20/03/2014 09h36 - Atualizado em 02/05/2014 08h37

O que é a tela azul do Windows e como resolver problemas de travamento

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Quando o Windows trava e exibe a tela azul é sinal de que o sistema operacional "desligou" para tentar se recuperar de problemas relacionados a hardware ou software. Isso acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados, detecta pontos do sistema que foram corrompidos ou quando a falha no hardware não é recuperável. Ou seja, caso grave.

Como reparar o Windows 8 e corrigir erros que prejudicam o computador

Com a evolução do Windows, a tela azul da morte também se modificou. Do azul cor de caneta Bic e inúmeros códigos de erro nas versões até o Windows 7, passou a trazer um emoticon triste – acompanhado da identificação do tipo de erro – para informar que o PC foi desligado no Windows 8.

A tradicional tela azul do Windows (Foto: Reprodução/Dell)A tradicional tela azul do Windows (Foto: Reprodução/Dell)

Nas versões 7 e 8 do sistema operacional da Microsoft, o procedimento para reparo após a tela azul é similar. Reunimos as soluções para orientá-lo sobre o que fazer quando a tela de erro aparecer no PC.

Segundo a Microsoft, é necessário observar se é possível ou não inicializar o sistema após travar.

1) Restaurar o sistema

Caso seja possível, a primeira orientação é desfazer alterações usando a ferramenta de restauração do sistema. Com ela é possível voltar atrás nas mudanças recentes e retirar arquivos que possam ter causado o problema.

Vale lembrar que a restauração não afeta arquivos como fotos, documentos ou e-mails. Para acioná-la clique no botão Iniciar, depois abra a caixa de pesquisa, digite "restauração do sistema" e nos resultados clique nesta opção. Depois, é só seguir as instruções. É necessário ter permissão de administrador.

2) Use a central de ações

Outra opção é usar a central de ações do Windows para verificar o relatório criado pelo sistema quando ocorrem problemas de software ou hardware. A central pode ser acessada pelo botão Iniciar. Acesse o Painel de Controle e, em Sistema e Segurança, clique em verificar o status do computador, depois em Manutenção. Escolha a opção "Procurar soluções para relatórios de problemas" e clique em "Procurar soluções". O Windows se encarregará de notificá-lo se houver alguma solução disponível para o problema do seu computador.

3) Windows Update

O usuário pode também verificar se existem atualizações recentes da Microsoft por meio do Windows Update. A ferramenta mantém o computador atualizado com as versões mais recentes dos drivers do sistema.

Para verificar as atualizações vá em Iniciar, digite "Update" na caixa de pesquisa e clique em "Windows Update". Depois clique em "Procurar Atualizações" e aguarde enquanto o sistema busca pelas versões recentes de drivers.

A chamada tela da morte foi suavizada na versão 8 do Windows (Reprodução/Wikipedia)A chamada tela da morte foi suavizada na versão 8 do Windows (Reprodução/Wikipedia)

Ao receber a mensagem informando que atualizações opcionais estão disponíveis ou pedindo que as revise, clique na mensagem para ver e selecionar as modificações. Clique nas atualizações importantes para mais informações. Marque todos os updates que deseja instalar e clique em "OK". Uma caixa com os termos de licença aparecerá: aceite e conclua a ação.

4) Verifique drivers

Caso tenha instalado um dispositivo de hardware é necessário verificar se o driver é o mais recente. Vá no site do fabricante para localizar o arquivo referente ao novo equipamento. Como boa parte dos drivers se instalam sozinhos, é preciso apenas baixar o arquivo, dar um duplo clique e a instalação começa.

Se o driver baixado não instalar automaticamente, acione o gerenciador de dispositivos. Clique no botão Iniciar e acesse o painel de controle.  Em "Sistema e Segurança", abra o "Gerenciador de Dispositivo". Na lista categorias de hardware, ache o dispositivo a ser atualizado e dê um duplo clique no nome dele. Na guia driver, clique em atualizar driver e siga as instruções.

5) Inicie o Windows em modo de segurança

Tente também iniciar o computador no modo de segurança. Se o PC tiver apenas um sistema operacional instalado, pressione a tecla F8 repetidamente enquanto a máquina reinicia o sistema. Lembre-se de fazer isso antes que o logotipo do Windows apareça. Se o computador tiver mais de um sistema instalado, use as teclas de direção para escolher qual o sistema operacional deseja iniciar em modo de segurança e só depois aperte repetidamente o F8. Na tela de opções de inicialização avançadas, escolha a opção de modo de segurança e aperte a tecla Enter. Faça login com uma conta que tenha atribuições de administrador.

6) Verifique HD e memória do PC

Verifique o disco rígido e a memória do computador, já que alguns erros podem ser causados por estes dispositivos. Para verificar a situação do disco rígido vá em Iniciar, e depois em "Computador". Com o botão direito do mouse clique na unidade a ser verificada e depois em Propriedades. Escolha a guia ferramentas, verificação de erros e clique em "Verificar Agora".

Para a correção automática selecione "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente". Para verificação completa, selecione "Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los". Serão localizados e reparados erros físicos na unidade. A etapa demora um pouco para ser concluída. Tenha paciência.

A verificação de problemas de memória é feita por meio da "Ferramenta de Diagnóstico". Clique em Iniciar, vá até o Painel de Controle, digite memória na caixa de pesquisa e clique em "Diagnosticar problemas de memória do computador". Escolha quando executar o recurso. Se quiser fazer o processo imediatamente, salve os arquivos abertos, feche os programas em execução e reinicie o computador. A ferramenta será executada assim que o Windows for reiniciado novamente.

Alternativas mais difíceis

O Windows 7 também oferece opções para reverter alterações, reparar arquivos e restaurar o sistema a um backup anterior quando ocorrer a tela azul e o usuário não conseguir mais inicializar o programa. As orientações para restauração do sistema e inicialização em modo de segurança, comentadas acima, também podem ajudar neste caso. Além delas, há mais três opções: reparar a inicialização; backup de imagem do sistema ou, mais drástica, reinstalar o Windows.

Computador HD morrendo (Foto: Pond5)Tela azu; é motivo de preocupação com o PC (Foto: Pond5)

7) Reparo de inicialização

A primeira é o uso do reparo de inicialização para detectar e corrigir problemas que possam impedir que o Windows inicie. O recurso inicia automaticamente se forem detectados problemas, mas também pode ser executado manualmente. Para isso, remova CDs, DVDs e reinicie o computador. Pressione F8 repetidamente enquanto o computador reinicia. Faça isso antes que o logotipo do Windows apareça.

Se o computador tiver mais de um sistema instalado, use as teclas de direção para escolher qual o sistema operacional deseja reparar e só depois aperte repetidamente o F8. Na tela de opções de inicialização avançadas, escolha a opção reparar o computador e aperte a tecla Enter. Selecione uma opção de teclado e clique em avançar. No menu opções de recuperação dos sistema clique em reparo de inicialização e siga as instruções.

8) Restauração com backup de imagem

Para restaurar o computador usando um backup de imagem, é preciso ter criado a imagem do sistema anteriormente para usar a opção. Remova CDs e DVDs do computador e reinicie a máquina apertando repetidamente o F8. Vá até a tela de opções de inicialização avançadas, escolha Reparar o computador pressione enter. Selecione um layout de teclado, clique em avançar e vá até o menu opções de recuperação do sistema. Clique em recuperação da imagem do sistema e siga as instruções.

9) Reinstale o Windows

A opção mais drástica caso nenhuma das opções acima funcione ou esteja disponível é reinstalar o Windows do zero. A nova formatação pode ser feita com pen drive USB ou CD de instalação do software.

10) Correções no Windows 8

Apesar de serem sistemas diferentes, as orientações para resolução dos problemas com a tela azul no Windows 7 também servem para as versões 8, 8.1 e RT 8.1. Nas versões mais novas, a Microsoft aconselha o usuário a obter as atualizações mais recentes com o tradicional Windows Update.

Caso sejam encontradas atualizações, selecione a opção correspondente para instalar. Leia os termos da licença, aceite e clique em concluir se o update exigir. O sistema vai avisar quando as modificações forem instaladas.

É possível, ainda, restaurar o Windows 8 e seus irmãos para um determinado momento do passado na ferramenta de ponto de restauração.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Giuliano Berti
    2016-08-20T14:06:15

    Isso é um bug do USB 3.0 desconecte seus periféricos USB 3.0 reinicia que resolve, inté!

  • Leandro Nascimento
    2018-01-31T12:42:25

    Pode ser o seu windows pirata comprado na feira

  • Rogerio Cruz
    2014-03-21T03:12:16  

    Fácil resolver ... Use Linux

    recentes

    populares

    • Rogerio Cruz
      2014-03-21T03:12:16  

      Lixus

    recentes

    populares

    • Rogerio Cruz
      2014-03-21T03:12:16  

      Linux e uma porcaria

  • Paulo Monteiro
    2017-03-27T13:10:30

    Quando entrar na tela azul só pode ser algo errado que não está certo.

  • Arthur Miranda
    2016-07-01T17:38:17

    a tela azul pode ser um cara com njrat brincando com voce , fiquem espertos , vejam se tem trojan no pc , server ...

  • Everton Bezerra
    2015-09-21T12:45:52  

    tela azul da morte é vírus, raríssimo um driver ou um arquivo do Windows de uma hora para outra dar problema.

    recentes

    populares

    • Everton Bezerra
      2015-09-21T12:45:52  

      Sabe de nada mané

  • João Meschiatti
    2015-07-21T10:43:25

    vocês são idiotas ou o que ? se minha tela está azul é óbvio que eu não vou conseguir entrar no menu iniciar , agora que fique claro uma coisa , a Microsoft é uma empresa que não liga a mínima se você está com problemas no Windows 7 ela quer que você compre um novo ... quem aqui já conseguiu resolver um problema no Windows procurando nas soluções do próprio sistema ? empresa mercenária , essas coisas não acontecem no meu Android , não acontecem no Mac ...

  • Pedro Luiz
    2014-04-22T10:55:27

    Materia copiada da net !!!! kkkkkkkk

  • Laerte Favero
    2015-06-28T20:57:01  

    No meu caso parece que o problema começou a surgir quando eu instalei o Megacubo, mas estranho que o problema dava só se eu abrisse o Google Chrome.. Só consegui resolver usando o CCleaner e até agora não voltou a acontecer o problema.

    recentes

    populares

    • Laerte Favero
      2015-06-28T20:57:01  

      CORREÇÃO: no meu caso parece que o problema começou a surgir quando eu instalei o Megacubo, mas estranho que o problema dava só se eu abrisse o Google Chrome. Agora, parece que resolvi o problema: acho que o problema era o conflito entre a extensão AdBlock do Chrome com as propagandas do Megacubo (o qual, já desinstalei). Entretanto, tinha um arquivo chamado "QQBrowser.exe" que já deletei (quem sabe era ele). Encontrei-o procurando-o com a "Pesquisa Rápida" do Glary.

  • Renato
    2014-03-20T10:35:29  

    Ok Karla, vc venceu... rsrs, as dicas são boas pra quem já está na área, pra usuário doméstico se for tentar fazer isso vai fazer lambança, aí levam desesperados para o técnico mais próximo e ainda reclamam do preço.

    recentes

    populares

    • Renato
      2014-03-20T10:35:29  

      Fernando, isso não é simples para usuário comum, principalmente se este possui apenas 1 PC em casa.

    recentes

    populares

    • Renato
      2014-03-20T10:35:29  

      Eduardo Silva , Sou entendido sim, sou formado em TI, tenho certificação IBM Certified Advanced Technical Expert, onde são requeridos 5 exames. Windows não é SO. Abraços!!

  • Luiz Raymond
    2014-03-20T17:56:06  

    cara muitos erros de tela azul a famosa BSOD ( blue screen of dad) resume em ,HD ou memória Ram, mas as vezes é uma coisa tão boba q da até raiva , pois eu sempre jogava o battlefield bad company 2 e passava uns 20 min, travava e dava a tela azul!! depois de muuuuuuuito trabalho descobri q um programa q estava funcionando quando jogava q é o easytuner6 pra medir temperatura q era o causador pq o tal do pumkbuster estava reconhecendo ele como hacker! foi uma luta até chegar essa conclusão!! mas tela azul resume muito a memória ou HD!!

    recentes

    populares

    • Luiz Raymond
      2014-03-20T17:56:06  

      dad...LOL

    recentes

    populares

    • Luiz Raymond
      2014-03-20T17:56:06  

      Wilbur cara posso ter escrito errado a palavra, mas vc são hipócrita pois quem não erra nessa vida??? vc deve ser milionário né?? o sabichão o mestre!! ahhh faça um favor !!

  • Roger Araya
    2014-03-20T16:43:14  

    Tentei tudo isso aí e não deu certo, meu PC só parou com essa patifaria quando eu deixei de usar o Google Chrome, passei a usar outro navegador nunca mais apareceu essa tela azul.

    recentes

    populares

    • Roger Araya
      2014-03-20T16:43:14  

      Tenta desinstalar e instalar a versão mais recente do chrome...

    recentes

    populares

    • Roger Araya
      2014-03-20T16:43:14  

      Que desculpa mais besta... não tem NADA a ver com navegador! Muito menos com o Chrome!

  • Romulo Pina
    2014-03-21T08:34:36

    Engraçado que depois que instalei o Windows 8, nunca mais tive esses problemas de conflitos de drivers, hardware e software causando a tela azul, graças a Deus!

  • André Luiz
    2014-03-21T03:34:14

    Windows 8 e adeus estes problemas!!! Depois que comecei a usar o 8, não tive mais problema com windows.

  • GERSON FILHO
    2014-03-20T23:34:38

    O nome certo é RUINDOWS. Bom mesmo é o Mac.

  • Carlos Moura
    2014-03-20T22:11:18

    Todo mundo que compra um Mac tem o mesmo pensamento: "Não sei porque pedi tanto tempo no ruindows"

  • Marcos Cavalieri
    2014-03-20T22:02:56

    Ainda bem que os comentaristas destes posts são todos professores de Bill Gates, vocês ensinaram ele a criar todos windows, professores de Deus!

  • Ibrahim Sleman
    2014-03-20T20:55:06

    Muito texto e pouca realidade. Se um pc iniciar com tela azul o problema já estará presente. A explicação foi dada levando em conta conseguir acessar o sistema. Mas como? se a tela azul está ali e não passa disso? rs rs Uma tentativa válida e iniciar a máquina em modo de segurança (apertando de forma intermitente a tecla F8 quando a máquina estiver iniciando), com sorte se ela carregar, aí sim pode-se tentar os passos do tutorial. Se não for em modo de segurança... esquece. Leve a quem entende para diagnosticar.

  • Jehovah Campos
    2014-03-20T20:47:14

    Um monte de besteira escrita, que todo mundo já sabe.

  • Wilbur
    2014-03-20T18:11:14  

    Este artigo (escrito por MULHER) fala muito e não diz nada. Não explica a razão do problema, e muito menos como repará-lo. Equivale a sugerir que alguém compre um carro novo por que o antigo está com uma vela queimada.

    recentes

    populares

    • Wilbur
      2014-03-20T18:11:14  

      Eu discordo, ela fala sim pq acontece o erro ("a tela azul é sinal de que o sistema operacional "desligou" para tentar se recuperar de problemas relacionados a hardware ou software") e como resolver o problema. Basta ler e ter um pouco de boa vontade, pq existem varias soluções, dependendo aonde foi o problema. E o item exato com problema o windows não informa.

  • Bruno Mota
    2014-03-20T20:41:37

    Só dica que qualquer noob sabe.

  • Laura
    2014-03-20T15:34:52  

    Duas coisas: por que a tela azul aparece? e como reparar?, só isso não entendi. Se houver alguém com paciência nos comentários dê um alô. Muitas vezes esta tela azul aparece 2 minutos após eu ligar o note e sem acessar nada ainda. Windows 7

    recentes

    populares

    • Laura
      2014-03-20T15:34:52  

      Ok amigos, obgda, porém este note tem apenas 1 ano de uso e só uso pra jogar (não é jogo online).

    recentes

    populares

    • Laura
      2014-03-20T15:34:52  

      Mas e dai q ele tem só um ano de uso? Dependendo da forma como vc o usa, a temperatura do ambiente, se coloca na cama ou no colo, dificultando a ventilação, vários fatores podem causar problemas, principalmente em notebooks. O HD pode ter apresentando problema em alguma parte, ai dados ficam corrompidos. A memória pode ter se danificado. Os problemas são os mais diversos. O ideal, na minha opinião, é formatar o notebook e ver se os problemas somem. Se continuarem, é um problema físico. Se estiver na garantia, leve logo a uma assistência para não ter prejuízo. Senão tiver, leve tb para descobri

  • Globo
    2014-03-20T20:07:55

    pra não ver mais a tela azul é simples: Desliga o monitor

  • Globo
    2014-03-20T20:05:45

    como resolver: Compra um mac

  • Junior Muniz
    2014-03-20T18:59:47

    Se vc nao ta gostando da tela azul...compre uma lata de tinta branca e pincele na tela....picasso ficou rico assim....agora ..se vc quiser ver um picasso.. ..nossa qta bobeira...aline mendonca...quero vc