotos e continua sendo sua principal funcionalidade, mas foi adicionado recentemente o recurso de publicação de vídeo; ferramenta indisponível no Facebook Camera.

Além disso, o compartilhamento das imagens em outras redes sociais só é possível no Instagram. O que faz dele um aplicativo mais integrado. Por isso, a opção mais completa e considerada melhor ainda continua sendo o bom e velho Instagram.

Porque nem todos tablets acessam certas redes sociais? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Furtado
    2014-03-03T00:11:53

    e o instagram é de quem? ah, é mesmo FACEBOOK

  • Thiago Franco
    2014-03-02T22:45:28  

    O aplicativo Cymera o melhor para edições de foto com muitos serviços para compartilhamento e edição

    recentes

    populares

    • Thiago Franco
      2014-03-02T22:45:28  

      Pixlr Express... é o Melhor de todos

  • Pedro Lemgruber
    2014-03-02T19:44:57

    Sou mais Mobli (sério). Nada contra o instagram, mas eu acho que Mobli dá uma possibilidade ainda maior de conhecer gente nova, que mora até em outros países. Instagram também, mas menos.

  • Juliano Franchac
    2014-03-03T19:41:39

    esto procurano namorada

  • Juliano Franchac
    2014-03-03T19:37:32

    nada falo tudo

  • Caio Sousa
    2014-03-02T20:42:44

    X V I D E O S é o melhor aplicativo que tem