Internet

24/03/2014 09h21 - Atualizado em 24/03/2014 09h21

PowerPoint ou Prezi? Descubra qual o melhor editor de slides no desktop

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Tradicionalmente utilizado para elaborar apresentações em slides, o Microsoft PowerPoint encontrou no Prezi um rival com exatamente a mesma função. O novo competidor chegou com projetos mais dinâmicos e modernos. Mas, qual deses progrmas escolher para seus projetos? Confira o comparativo.

Como importar slides e apresentações do PowerPoint para o Prezi

Prezi x PowerPoint. Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Prezi x PowerPoint. Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)


Lançado em 1990 e atualmente em sua décima quinta versão, o Microsoft PowerPoint é um programa do pacote Office, desenvolvido para Windows, que se consagrou como uma poderosa ferramenta para criar e editar apresentações em slides.

Já o Prezi é um serviço online e gratuito que possui a função de montar apresentações não lineares, acrescentando mais criatividade e inovação aos seus projetos. Desenvolvida em 2009, esta ferramenta funciona por um sistema de compartilhamento por nuvens e está disponível para múltiplas plataformas.

Acesso grátuito – Prezi

Como faz parte do pacote Office, o PowerPoint é um aplicativo que está presente em praticamente todos os computadores que possuem o sistema operacional Windows e o kit de programas. A atualização de sua versão também é muito fácil de ser feita, bastando que o usuário pague a licença e faça download.

Acessível em qualquer PC com o pacote office, o PowerPoint é uma ferramenta já consolidada no mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)Acessível em qualquer PC com o pacote office, o PowerPoint é uma ferramenta já consolidada no mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)

No entanto, caracterizando-se pela a modernidade dos atuais serviços online, o Prezi consegue ser uma ferramenta ainda mais versátil e acessível, possuindo uma versão limitada que é grátis e outra paga que oferece mais recursos de edição e um maior espaço de armazenamento em sua nuvem.

Bastando que os usuários façam um rápido cadastro online, o Prezi pode ser usado de graça o que deixa o PowerPoint para trás nesse quesito, além de poder ser utilizado via web por qualquer navegador, a ferramenta ainda possui aplicativos disponíveis para plataformas Windows, Mac e iOS.

Apresentações criativas – Prezi

Inspirado no conceito de projetos apresentados por sequências de transparências em projetores, o PowerPoint é um software com um estilo mais clássico, que oferece diversos recursos animados para serem inseridos na evolução da apresentação e na transição entre os slides de forma mais tradicional.

Contando com diferentes tipos de modelos, o Prezi é a ferramenta ideal para apresentações não lineares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Contando com diferentes tipos de modelos, o Prezi é a ferramenta ideal para apresentações não lineares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Investindo em projetos elaborados em um conceito não linear, o Prezi permite que seus usuários montem apresentações mais dinâmicas e divertidas, que podem ser como se estivessem em uma espécie de lousa interativa.

Assim, além de mostrar melhor o contexto geral do tema, a evolução das exposições criadas pelo Prezi poderão apresentar mais animações e recursos do que o PowerPoint. No entanto, o planejamento e organização de seus projetos exigem muito mais criatividade e controle de quem está editando o conteúdo.

Apesar da enorme liberdade que o Prezi oferece, o usuário precisa planejar muito bem a organização de seu exposição (Foto: Divulgação/Prezi)Apesar da enorme liberdade que o Prezi oferece, o usuário precisa planejar muito bem a organização de seu exposição (Foto: Divulgação/Prezi)

Upload de mídia – Prezi

Ambas as ferramentas possuem recursos para que seus usuários insiram facilmente textos, fotos, imagem animadas em .GIF, arquivos de áudios e vídeos. Porém, o processo de importação de mídias pelo PowerPoint é limitado e um pouco mais trabalhoso.

O Prezi permite que apresentações em slides do PowerPoint sejam incluídas em seus projetos (Foto: Reprodução/TechTudo)O Prezi permite que apresentações em slides do PowerPoint sejam incluídas em seus projetos (Foto: Reprodução/TechTudo)

Além de possuir comandos mais simples, o Prezi ainda permite que slides do próprio PowerPoint e vídeos do YouTube e sejam incorporados às suas apresentações. No entanto, a conexão com a Internet é fundamental para que estes vídeos sejam executados.

Os projetos – Prezi

Facilitando bastante a sua exposição, todos os trabalhos criados pelo Prezi ficarão armazenados na nuvem da conta do usuário e poderão ser rapidamente acessados, compartilhados em redes sociais e executados online.

Além disso, este editor de apresentações ainda garante que suas apresentações funcionem off-line, permitindo que seus usuários salvem os projetos em arquivos executáveis do tipo .exe ou no formato de leitura .pdf.

Apesar de limitações na importação de novas mídias, o PowerPoint é uma ferramenta extremamente prática e fácil de utilizar (Foto: Reprodução/TechTudo)Apesar de limitações na importação de novas mídias, o PowerPoint é uma ferramenta extremamente prática e fácil de utilizar (Foto: Reprodução/TechTudo)

Quanto aos projetos de PowerPoint, apesar de também poderem ser salvos em .pdf, grande parte das opções de exportação se limitam a versões de .ppt, .xml e outros formatos compatíveis com o pacote Office.

O efeito sobre a audiência – empate

Apesar de ambas as ferramentas possuírem propostas bem diferentes na montagem de apresentações, o público-alvo que assistirá à exposição é um importante fator a se levar em consideração.

Assim, o PowerPoint poder ser o editor ideal para apresentar palestras com assuntos mais lineares e objetivos, permitindo que o usuário faça uma análise mais profunda sobre as etapas de um processo através da sequência de slides. Voltado para um público mais tradicional, acostumado aos slides.

Gerando apresentações em forma de lousas interativas, o Prezi é uma ferramenta moderna e bastante eficiente (Foto: Divulgação/Prezi)Gerando apresentações em forma de "lousas interativas", o Prezi é uma ferramenta moderna e bastante eficiente (Foto: Divulgação/Prezi)

Já as apresentações em Prezi são recomendadas para temas mais abrangentes, que misturem múltiplos assuntos e que exponham um quadro geral amplo e variado, em que seja necessário voltar a determinados slides com rapidez. Como os projetos tem um formato mais moderno e dinâmico, o usuário precisa estar atento à sequência de “zooms” da exposição, evitando que a audiência fique confusa ou dispersa. É ideal para temas mais jovens e com mais recursos audiovisuais.

Conclusão – Prezi

Há mais de 20 anos no mercado, o PowerPoint ainda é uma das ferramentas mais confortáveis e fáceis de utilizar. Suas apresentações em formato de slides são ideais para projetos com conteúdos objetivos, e a enorme força da plataforma Windows ainda garante que seus arquivos sejam executados em grande parte dos PCs.

Onde buscar informações técnicas do Prezi? Comente em nosso Fórum.

No entanto, o Prezi pode ser considerado melhor do a ferramenta da Microsoft, pois além de oferecer recursos mais modernos e bem integrados aos serviços online, o usuário poderá utilizá-lo gratuitamente e acessar seu conteúdo de qualquer lugar.

A facilidade para importar mídias, permitindo até que slides do PowerPoint sejam inseridos, colocam o Prezi em posição superior, que prioriza a liberdade criativa, pode ser utilizado de maneira prática e intuitiva e agiliza o compartilhamento de suas apresentações. Mas, comece com paciência. A interface do Prezi pode ser bem diferente do que está acostumado e confundir no início do precesso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares