GPS

11/03/2014 09h19 - Atualizado em 15/03/2014 07h02

Quando é necessário atualizar o seu GPS?

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Aparelhos de GPS são uma das maiores comodidades dos dias de hoje, com eles você não precisa mais decorar mapas intrincados ou estudar uma região antes de visitá-la. Para usuários de carro ou moto, o GPS é uma das maiores ajudas para que você chegue nos lugares nas cidades que não conhece.

Se você é um usuário frequente do seu GPS, atualizar os seus mapas pelo menos uma vez por semestre soa como uma boa ideia. Deixar seu aparelho sincronizado com os novos sentidos das estradas, novas construções, atualização dos nomes das ruas e outros pontos de interesse. Apesar disso já ser razão o suficiente, o TechTudo preparou uma pequena lista com os cinco principais motivos para se atualizar o seu GPS.

Conheça o “GPS Essentials”

A Garmin é uma das líderes do mercado de GPS e oferece atualizações gratuitas para seus usuários (Foto: Divulgação)A Garmin é uma das líderes do mercado de GPS e oferece atualizações gratuitas para seus usuários (Foto: Divulgação/Garmin)

1. Salve Tempo

Qualquer pessoa nos dias de hoje vive uma luta constante contra o tempo. Qualquer atraso na sua vida diária é razão suficiente para justificar uma atualização de seu aparelho de GPS. Com ela você não perderá tempo para encontrar aquele novo estádio de futebol da cidade, ou o endereço de seu médico que decidiu se mudar para uma rua nova ou, ainda, como se guiar no centro da cidade uma vez que todas as ruas mudaram de sentido (como aconteceu no Rio de Janeiro em 2014).

2. Salve combustível

Pelo mesmo princípio de salvar tempo, ainda que muitos GPS exijam pagamento na hora de serem atualizados, eles normalmente compensam seu preço em combustível poupado. A maioria dos aparelhos de hoje, te avisam até mesmo de grandes canteiros de obra, evitando ao máximo que o seu carro fique preso com o motor ligado em trânsitos gigantescos. Além de evitar que você pegue caminhos alternativos muito piores economicamente.

3. Segurança

Hoje em dia você nem precisa comprar um aparelho específico e pode usar o GPS do celular (Foto: Divulgação)Hoje em dia você nem precisa comprar um aparelho específico e pode usar o GPS do celular (Foto: Divulgação)

No Brasil, utilizar aparelhos de GPS mais antigos pode ser um problema, pois eles não têm como evitar passar por regiões consideradas mais perigosas. Por mais que algumas empresas possam te dar a liberdade para acrescentar esse tipo de informação, ela certamente não é a regra. Apesar disso, ter um GPS atualizado também te ajuda a não precisar parar em uma parte vazia da cidade que você não está familiarizado para descobrir o caminho, especialmente em horários pouco convencionais.

4. Evite dor de cabeça

Estima-se que ocorram quase um milhão de alterações nos mapas entre um ano e outro de seu GPS. O conteúdo alterado não vale a pena somente para se localizar em estradas, mas também para encontrar estabelecimentos e serviços. O restaurante que você foi não aceita cartão? Descubra aonde é o caixa eletrônico mais perto. O seu hotel fica em uma parte vazia da cidade? Ligue o GPS e dirija até o restaurante mais próximo de você e assim por diante.

Qual é a sua marca preferida de GPS? Opine do Fórum do TechTudo.

Como atualizar seu GPS?

Quase todos os aparelhos de DVD e vídeo para carros vem com GPS nos dias de hoje (Foto: Divulgação)Quase todos os aparelhos de DVD e vídeo para carros vem com GPS nos dias de hoje (Foto: Divulgação)


Existem basicamente três maneiras de atualizar seu aparelho de GPS, todas elas são bem simples. A primeira delas é através de um cabo USB. Conecte seu GPS no seu computador com acesso à Internet e deixe que o aparelho lhe guie no resto do processo de atualização. A segunda forma, mais complicada, é para aparelhos que usam cartão SD como meio de atualização. Coloque o cartão em um leitor, siga as instruções do manual do seu GPS e baixe as atualizações diretamente para o cartão. Por fim, não é incomum hoje em dia encontrar aparelhos que possuem Wi-Fi, desta maneira, use o próprio menu na tela do seu GPS para fazer as atualizações uma vez que você esteja conectado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares