Roteador

28/03/2014 08h00 - Atualizado em 14/04/2014 10h12

O que fazer quando roteador Wi-Fi deixa a Internet lenta

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Os roteadores wireless são peças importantes do dia a dia de quem usa a Internet. Por não necessitarem de manutenção constante, é comum serem confiáveis ao ponto de esquecermos que eles também podem apresentar defeitos. Entretanto, muito tempo ligado, assim como outros fatores, podem influenciar no desempenho desses aparelhos. Confira dicas do que fazer quando seu roteador deixar a sua Internet lenta.

O que levar em conta na hora de comprar um roteador wireless

O que fazer quando o roteador deixa a Internet lenta (Foto: Reprodução/D-Link)O que fazer quando o roteador deixa a Internet lenta (Foto: Divulgação/D-Link)


- Identifique que o problema é o roteador

Antes de culpar o roteador wireless pela lentidão na rede, é preciso identificar que o problema é ele mesmo. Isole a questão limitando a conexão de aparelhos. Caso esteja em sua residência, desligue todos os aparelhos que possam utilizar a Internet, e então, teste a velocidade da mesma. Você pode usar o teste de velocidade do TechTudo. Caso a Internet seja compartilhada pelo roteador a partir de um modem, conecte um computador ou notebook no modem para realizar o teste.

Muitas vezes, uma queda de velocidade na internet pode ser atribuída a muitos equipamentos fazendo uso da mesma. No uso doméstico, smartphones e tablets com muitos aplicativos podem ser vilões em potencial. O motivo são configurações que permitem atualização automática de aplicativos. O mesmo acontece com computadores com muitos programas marcados para iniciar junto com Windows. Programas de compartilhamento de arquivos são os grandes vilões.

Outro motivo pode ser um computador com problemas. Por isso, é importante verificar se o motivo da lentidão não é o computador estar infectado com algum vírus ou problemas mais graves, como um disco rígido defeituoso. Caso você tenha certeza que não é nada disso, passamos para o passo seguinte.

- Reinicie o roteador

O próximo passo lógico é reiniciar o roteador wireless. Procure pelo botão de ligar/desligar do aparelho. Alguns deles não possuem tal botão, então será necessário remover o plug da energia elétrica.

Caso não saiba como acessar o painel de configuração, apenas retire e coloque o plug de energia (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Caso não saiba como acessar o painel de configuração, apenas retire e coloque o plug de energia (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

O motivo de tal medida é o fato de alguns roteadores mais modestos não suportarem algumas rotinas de gerenciamento de rede por muito tempo. Ao deixar o roteador ligado por dias seguidos, o cache para logs do sistema e outras atividades podem começar a fazer o roteador sobrecarregar-se.

O processo de reboot do roteador pode ser feito também direto da página de configuração do mesmo. O processo varia de acordo com o modelo e marca do roteador.

É possível reiniciar o roteador direto da página de configuração do mesmo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)É possível reiniciar o roteador direto da página de configuração do mesmo (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Alguns modelos costumam reiniciar-se sozinhos de tempos em tempos, mas quando a Internet está muito lenta, não custa tentar realizar o procedimento para ver se o roteador volta a distribuí-la de maneira normal. Então, deslize o roteador por alguns minutos, para então religá-lo. Esse procedimento pode resolver alguns problemas complexos rapidamente.

- Mudar de posição e melhorar a intensidade do sinal

Outro problema que pode resultar em uma Internet lenta é o posicionamento do roteador na residência. Além da distância, a interferência causada por obstáculos, e até outros eletrodomésticos, podem diminuir a intensidade do sinal.

Evite que o roteador fique próximo a aparelhos que utilizam a mesma frequência de transmissão como telefones sem fio e fornos de micro-ondas. Esses aparelhos emitem frequência na mesma banda dos roteadores wireless mais comuns (2.4Ghz) e podem causar interferência e até cancelar o sinal de rede por alguns instantes.

Há duas soluções nestes casos. A primeira, é mudar o roteador de posição, deixando-o em um local mais próximo dos equipamentos que utilizam a Internet. A outra solução é colocar o roteador distante de aparelhos que causam interferência.

Repetidores wireless aumentam o sinal da rede Wi-Fi (Foto: Divulgação)Repetidores wireless aumentam o sinal da rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Netgear)

Para os casos em que a distância está causando a queda de sinal ou lentidão, o usuário pode trocar a antena do roteador por uma de maior intensidade. A troca não exige conhecimentos técnicos, basta retirar a antena antiga e encaixar a nova. Obviamente esse procedimento só pode ser realizado em roteadores com antenas externas.

Outro modo de aumentar a intensidade de sinal é instalar repetidores wireless. Tais repetidores permitem aumentar e até dobrar a distância do sinal da rede. Outra solução engenhosa, e digna do professor pardal, é utilizar uma lata vazia de refrigerante ou cerveja para canalizar o sinal. O procedimento é simples, basta cortar a lata e “abri-la” para então encaixar na antena.

