Câmera

23/03/2014 15h20 - Atualizado em 23/03/2014 16h44

Quais as diferenças entre câmeras mirrorless e point and shoot?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Tanto as câmeras mirrorless quanto as point and shoot são compactas e mais baratas que as DLSRs. Por isso, muitas pessoas se confundem e não sabem as diferenças entre elas. Para tirar estas dúvidas e te ajudar a escolher qual tipo de câmera comprar, o TechTudo lista as principais características de cada modelo.

Confira dicas para filmar e fotografar sem tremer

Mirrorless vs. point and shoot  (Foto: Reprodução/hypebeast)Câmeras mirrorless vs. câmeras point and shoot (Foto: Reprodução/hypebeast)


A principal característica de uma mirrorless é que ela não possui espelho na sua parte mecânica, diferentemente das point and shoot. Em vez disso, elas têm o sensor exposto a todo momento, o que impede a utilização do visor ótico para captura da imagem. Essa propriedade obriga o uso dos visores de LCD ou EVF para tirar fotos, ao mesmo tempo que reduz a vida útil do sensor.

Por outro lado, a ausência de espelhos possibilita seu peso e dimensões reduzidas, ainda que mantenham a qualidade e recursos de uma DSLR. As mirrorless também possuem lentes intercambiáveis, razão pela qual são conhecidas como híbridas. A facilidade para a troca de lentes é a principal vantagem sobre a point and shoot, por isso mesmo ela só vale a pena caso você pense em comprar esse tipo de acessório.

Os preços variam muito conforme as especificações da máquina. A Sony NEX 5N, com 16,1 megapixels, sensor CMOS de 28,12 mm, velocidade do obturador de 1/4000 – 30 e 25.600 de ISO custa, atualmente, cerca de US$ 1.052 (aproximadamente R$ 2.470). Há modelos como a Olympus OM-D E-M10, com características gerais um pouco mais modestas, a US$ 700 (R$ 1.600).

Sony-Cyber-shot-RX100Point and Shoot Sony Cyber-shot RX100 (Foto: Divulgação/Sony)



As point and shoot, por sua vez, são indicadas para quem quer dar um upgrade na qualidade das fotografias em relação às tiradas com smartphones. Elas são geralmente mais baratas que as mirrorless, mas não possuem lentes intercambiáveis nem vêm com tantos recursos.

Outra desvantagem é terem obturadores mais lentos, o que não é significativo para fotógrafos amadores, mas impraticável para profissionais. Sua tela de LCD na parte traseira serve tanto como visor para captura de imagens como visualizador das fotos já tiradas.

Quer dicas para comprar câmera digital semi-profissional? Veja no Fórum do TechTudo.

Apesar disso, modelos mais recentes trazem funcionalidades avançadas, como conectividade Wi-Fi e NFC, encaixe para flash externo e gravação de vídeo em HD. Um exemplo é a Sony Cyber-shot RX100 II, que custa aproximadamente US$ 650 (R$ 1.520). Versões menos recentes, como a Canon S11, costumam girar em torno de US$ 300 (R$ 700).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilbur
    2014-03-23T21:41:59  

    Jornalista CARIOCA. Isso explica o monte de asneiras escritas nessa matéria...

    recentes

    populares

    • Wilbur
      2014-03-23T21:41:59  

      Rodrigo Banho, meu sertanejo está incomodando seu funk ostentação de pobre? FDSE.....

    recentes

    populares

    • Wilbur
      2014-03-23T21:41:59  

      Auto lá! Primeiro de tudo vcs tinham que ser proibidos de colocar sobrenomes em estilos musicais... sempre vcs os assassinam. Funk. Ponto. O que vcs fazem é assassinar uma cultura. Saudações cariocas, de bem com a vida, de bem com os olhos e recepcionando de braços abertos a todos que queiram curtir esse paraíso brasileiro.

  • Luciana Carvalheira
    2014-03-24T13:59:28

    Gostaria de corrigir meu comentário, PERFEITO e' o comentário do José Rando! :p

  • José Rando
    2014-03-23T17:05:15  

    Os vendedores de equipamentos precisam extinguir o termo "semiprofissional". Profissional ou amador é quem opera a câmera. Os equipamentos podem ser simples ("point and shot") ou complexos (DLSR c/ operação manual). Profissional é aquele que tem conhecimento sobre fotografia e é remunerado por serviços prestados. Portanto, "semiprofissional" é um termo mais mais apropriado para um ser humano estagiário de fotografia, e não para um equipamento comum com adição de algumas funções tecnológicas.

    recentes

    populares

    • José Rando
      2014-03-23T17:05:15  

      Perfeito!

  • EDSON KAYANO
    2014-03-24T08:40:53

    Que LIXO de reportagem...

  • Marcos Andrade
    2014-03-24T08:26:47

    Nossa que matéria ruim, quem não entendia de fotografia continuou sem intender e com a dúviada de qual máquina comprar, kkkkkk

  • Luciana Boueri
    2014-03-24T00:46:39  

    Tem muita gente que acredita que depois da compra da refinaria de Pasadena, a produção do pré-sal aumentou.

    recentes

    populares

    • Luciana Boueri
      2014-03-24T00:46:39  

      Luciana, entendo sua revolta mas foque no assunto desta matéria e vá reclamar do governo nas matérias específicas. É chato sabe?

  • Ricardo Barreira
    2014-03-24T08:02:23

    no primeiro parágrafo diz DLSR e um pouco mais a baixo DSLR...

  • Fred Azevedo
    2014-03-24T07:55:46

    Nossa. Essa matéria era para explicar alguma coisa? Que ridículo. Essa jornalista tava chapada. Só pode.

  • Reginaldo Vieira
    2014-03-24T07:15:09

    "Jornalista carioca. Passo os dias entre elaboração de pautas, revisão de textos e consumo de cerveja, porque, afinal, ninguém é de ferro". Essa é a frase do perfil dessa moça! Pelo que parece, a única coisa que ela fez nessa matéria foi consumir cerveja.

  • Luis Leite
    2014-03-24T03:40:38

    Vou morrer e não vou ver tudo. Quem escreveu esta matéria não sabe a diferença entre um hidrante e uma bicicleta.

  • Itamar Silva
    2014-03-24T01:51:22

    Pelo amor de Deus, da próxima vez que forem publicar alguma matéria de câmeras, principalmente diferença entre DSLR x point&shoot, dêem a tarefa à alguém que pelo menos estude um pouco mais de fotografia antes de publicar, ou pelo menos consulte um fotógrafo, amador mesmo, mas que gosta realmente de fotografia.

  • Felipe C
    2014-03-24T00:10:41

    Acho que nunca li tanta coisa errada numa materia. DSLR tem dois tipos de sensores, full-frame (a partir de $1600) e Crop-Factor (a partir de $400). Já as point&shoot tem sensores muito pequenos, o q limita muita muito a qualidade da foto. O tamanho do sensor eh essencial para uma foto com qualidade. Alem disso, a conveniencia dos smartphones, com cameras cada vez melhores, esta matando o mercado de cameras point&shoot. Para se juntar a qualidade de uma DSLR (com sensores crop-factor), e um tamanho proximo das point&shoots, foram lancadas as mirrorless. Simple assim.

  • Jorge Rocha
    2014-03-23T23:36:52

    Ser acionista da Petrobrás ou ter uma mulher igual a Dilma? Você decide.....

  • Ney Pedra
    2014-03-23T23:11:50

    Por vez essa coluna não esclarece sobre o assunto, é tipo o ajuda do windows. Sejam objetivos e claros, só isso.

  • El Hefe
    2014-03-23T22:47:23

    Fiquei sem saber ainda as diferenças.

  • Pedro Baneiro
    2014-03-23T22:22:57

    essa materia so pode ter sido escrita por uma analfabeta funcional, pq o q tem de besteira aqui prova q ela nao sabe o q le e escreve!!

  • Anibal Nakagawa
    2014-03-23T21:53:12

    Raquel Freire, vc diz que as mirrorless não possuem o espelho e por esse motivo o sensor tem uma vida útil inferior as DSRL?!? Mesmo sem o espelho, os sensores ficam atrás e cobertas pela cortina do diafragma (controle da velocidade) e não ficam expostas direta com a luz! Tome cuidado no que escreve, pois em sua posição profissional o mais grave não é a gafe cometida, mas sim as informações erradas passadas para o leitor em que o mesmo poderá ter um prejuízo enorme na hora da escolha e compra! Se não entende do assunto não faça a matéria!!!

  • Eduardo Menezes
    2014-03-23T21:40:38

    Nossa, eu parei na primeira linha! "blá blá blá mais baratas que as DLSRs"??? Gostaria de saber o que é uma DLSR? Talvez seja alguma novidade que só a Raquel conhece...

  • Carlos Reis
    2014-03-23T19:37:05  

    Vendo uma smart camera da samsung NX1000 por 800 Reais, moro na Inglaterra mando para o Brasil quem quiser comprar vai no youtube e procura infoinglesa

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2014-03-23T19:37:05  

      É né...... ahã.....

  • Gato Bermuda
    2014-03-23T18:21:51  

    Para os profissionais eu indico a Tekpix.

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-03-23T18:21:51  

      Cara , eu tenho uma Tekpix desde 2006 e estou muito satisfeito! Ela foi usada para fotografar e filmar todo o meu casamento em alta definição. Com ela, tenho recordação do nascimento dos meus 3 filhos. E nossa viajem para Iguabinha no carnaval de 2009 então ! Fotos maravilhosas com cores mais nítidas não existem !

    recentes

    populares

    • Gato Bermuda
      2014-03-23T18:21:51  

      Qual é o modelo da sua? Eu tenho uma TKPX D600 e , um camarada meu, o China, tá pedindo só , 300 merréis numa TKPX 5D Mark III para comprar o modelo novo que estão anunciando na TV. Ele aceita oferta.

  • Ivan Kuseck
    2014-03-23T21:04:42

    kkkkkkkkkkkkk... pegadinha TechTudo

  • Carlos Silva
    2014-03-23T20:11:31  

    Claramente a Raquel não intende de câmeras.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2014-03-23T20:11:31  

      e claramente você não " entende" nada de português.

  • José Santos
    2014-03-23T20:43:55

    No perfil ela escreveu "Jornalista carioca. Passo os dias entre elaboração de pautas, revisão de textos e consumo de cerveja, porque, afinal, ninguém é de ferro.".Acho que pra essa matéria ela inverteu a ordem .

  • Roberto Weyzek
    2014-03-23T19:48:18

    A 5D MarkII é uma point and shot? Para escrever sobre algo é preciso estudar e entender do assunto, copiar e colar da web merece demissão!

  • Marcos Auffinger
    2014-03-23T19:24:11

    Pois é, depois de tanta crítica, espero que melhorem nos próximos textos e não usem este espaço só pra encher linguiça.