Celular

12/03/2014 17h53 - Atualizado em 12/03/2014 17h53

Galaxy S3: conheça os defeitos mais comuns e aprenda a contorná-los

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Galaxy S3 foi um inegável sucesso de vendas da Samsung. Com mais de 30 milhões de aparelhos vendidos desde 2012, é natural que alguns usuários experimentem problemas com o aparelho. Confira abaixo os defeitos mais comuns apresentados pelo Galaxy S3 e descubra como contorná-los.

Galaxy S3 mini falso? Descubra se o seu aparelho é original

O Samsung Galaxy S3 alcançou a marca de 30 milhões de vendas no final de 2013 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) (Foto: O Samsung Galaxy S3 alcançou a marca de 30 milhões de vendas no final de 2013 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro))O Samsung Galaxy S3 alcançou a marca de 30 milhões de vendas no final de 2013 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Congelamento do sistema

Usuários do Galaxy S3 reclamaram ao longo de 2013 de misteriosos congelamentos do aparelho, deixando o sistema operacional travado em uma operação e sem responder qualquer outro comando, sendo necessário reiniciar o smartphone. Muitos dos casos relatados aconteceram com celulares que já possuíam vários meses de uso sem problema, até que o gadget começou a apresentar este defeito de maneira aleatória e com uma frequência cada vez maior.

Alguns usuários relataram que o congelamento pode durar em torno de 15 minutos ou mais, fazendo o S3 voltar ao normal repentinamente. Porém, em alguns casos é necessário manter o botão “Ligar” pressionado para que o aparelho reinicie ou, caso este procedimento não funcione, retirar a bateria e reinseri-la.

Reinicie o sistema de aparelhos congelados e lembre-se de atualizar a sua versão Android  (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Reinicie o sistema de aparelhos congelados e lembre-se de atualizar a sua versão Android (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como a Samsung ainda não deixou claro se o problema é de defeito no hardware ou um problema de incompatibilidade com o software, provavelmente com a versão 4.1.2. do Android, recomenda-se que os recursos do aparelho fiquem ligado o mínimo possível e que seja feito um upgrade de seu sistema operacional e firmware. 

Morte súbita do aparelho

Este defeito tem sido relatado por usuários que possuem aparelhos Galaxy S3 de 16 GB, e está diretamente relacionado com um problema de incompatibilidade do modelo com a memória flash de seus chips.

Esta disfunção do gadget é grave e fará com que o celular desligue permanentemente, ficando impossibilidade de reiniciar. Para solucionar este defeito, é necessário procurar um suporte técnico para a sua substituição ou reparo do aparelho. No entanto, a Samsung garantiu que esta incompatibilidade não atingirá os gadgets que fizerem o upgrade da versão mais recente de firmware dos S3, deixando os usuários com o aparelho atualizado livres deste problema. 

Rapidez na descarga da bateria

A vida útil da bateria dos smartphones é um problema cada vez maior, porém alguns usuários do Galaxy S3 reclamaram que o gadget apresentou um desgaste surpreendentemente rápido, mesmo quando o aparelho não está sendo usado.

Acesse a restrição de dados em segundo plano nas configurações da utilização de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse a restrição de dados em segundo plano nas configurações da utilização de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Os smartphones realmente podem apresentar um gasto excessivo devido aos aplicativos executados em segundo plano e às atividades dos recursos de conexão, como Wi-Fi, Bluetooth e a conexão de dados móvel. Assim, a melhor maneira de resolver este problema é acionando a opção para “Restringir dados em segundo plano”, presente na opção “Utilização de dados” no menu de configurações do S3.

Acesse Gerenciamento de Aplicativos e encerre apps que tenham um alto índice de gasto e não estejam em uso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acesse Gerenciamento de Aplicativos e encerre apps que tenham um alto índice de gasto e não estejam em uso (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Porém, muitos usuários relataram que os apps pré-instalados, em especial os da própria Samsung, são os verdadeiros drenos de energia do aparelho. Assim, se a bateria continuar apresentando um gasto excessivo, force o encerramento de cada app não utilizados acessando o “Gerenciador de recursos”, também no menu de configurações de seu aparelho. 

Problemas de áudio e microfone

O som baixo em chamadas de viva-voz e a falta de recepção do microfone do S3 durante as chamadas caracterizam um problema recorrente de alguns usuários, que pode estar relacionado com a falta de atualização do firmware ou por sujeiras nas caixas de áudio e de microfone do aparelho.

Aumente os níveis de sons dos diferentes áudios de seu S3 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Aumente os níveis de sons dos diferentes áudios de seu S3 (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Acesse o item “Volume”, dentro da opção Som no menu de configurações do aparelho, e verifique se todos os níveis de volume estão no máximo. Para deixar o som das chamadas mais claro, desmarque a opção ”Redução de ruídos”, presente na opção “Configurações adicionais” na janela de configurações acessada através da tecla menu no discador.

Desmarque a opção Redução de ruídos para evitar problemas no áudio durante as chamadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Desmarque a opção "Redução de ruídos" para evitar problemas no áudio durante as chamadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Caso o problema persista, atualize seu firmware e verifique se as caixas de microfone e áudio do S3 não estão sujas ou entupidas. Se estiverem, utilize aspire as áreas com cuidado ou procure assistência técnica para limpá-las. 

Superaquecimento dos aparelhos

Como o Galaxy S3 é um aparelho bastante fino, com uma tela grande e um poderoso conjunto de componentes internos, é normal que o smartphone esquente conforme a sua utilização, principalmente com jogos ou apps que realizem um grande processamento da memória.

No entanto, muitos usuários reclamam que o gadget esquenta mesmo enquanto não está sendo usado ou com aplicativos com baixo processamento de memória. Além disso, foram relatados casos em que o S3 também apresentou congelamento do sistema ou desligou sozinho.

Um superaquecimento com estas particularidades é uma situação grave que pode danificar o dispositivo, caracterizando um grave problema no hardware do aparelho ou sua bateria. Assim, aconselha-se que o usuário procure a assistência técnica o quanto antes. 

Redes Wi-Fi não detectáveis

Diversos usuários relataram que smartphones S3 apresentaram problemas ao se conectarem a redes wireless, com o aparelho não conseguindo manter-se conectado ou utilizando a conexão de forma lenta, enquanto a rede apresentou um desempenho bom em outros dispositivos.

Configure o aparelho para que o Wi-Fi mantenha-se ligado mesmo quando suas atividades estiverem suspensas (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)Configure o aparelho para que o Wi-Fi mantenha-se ligado mesmo quando suas atividades estiverem suspensas (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)

Para solucionar este problema basta marcar “Sempre” na opção “Manter Wi-Fi ligado durante suspensão”, localizada no comando “Avançado”, acionado através da tecla de menu na interface que lista as conexões wireless detectadas por seu aparelho.  

Modo de vibração disparando em músicas

Alguns usuários reclamaram que seus Galaxy S3 acionaram os movimento de vibração quando músicas ou sons foram executados em certos aplicativos de áudio.

Desligue o recurso da Vibração automática ou selecione os apps que poderão utilizá-lo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Desligue o recurso da Vibração automática ou selecione os apps que poderão utilizá-lo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Para contornar este problema basta desmarcar a “Vibração Automática”, na opção “Som” do menu de configurações do aparelho, podendo também clicar no recurso e selecionar quais aplicativos terão a vibração ativada quando sons forem executados. 

O bug da ausência do recurso de copiar e colar

Alguns aparelhos S3 podem apresentar um mau funcionamento da ferramenta para copiar e colar textos e imagens, ou não exibir mais estes recursos como opções padrões de seu sistema. A Samsung está ciente deste problema, mas como poucos usuários relataram este bug, a empresa ainda não apresentou uma solução definitiva.

Apesar de ainda não haver uma resposta, houve quem relatasse que a restauração das configurações de fábrica do aparelho resolveu o erro. 

A suspensão inteligente não funciona

Com um recurso inovador que utiliza a câmera frontal como um sensor, a suspensão inteligente, ou Smart Stay, impede que o S3 apague sua tela sempre que um rosto for detectado. Esta novidade foi um dos grandes diferenciais do Galaxy S3, mas como a ferramenta precisa ser acionada nas configurações do aparelho, muitas pessoas reclamaram que o recurso não funcionava.

Acione a suspensão inteligente e aumente o tempo de duração da luz de fundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Acione a suspensão inteligente e aumente o tempo de duração da luz de fundo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Assim, certifique-se de que a suspensão inteligente está marcada e ativada acessando a opção “Visor” no menu de configurações de seu aparelho. Também é importante que os usuários configurem um limite de tempo razoável para a “Duração da luz de fundo” e que mantenham os rostos visíveis e na luz para que a câmera do smartphone detecte sua presença. 

Escurecimento da tela do browser nativo

O navegador pré-instalado do S3 é prático, mas não tem muitos recursos e possui um inconveniente bug que diminui o brilho da tela de tempos em tempo.

Selecione o brilho configurado em sua barra de notificações ou desligue o Modo de Economia para que a tela de seu browser pare de escurecer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione o brilho configurado em sua barra de notificações ou desligue o Modo de Economia para que a tela de seu browser pare de escurecer (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Porém, para resolver este problema basta toca na sua própria definição de brilho barra de notificações ou desligar a economia de energia da tela nas opções do Modo de economia.

Erros no app de mensagens

Apresentando congelamentos incômodos, o aplicativo nativo de mensagens do Galaxy S3 pode travar enquanto seus usuários leem, escrevem ou tentam enviar SMS e MMS, podendo fazer com que percam todo o texto de determinada mensagem. 

Resolva os congelamentos do app de Mensagens do S3 limpando seus dados ou restabelecendo as configurações de fábrica do aparelho (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)Resolva os congelamentos do app de Mensagens do S3 limpando seus dados ou restabelecendo as configurações de fábrica do aparelho (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como ainda não se sabe por que este erro acontece, a melhor maneira de se prevenir contra este problema é limpar o cache de memória do app de mensagem do aparelho ou restaurar as configurações de fábrica do smartphone, lembrando antes de fazer um backup de suas mensagens com o SMS Backup & Restore

Por que alguns Galaxy S3 não receberam o Android 4.3? Veja no Fórum

Problemas para fazer downloads

Apesar da mensagem de erro “Currently unable to download. Please try again later” ser um problema recorrente em aparelhos Android, o Galaxy S3 também pode ser bastante afetado por este inconveniente.

Para contornar esta situação o usuário deve desligar e ligar a conexão Wi-Fi ou a conexão de dados móvel, devendo reiniciar o smartphone se o problema continuar.

Atualize os aplicativos baixados pelo Play Store (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Atualize os aplicativos baixados pelo Play Store (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Se os novos downloads continuarem apresentando a mensagem de erro, recomenda-se que seja feita a atualização do firmware e de todos os apps que estiverem pendentes no aplicativo do Google Play Store.

Caso o problema persista, faça um backup de todos os seus dados e arquivos importantes e restaure as configurações de fábrica do aparelho, acessando a opção “Fazer o backup e redefinir” no menu de configurações de seu S3. 

Via Digital Trends 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Miller
    2014-03-12T22:36:27  

    O meu apresentou o problema de congelamentos durante quase 1 mês e se resolveu sozinho depois disso, sem nenhuma atualização ou explicação. Quando atualizei pra versão 4.3 o problema voltou por um dia, depois disso nunca mais travou. Também tinha o bug do 'copiar' e 'colar' mas também foi resolvido em algum momento. Tirando esses dois eventos é um excelente celular, nunca trava, rodou perfeitamente todos os apps e jogos que baixei. Já tenho o S3 há quase 2 anos e ainda está praticamente novo e nem penso em trocar por enquanto.

    recentes

    populares

    • David Miller
      2014-03-12T22:36:27  

      O meu tambem estava travando e tinha q tirar a bateria pra ligar ele novamente. Agora atualizei para o 4.3 e ta funcionando muito bem. Satisfeitissimo com o aparelho.

  • Lincoln Brito
    2016-07-14T20:20:50

    Qual o modelo do s3 mini acima ? Ou meu nao tem essas opções.

  • Israel Costa
    2014-03-12T19:43:12

    Com todos esses problemas como é possível esse celular ter recebido uma nota tão alta nos reviews?

  • Darren Bernardes
    2015-06-01T15:32:15

    O meu galaxy s3 não vibra mais... oque faço?

  • Deny Steiner
    2016-02-28T17:39:14

    Também possuo um galaxy s3 o qual começou a apresentar o congelamento do sistema,inclusive na tela inicial. Estou entrando em contato com a Samsung para ver o que pode ser feito, mas tenho quase certeza de que vou ter que pagar pela troca da placa mãe.

  • Kadu Beronek
    2015-12-01T12:35:20  

    Depois de 2 anos de uso o meu S3 vive agora travando e congelando, não adianta atualizar ou formatar pois o problema continua e minha paciência já acabou.

    recentes

    populares

    • Kadu Beronek
      2015-12-01T12:35:20  

      Mesmo problema aqui!! Sei que já é um aparelho obsoleto, mas queria arrumar isso mesmo assim!! Ninguém merece esse celular desligando a cada hora

  • Ricardo Rodrigues
    2014-09-14T21:09:04

    Meu s3 quando ativado o wifi fica reiniciando sozinho e a luz indicadora do wifi fica com meia luz apenas , será um problema de antena ou bug do sistema ?

  • Claudio Junior
    2014-09-29T12:26:14

    acabei de levar o meu S3 pra assistência técnica em Curitiba, morte súbita, após 11 meses de uso e todas atualizações feitas.

  • Marcia Lima
    2014-07-23T15:34:58  

    COMO SALVO A AGENDA DOS CONTATOS, AGENDA DE COMPROMISSOS, E DE ALGUNS APLICATIVOS DO S3 PARA MEU PC, TENHO MEDO DE PERDER ELE OU SER ROUBADO E TODA A AGENDA FICAR PERDIDA.

    recentes

    populares

    • Marcia Lima
      2014-07-23T15:34:58  

      dr wondershare pesquisa ai, acho resolvera seu problema

    recentes

    populares

    • Marcia Lima
      2014-07-23T15:34:58  

      Um bom aplicativo para salvar os arquivos do celular é o PSAFE SUÍTE, que está disponível na loja de aplicativos na Play Store para download gratuito.

  • Marcia Lima
    2014-07-23T15:45:56

    MESMO EU DESATIVANDO A ECONOMIA DE ENERGIA MEU S3 DIMINUI A LUZ E O VOLUME,QUANDO A BATERIA ESTÁ FRACA ,,

  • Gustavo Volpe
    2014-03-14T20:16:04

    Touchwiz não é apenas o pior de todos os sistemas android, como um dos piores sistemas operacionais que já testei! Só passei a gostar do meu S3 quando tirei aquele tijolo pesado, bugado e feio e coloquei uma rom baseada no android puro (CM11). O aparelho ficou outro... rápido, mais bonito, mais estável e com uma bateria muito durável (2 dias). A Samsung se supera com esse sistema lixo dela!

  • Hebert Menzes
    2014-03-14T08:00:02  

    É simplesmente o pior celular que eu já tive em toda minha vida. Trava todo o tempo, mesmo após atualização e tudo mais, bateria descarrega até com celular desligado, kkkkkk. É impossível ficar com uma joça dessa por mais de dois meses. Voltei para o iPhone e comprei um Lumia 920, WindowsPhone, pronto, todos os meus problemas foram resolvidos!!

    recentes

    populares

    • Hebert Menzes
      2014-03-14T08:00:02  

      "burruário".. a culpa eh sempre do gadget ou do SO.

  • Hebert Menzes
    2014-03-14T08:02:49

    Quer comprar Android? Nexus somente. Quer um telefone muito bom mas que é todo bloqueado? iPhone. Agora se você quer inovação, sistema que rode fluente e sem travamentos, Lumia 920, 925, WP. Pronto!!!

  • Osni Feiges
    2014-03-13T18:35:03

    Essa informação de atualização para eliminar o defeito Morte Súbita não é verdadeira, fiz todos os procedimentos da atualização, e mesmo assim após ter travado fiquei com o prejuízo, a assist. técnica cobrou mais de R$ 700,00 para trocar a placa. Isso quando o aparelho fez 2 dias depois um ano, quando acabou a garantia. Parece projetado ou configurado pela Samsung para dar defeito e prejuízo após acabar a garantia.

  • Henrique Junior
    2014-03-13T08:40:01

    O erro que mais tenho raiva é não poder postar VÍDEOS no Instagram. Já me falaram que é incompatibilidade entre o software e o hardware do S3.