- Reconfigure o roteador para melhorar a segurança e evitar interferências

Uma possibilidade para a lentidão da Internet é que a sua rede esteja comprometida. Ou alguém está utilizando sua rede, roubando o seu sinal, ou redes sem fio vizinhas estão causando interferência.

Nos casos em que você suspeita que estão utilizando a sua rede Wi-Fi sem a sua autorização, reconfigure o roteador alterando não apenas a senha de acesso, mas também a senha para a página de configuração do roteador. Não apenas isso. Caso utilize um sistema de criptografia antigo, como WEP, altere para WP2.

Senhas WEP podem ser hackeadas em menos de cinco minutos (Foto: Reprodução/thew0rd.com)Senhas WEP podem ser hackeadas em menos de cinco minutos (Foto: Reprodução/thew0rd.com)


Já nos casos em que a rede está sofrendo alguma interferência das redes vizinhas. Entre nas configurações do roteador e mude o canal. Utilize programas como o Xirrus Wi-Fi Inspector no PC ou aplicativos para Android como o Wifi Analyzer. Com eles, você consegue descobrir em que canal a rede dos seus vizinhos está operando e pode configurar o seu roteador para trabalhar em um canal que não é utilizado.

Qual o melhor roteador para se ter em casa? Opine no Fórum do TechTudo.

Enfim, se nada der certo e o problema não for no provedor da Internet, pode ser que seu roteador esteja com problemas. Nesse caso, o recomendado será levar em uma assistência técnica, ou comprar um novo, já que muitos roteadores de qualidade encontram-se na faixa de preço do conserto de um roteador usado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vanderlei Aparecida
    2017-03-02T16:26:52  

    Estou com a internet muito lenta, o sinal está ruim; mas o técnico da provedora de internet me disse que não tem nada a ver a intensidade ruim do sinal, que o problema deve ser no computador.

    recentes

    populares

    • Vanderlei Aparecida
      2017-03-02T16:26:52  

      o problema deve ser voce

  • Thiago Szalyga
    2018-07-10T16:51:59

    Acesse as configurações do seu roteador e desative o IPv6, tanto para WAN quanto para LAN. Essa opção costuma atrapalhar a taxa de download do roteador (não estou falando da taxa de velocidade do provedor da internet).

  • Nivaldo Thimoteo
    2017-02-05T00:00:35

    Gostaria de saber porque cai a net quando ligo o cabo direto no roteador dlink e quando é direto no modem a conecção é bem melhor?! E porque quando ligo o meu pc que tem linux ele rouba quase toda net do windows do pc do meu filho, ambos conectado via cabo.

  • Gabriel
    2017-02-04T12:52:28

    Só solução inutil e que todos tentariam sem precisar desse site,parabéns -.-

  • Derlandes Henriques
    2017-01-13T21:05:18

    Não seria WPA2 ao invés de WP2?

  • Gabriel Silva
    2016-09-14T16:38:00

    - Mas senhor no wifi a empresa só é obrigada a entregar 50% da velocidade contratada "MAS TA DANDO UM MEGA NO WIFI DEMONIO MINHA INTERNET É DE 25" -Tudo bem senhor enviaremos um tecnico.

  • Ingo Sabage
    2014-03-28T16:40:08  

    E quando o problema é com a operadora, o que fazer? (99,9% dos casos)

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2014-03-28T16:40:08  

      discordo de vc fera sou tecnico de uma operadora e te digo que ninguem testa antes de ligar pra reclamar bem tipinho brasileiro mesquinho tipo ''to pagando quero que arrumem'' e muitos nao sabem nem ligar o wifi do pc, 90% das visitas marcadas é problema da pecinha que fica na frente do teclado, mas nem reclamo muito enquanto houver gente ignorante assim meu serviço ta garantido. abraços

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2014-03-28T16:40:08  

      KKKKKKK

  • Jefferson Pereira
    2014-03-31T15:30:12  

    discordo de vc ingo sou tecnico de uma operadora e te digo que ninguem testa antes de ligar pra reclamar bem tipinho brasileiro mesquinho tipo ''to pagando quero que arrumem'' e muitos nao sabem nem ligar o wifi do pc, 90% das visitas marcadas é problema da pecinha que fica na frente do teclado, mas nem reclamo muito enquanto houver gente ignorante assim meu serviço ta garantido. abraços

    recentes

    populares

    • Jefferson Pereira
      2014-03-31T15:30:12  

      thiago problema é que estamos no brasil o cara que reclama que a internet esta lenta nao faz testes, nao esta nem ai se ele esta certo ou errado antes de reclamar e muitas vzs ele mesmo prejudica a rede e a si mesmo fazendo ligações irregulares o "famoso pontinho da cozinha so pra pega a globo" nao estou defendendo as operdoras pois sei que elas nao investem o que realmente deveria investir para melhorar mas BR é BR nao tem como comparar estamos atrasados tanto na internet quanto no carater.

    recentes

    populares

    • Jefferson Pereira
      2014-03-31T15:30:12  

      Vamos todos p Iraque, lá as coisas devem ser muito melhores!

  • Joecy Garcia
    2014-03-28T20:33:21  

    Para melhorar coloque no micro ondas e deixe por 5 minutos.

    recentes

    populares

    • Joecy Garcia
      2014-03-28T20:33:21  

      Posso colocar lá sem necessariamente ligar o micro ondas... Hahaaa

  • Sandro Lima
    2015-02-14T11:48:54

    minha net no fio pega rapida quando coloco o roteador fica lenta coloquei o mesmo roteador na casa da minha mãe que é o mesmo modem que vai para minha casa e pegou bem, mais na minha casa pega ruim, ja formatei meu pc, troquei a placa de rede wi fi e troquei o fio e nada, não sei o que faço mais

  • Jhon Gomes
    2015-02-01T18:12:40

    Me ajudem por favor

  • Pepeu
    2014-03-28T21:06:37  

    e quando o modem é discado (dial up) como faz pra da uma acelerada? As vezes fica lento pra abrir a pagina do google.

    recentes

    populares

    • Pepeu
      2014-03-28T21:06:37  

      Muito das vezes pode ser o Modem mal configurado!...Dá uma reconfigurada nele ou atualizar a firmware dele pode resolver!..Abrcs

    recentes

    populares

    • Pepeu
      2014-03-28T21:06:37  

      Discado?!!! Sério?! kkkkkk!!! Então faz o seguinte, acesse no sábado à noite. Assim, a maioria da galera que usa discada sai p balada, então a net vai estar liberada e rápida. Ouvi dizer que é até de graça se vc conectar pelo IG.

  • Joao Vega
    2014-03-28T17:05:26  

    O MODEM ARRIS DA NET E A PIOR COISA QUE EXISTE, COMPREI VIRTUA 60 MEGA O MODEM ARRIS QUANDO TA MUITO BOM ENTREGA 20, MAS NA MAIORIA DAS VEZES NAO CHEGA A DEZ, TENTEI VOLTAR PRO PLANO DE 20 MEGAS QUE ERA MELHOR POIS USAVA OUTRO ROTEADOR, E DIZEM QUE NAO TEM MAIS.

    recentes

    populares

    • Joao Vega
      2014-03-28T17:05:26  

      Joao Vega entra em 192.168.0.1, login admin, senha password. Lá você muda as configurações do modem.

    recentes

    populares

    • Joao Vega
      2014-03-28T17:05:26  

      desativa a opcao napt mode no modem da net.

  • Joao Vega
    2014-03-31T09:17:12

    ajudem como ponnho esse modem arris em bridge, esse modem e fabricado no inferno...

  • Antonio Maia
    2014-03-28T15:53:01  

    Ainda não consegui ler uma matéria neste techtudo sobre wifi decente.. como relatou o dono do primeiro comentário.. não tá funcionando direito e o equipamento já é velho de guerra.. compra outro e deixa de mendigação..

    recentes

    populares

    • Antonio Maia
      2014-03-28T15:53:01  

      Acho que a materia tem o seu valor, por exemplo quando fala dos canais congestionados.

    recentes

    populares

    • Antonio Maia
      2014-03-28T15:53:01  

      Keny Wats, Concordo e nem sempre comprar um novo quer dizer que o problema vai ser resolvido. O sistema de canais por exemplo, muitos já vem com um seletor automático, porem nem sempre quer dizer que o Automático faz boas escolhas.

  • Leandro Rodrigues
    2014-03-29T00:07:32  

    No Brasil não se pega sinal de wi-fi, telefonia móvel, sinal de internet, sinal de televisão nem sinal de satélite. Somos reféns das operadoras de celulares, reféns das tvs por assinatura, reféns da telefonia fixa e quando os GPS não nos levam a rotas como favelas. Sinal bom mesmo, só de vizinho fofoqueiro.

    recentes

    populares

    • Leandro Rodrigues
      2014-03-29T00:07:32  

      pra tv por assinatura temos o az america, pro resto temos que encontrar alguma forma

  • Jefferson Pereira
    2014-03-29T00:36:50

    pra que fazer todos esses testes muito mais facil ligar pra operadora sem saber o problema...kkk

  • Alaor Neto
    2014-03-28T23:58:42

    Tambem ajuda trocar canal do roteador, mais na maioria dos casos a lentidao e problema no provedor ou a pessoa nao sabe que usar a internet e fala que ta lenta.

  • Fábio Guanabara
    2014-03-28T22:59:42

    junta, junta, junta tudo e joga fora.

  • Agnaldo Pondian
    2014-03-28T17:09:59  

    Esqueça os roteadores comuns, gerencie com Router Boards e Mikrotik

    recentes

    populares

    • Agnaldo Pondian
      2014-03-28T17:09:59  

      O foco aqui é Wireless e acho que o forte dessa marca é rede ethernet e não wireless.

  • Pipo Lima
    2014-03-28T14:44:22  

    jogar ele fora e comprar outro

    recentes

    populares

    • Pipo Lima
      2014-03-28T14:44:22  

      Isso vc faz com o windows! E não precisa nem comprar outro!