25/03/2014 10h03 - Atualizado em 25/03/2014 10h03

Outlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4

Tais Carvalho
por
Para o TechTudo

Outlast é um jogo de horror para PC e PlayStation 4 que fez sucesso por trazer de volta a fórmula do terror que estava esquecida há algum tempo. Nele, você precisará sobreviver sem utilizar armas, com apenas uma câmera para enxergar e investigar o sanatório de Monte Massive, correndo em lugares totalmente escuros. Confira neste tutorial algumas dicas e como sobreviver neste intenso jogo de horror.

Confira o review completo de Outlast

outlast-imagem-com-logo-do-jogoOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Como jogar

Ao abrir o seu jogo no PC ou PlayStation 4, você pode começar um jogo novo clicando na opção “Novo Jogo.” Outlast possui legendas e menus em português, o que facilitará sua compreensão da história e de como funcionam os comandos do jogo. Após assistir a animação inicial, um mini tutorial ensinará os comandos básicos do jogo, seja com mouse e teclado ou com o controle.

Menus e interface

Outlast tem menus simples e objetivos. No menu principal, antes do jogo, você encontrará as Opções. Lá você pode alterar os controles, gráficos e áudio. Nele você também encontrará “Novo Jogo” e “Continuar”. Já durante o jogo, como você não possui armas, o menu conta apenas com duas abas:

Notas: São as notas e pensamentos do protagonista. Para consegui-las, sua câmera precisa filmar certos momentos.

Documentos: São informações coletadas dentro do sanatório, com dados importantes sobre a história.

outlast-aprendendo-os-comandos-iniciaisOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Como sobreviver?

O mais assustador em Outlast não é seu ambiente, mas sim as poucas ferramentas que terá para sobreviver. Sem armas, você poderá apenas correr, pular, se esconder e usar a visão noturna de sua câmera para enxergar no escuro. Ainda assim, há como combinar estas habilidades para sobreviver e detonar o game.

Se esconda sempre que puder

Uma das principais estratégias em Oulast é manter distância dos inimigos ou despistá-los sempre que puder. Você não contará com armas, então precisará estar sempre preparado para evitar os monstros que vão aparecer. Procure por armários, camas e objetos que te ajudem a se esconder. Lembre-se de ficar algum tempo escondido, observando os movimentos dos monstros. Alguns demoram menos e outros demoram mais a sair do local onde você está.

outlast-se-escondendo-embaixo-da-camaOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Poupe as suas baterias

Para enxergar no escuro, você contará com a ajuda da sua câmera filmadora. Com a visão noturna será muito mais fácil ver as criaturas que podem te atacar e, principalmente, encontrar esconderijos para se proteger. Ela será sua principal “arma” durante todo o jogo.

Para não perdê-la, você precisará encontrar baterias ou poupar as suas para não ficar totalmente no escuro. Uma dica é evitar usar a visão noturna em locais mais iluminados, principalmente em seus esconderijos. Para encontrá-las, explore os ambientes do jogo. Mesmo no escuro, as baterias brilham azul e podem ser vistas a distância.

Importante: Sua bateria se esgota apenas ao usar a visão noturna. Sua câmera ligada normalmente não gastará nenhuma bateria, apesar de não ter muita utilidade.

outlast-camera-em-modo-noturno-acabando-a-bateriaOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Quando não o houver jeito, corra o máximo que puder

Em determinados momentos, não será possível se esconder. Nesses casos, use suas habilidades de corrida e salto para escapar o mais rápido que puder. As criaturas virão atrás de você, mas até certo ponto. Procure uma rota e escape do local. Não tente enfrentá-las ou ir ao encontro delas, pois não há como vencê-las.

Uma dica é correr e atravessar obstáculos que vão dificultar a perseguição. O mais importante, seja correndo ou não, é fechar as portas que você abriu. Isso irá atrasar ou despistar as criaturas. Evite salas sem saída ou ficará preso com elas.

Importante: Os sustos em Outlast são realmente espontâneos e pegam os jogadores de surpresa. O problema é que em muitos dos casos, as criaturas não estão perto, e isto engana os jogadores que acabam sendo pegos em armadilhas ao correr automaticamente. Na hora dos sustos, procure um abrigo ou um esconderijo. A partir daí, pare e analise a situação.

outlast-criatura-parada-no-corredorOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Observe, mas sempre de longe

Para encontrar o seu caminho para fora da escuridão, é preciso observar o ambiente. Em Outlast, você poderá controlar a abertura das portas, sendo possível dar apenas dar uma espiadinha na sala seguinte ao invés de abri-la por completo. Uma dica é sempre espiar antes de entrar, principalmente em locais escuros. Fique atento para as criaturas que podem estar após as portas. Espiar ajudará você a se preparar e procurar esconderijos antes de atravessar os locais.

Colete toda a informação que puder

Em Outlast você encontrará documentos e informações que te ajudarão a entender melhor a história, além de encontrar pistas para conseguir objetos chave. Durante os diferentes mapas, você encontrará documentos e pistas que ficarão armazenadas no seu menu. Assista também as cenas que antecedem os acontecimentos.

outlast-documento-em-cima-da-cadeiraOutlast: aprenda a jogar o game de terror para PC e PS4 (Foto: Divulgação)

Se nada der certo, comece de novo

Calma, não se desespere. Caso você não consiga escapar daquela enorme criatura, o jogo disponibiliza uma série de Checkpoints para que você comece novamente. Ao morrer ou ser pego, você poderá retornar a um ponto anterior. Gravar detalhes e o lugar da onde o monstro te atacou é uma boa estratégia caso você precise voltar. Ele repetirá a mesma ação e você poderá passar daquele estágio com mais facilidade.

Na sua opinião, qual o melhor game de terror? Opine no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Moreira
    2014-10-08T11:37:19  

    Voce morre no final...

    recentes

    populares

    • Joao Moreira
      2014-10-08T11:37:19  

      spoiler.

  • Marlon
    2014-03-25T22:48:48  

    Jogo muito bom, peguei de graça na PSNPlus. Joguei pouco pois o medo falo mais alto hahaha

    recentes

    populares

    • Marlon
      2014-03-25T22:48:48  

      haha Somos dois então...to bem no começo do jogo.

    recentes

    populares

    • Marlon
      2014-03-25T22:48:48  

      baixei o jogo pra pc mais o mouse fika girando,o cara fika girando

  • Fausto Florence
    2014-10-09T15:46:46

    Onde eu acho esse jogo para comprar pra computador??!

  • Alex Ribeiro
    2014-03-25T20:00:52

    Melhor Survivor Horror de todos os tempos.....quem ainda não jogou não sabe o que é terror de verdade

  • Emerson Amaral
    2014-03-25T17:34:24

    Também zerei esse game, é sensacional, até na dificuldade Insano. O problema é se vc morrer nessa dificuldade não tem checkpoints, tem que voltar desde o início do jogo. Pensando no final desse jogo, espero que tenha continuação.

  • Joao Silva
    2014-03-25T16:27:03  

    Eu zerei esse game, um dos melhores de terror que ja joguei, só o final que foi meio decepcionante.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-03-25T16:27:03  

      valeu.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-03-25T16:27:03  

      Casablanks kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Thiago Pereira
    2014-03-26T08:04:15

    muito loko!!!!!!

  • Rafael Matos
    2014-03-25T18:07:26

    Melhor Jogo Indie da atualidade.

  • Matheus Castro
    2014-03-25T16:14:21

    eu baixei ele pirata muuito show joguei com meus primos.... só risada

  • Alessandro Quintanilha
    2014-03-25T16:12:29

    Tenho instalado no PC, já levei uns bons sustos, acho que vou voltar a jogar.

  • Augusto Cezar
    2014-03-25T10:22:09

    Perdi a oportunidade de baixar esse game de graça na PSN Plus. Agora é tarde, estão cobrando por ele....