11/03/2014 07h44 - Atualizado em 12/03/2014 15h15

Firefox OS Simulator: veja como usar e conheça as funções do sistema

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Firefox OS chegou ao mercado brasileiro em uma série de dispositivos de entrada com preços baixos e hardwares intermediários. Mas como será a navegação no sistema? Sua loja de aplicativos é completa? Será que ele tem um visual agradável? As respostas desta série de perguntas podem ser descobertas com o Firefox OS Simulator.

Veja também: Como atualizar o Firefox?

Firefox OS Simulator é igual a um smartphone (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Firefox OS Simulator é igual a um smartphone (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ele é um complemento para Firefox, que pode ser instalado como qualquer outro plugin, e tem um funcionamento idêntico ao do Firefox OS no celular, porém no desktop. Depois de realizar a instalação, quando ativado, ele inicializa um programa que simula a interface de um smartphone com o sistema da Mozilla.

O visual é o mesmo do Firefox OS padrão. Bastante simples, com papéis de parede que vão se alternado, e o mais minimalista possível. Ele tem quatro ícones na parte inferior de sua tela: telefone, mensagem, agenda e Internet. Na superior, uma barra de notificações, com informações como chip, bateria e horário.

Um clique seguido de uma arrastada para baixo a partir desta barra abre a sua central de notificações, com as opções de ativar Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião, configurações e suas notificações em geral. Obviamente, tudo é apenas uma simulação de como acontece nos aparelhos que têm o Firefox OS.

Na tela principal, um clique seguido de uma arrastada da direita para a esquerda revela o menu de aplicativos. Já vêm instalados no simulador alguns: Câmera, Galeria, Rádio FM, Configurações, Marketplace (Loja virtual de apps) e Here Maps (mapas da Nokia que são usados no Firefox OS).

Usuário pode baixar apps (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Usuário pode baixar apps (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O Marketplace é o único realmente funcional, porque o usuário pode abrir a loja e baixar outros aplicativos para o seu simulador. Nem todos, porém, irão atuar perfeitamente. É preciso fazer o download e ir conferindo. O da Revista Crescer, por exemplo, é um dos que funcionam muito bem.

Câmera, Galeria, Rádio FM e Configurações são mais para o usuário ter uma noção do visual das ferramentas, assim como os ícones da tela inicial. Todos abrem e mostram aos usuários as interfaces exatamente como são no Firefox OS para celular, porém, é claro, não é possível, por exemplo, mandar mensagens ou fazer ligações pelo plugin.

Simulador tem navegador funcional (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Simulador tem navegador funcional (Foto: Thiago Barros/TechTudo)


 Qual seu sistema Operacional para Smartphone preferido? Comente no Fórum

Acessar a Internet, por outro lado, é possível. Se o computador em que o simulador for instalado estiver conectado à rede, o usuário poderá abrir páginas da Internet no plugin. Um detalhe interessante é que ele abre as versões móveis dos sites. A navegação roda de maneira bem simples, apenas um pouco mais lenta do que o normal.

Basicamente, o Firefox OS Simulator é um “teaser” do que o Firefox OS pode fazer no smartphone. É uma ferramenta útil para quem pretende comprar um novo celular e tem como alternativa um aparelho com o sistema da Mozilla mas gostaria de saber mais da plataforma antes de arriscar comprá-lo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares