Computadores

21/04/2014 07h00 - Atualizado em 21/04/2014 07h00

10 mitos e verdades sobre o computador; acabe de vez com as dúvidas

Karla Soares
por
Para o TechTudo

O uso cada vez mais frequente do computador torna sua operação cercada de mitos e algumas verdades. A quantidade de ícones no desktop, uso repetido do botão reset ou acionamento constante da função hibernar fazem parte da lista de dúvidas recorrentes dos usuários de PCs. O TechTudo preparou uma lista com 10 perguntas e te mostra o que é verdade e o que é mito em relação aos PCs.

Como desentupir um cartucho de impressora? Conheça soluções e os riscos

Mitos e verdades sobre os computadores pessoais (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Mitos e verdades sobre os computadores pessoais (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Resetar o PC várias vezes seguidas estraga a máquina?

VERDADE – O botão reset deve ser usado quando apenas quando o computador der algum tipo de erro ou problema como a tela azul e o congelamento completo do sistema. Usar o recurso quando o PC estiver funcionando normalmente pode ocasionar falha de memória, além de corromper o HD e resultar na perda de dados. É aconselhável que a máquina seja sempre desligada por meio do comando do sistema operacional.

O botão reset só deve ser usado em caso de travamentos (Foto: Reprodução/Jeremygreenlive.com)O botão reset só deve ser usado em caso de travamentos (Foto: Reprodução/Jeremygreenlive.com)


Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento?

VERDADE – A placa de vídeo é o equipamento responsável por atualizar as informações constantes na tela do PC. Ocorre que quanto mais itens ocuparem espaço na área de trabalho, maior será o tempo que o equipamento levará para mostrar novas informações em tela.

Além de lentidão, dependendo do número de ícones, podem ocorrer travamentos. Muitos itens no desktop também evidenciam a probabilidade de se ter mais programas instalados no PC. Isso também pode ocasionar lentidão. Portanto, fique sempre aos programas que instala no PC e, de preferência, escolha a opção para não instalar ícones no desktop durante o processo.

 Deixar o PC para hibernar não implica em gasto de bateria (Foto: Reprodução/Henrique Duarte) Deixar o PC para hibernar não implica em gasto de bateria (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

É ruim deixar o estabilizador ligado?

MITO – Não existem restrições ou mesmo recomendações sobre deixar o estabilizador sempre ligado. O que você deve levar em consideração ao manter o aparelho funcionando sem interrupção é que o consumo de energia de sua residência vai aumentar. Em decorrência disso o valor da conta de luz também ficará maior. Outro fator a considerar é que o estabilizador dissipa calor durante sua operação. Portanto, a temperatura do ambiente onde o aparelho está instalado tende a aumentar.

Olhar para a luz do mouse óptico pode atrapalhar a visão?

Genius Cam Mouse All-in-One (Foto: Karla Freire/ TechTudo)Luz do mouse não causa danos à visão humana; mas não é recomendado emitir a luz diretamente nos olhos (Foto: Karla Freire/ TechTudo)


MITO – O mouse óptico tradicional possui uma luz LED vermelha que capta os movimentos do aparelho fazendo-o funcionar. Esse tipo de luz não possui força suficiente para causar danos à visão humana. Contudo, a longa exposição do olho humano a luz LED – ou a qualquer outro tipo de luz, mesmo a do sol – não é recomendada por médicos oftalmologistas.

Deixar o notebook hibernando em vez de desligá-lo estraga?

MITO – A função de hibernação permite retomar o notebook – com programas em execução e janelas do navegador de Internet – do ponto onde estava antes. Não há problema algum em deixar o computador hibernando e a função também não consome bateria do notebook.

Dependendo do número de programas e páginas abertos deixados antes da hibernação, pode ser que o aparelho demore a ser retomado do ponto onde parou. Ainda assim, a função é útil para quem utiliza o notebook com frequência e precisa acessar rapidamente programas, documentos e outros arquivos.

Ao montar seu PC não esqueça de reservar espaço para que o ar circule e a máquina não superaqueça (Foto: Pond5)Ao montar seu PC não esqueça de reservar espaço para que o ar circule e a máquina não superaqueça (Foto: pond5)

É preciso deixar um espaço entre o monitor, o CPU e a parede?

VERDADE – A exemplo dos estabilizadores, os PCs dissipam calor quando estão ligados. Por isso é necessário que haja espaço – mesmo pequeno – para a ventilação de equipamentos como o gabinete e o monitor. O ideal é que o ambiente onde os aparelhos estão instalados seja arejado e permita a circulação de ar.

Posso usar o computador quando chove?

VERDADE – O Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entretanto, apesar da alta
incidência de raios e descargas elétricas, é possível usar o computador quando chove.

Descargas elétricas colocam em risco o funcionamento de aparelhos eletrônicos (Foto: pond5)Descargas elétricas colocam em risco o funcionamento de aparelhos eletrônicos (Foto: pond5)


O ideal é que as tomadas da residência tenham aterramento elétrico, o que permite
a dissipação do excesso de energia no caso de fortes descargas elétricas impedindo que o aparelho seja afetado. Além disso, utilize sempre filtros de linha, estabilizadores e nobreaks para atenuar as variações elétricas e picos de energia. No caso específico de notebooks, é aconselhável que o usuário utilize o equipamento com a bateria – sem plugá-la à rede elétrica.

Deixar a bateria descarregar completamente antes de carregar de novo?

MITO – A maioria dos notebooks funciona com baterias de íon-lítio ou polímero de lítio que possuem grande capacidade de armazenamento de energia. Descarregar
completamente a bateria para só assim dar nova carga pode encurtar a vida útil do equipamento. As baterias de íon-lítio dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Assim, o usuário pode plugar o equipamento ao carregador antes que a bateria chegue ao fim.

Quebrar o terceiro pino da tomada danifica o PC?

MITO – O pino terra serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e faz parte do novo padrão brasileiro de tomadas. Remover o pino
expõe o computador a variações de cargas, mas não danifica diretamente o computador.

Remover o pino terra pode expor a máquina altas cargas elétricas (Foto: Allan Mello/TechTudo)Remover o pino terra pode expor a máquina altas cargas elétricas (Foto: Allan Mello/TechTudo)


Ainda que o PC seja protegido por um estabilizador é importante manter a tomada com o terceiro pino, que ajuda a diminuir o risco de curtos e choques. Caso as tomadas de sua residência ainda não sejam adaptadas ao novo padrão, você pode comprar adaptadores que tenham entrada para o terceiro pino.

Desligar o PC direto do botão estraga a máquina?

MITO – Desligar o PC direto no botão não estraga a máquina se este procedimento não for rotineiro. Já vimos que o uso contínuo do botão reset pode causar danos ao HD e fazer com que você perca os dados armazenados. O mesmo acontece com o uso contínuo do botão de ligar e desligar o PC.

Só desligue a máquina abruptamente se precisar limpar a memória RAM ou se o computador travar. Prefira sempre o desligamento orientado pelo sistema operacional e, se a utilização do reset se tornar necessária com frequência, é hora de averiguar a situação do PC.

Qual impressora com melhor custo benefício? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Silva
    2014-04-22T18:28:30  

    Ligar o PC na voltagem 115 num estabilizador 230 pode aumentar a performace do computador ?

    recentes

    populares

    • Gustavo Silva
      2014-04-22T18:28:30  

      Talves até demais kkk

    recentes

    populares

    • Gustavo Silva
      2014-04-22T18:28:30  

      Com certeza, e pra aumentar ainda mais a potência do processador, você pode deletar a pasta "system32" localizada no Disco Local>Windows>system32. Ele fica em ponto de bala.

  • Pepeu
    2014-04-21T19:48:37  

    e essa parada de passar o grafite do lápis na parte dourada da memoria ram quando esta começa a falhar...funciona mesmo?

    recentes

    populares

    • Pepeu
      2014-04-21T19:48:37  

      Amigo, passe borracha, mas não se esqueça de passar um pano após a borracha. A borracha é isolante elétrico e os resíduos que ela solta, pode causar mal contato. Então passe a borracha para limpar e em seguida passe um pano seco para retirar os resíduos da borracha.

    recentes

    populares

    • Pepeu
      2014-04-21T19:48:37  

      A melhor coisa é passar álcool isopropílico... A borracha funciona também, mas ao esfregá-la na memória você gerará uma quantidade significativa de eletricidade estática, podendo encurtar a vida útil dos componentes, ou até (em casos raros), danificar algum. WD40 também funciona... mas o álcool é mais fácil de encontrar e mais barato (em minha cidade custa de 2 a 3 reais o vidro de 100ml, que dá pra limpar um caminhão de memórias). Ah, para comprar procure uma loja de componentes eletrônicos.

  • Gabriel Rocha
    2016-04-25T15:01:24  

    Tenho que desligar meu laptop direto no botão sempre, ja que o Windows 10 sempre trava

    recentes

    populares

    • Gabriel Rocha
      2016-04-25T15:01:24  

      Você deve desabilitar a opção de desligamento hibrido no painel de controle -> energia. Muitos laptops não possuem compatibilidade com esse recurso.

  • Vinicius Holub
    2016-06-18T21:27:15

    Só esqueceu de citar o quão prejudicial é a utilização de estabilizadores junto ao computador. Principalmente se usar fonte de PFC ativo..

  • Marcos Pilat
    2014-04-21T20:46:34

    E o Hispasat já está funcionando????

  • Marcos Feitosa
    2014-04-21T11:37:36  

    Só um único comentário: quando o repórter falou que o estabilizador "DISSIPA" calor, e ainda confirmou a informação dizendo que o ambiente ficará mais quente. Acho que ele não sabe o significado da palavra "dissipar". Então vai aí: "dissipar" = Ocasionar o desaparecimento de; desaparecer ou desaparecer-se; dispersar-se: o vento dissipou a chuva; a tempestade estava perto de se dissipar. Então, quando falamos em "DISSIPAR O CALOR" estamos falando em "acabar com o calor". PÔ!

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2014-04-21T11:37:36  

      Dispersar(-se), espalhar(-se): O vento dissipou as nuvens. Com o raiar do sol dissiparam-se as névoas. vtd 2 Fazer desaparecer ou cessar: A luz dissipou a escuridão. vpr 3 Apagar(-se), desaparecer, cessar: Dissiparam-se as trevas. Aos poucos dissipa-se a saudade. vtd 4 Destruir: Dissipar um obstáculo. vtd 5 Desperdiçar, esbanjar: Em um ano dissipou a fazenda. Dissipou em prodigalidades a fortuna. vtd 6 Esgotar por excessos: Dissipar as forças.

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2014-04-21T11:37:36  

      Dissipa o calor do aparelho onde ele é gerado e não do ambiente.

  • Jair Ladeira
    2014-04-21T12:54:20  

    Deixar o notebook cair no chão é prejudicial ou não tem problema?

    recentes

    populares

    • Jair Ladeira
      2014-04-21T12:54:20  

      kkkkkk legal...

    recentes

    populares

    • Jair Ladeira
      2014-04-21T12:54:20  

      Esse tipo de aparelho, costuma a ter uma certa resistência a quedas leves. Eu mesmo já dei uns 3 tombos feios no meu notebook e ele tá firme e forte. O grande problema é com o HD, este é muito sensível a quedas quando está operando. Ou seja, se seu notebook estiver desligado, possivelmente só vai arranhar, mas se estiver ligado, as chances de vc ferrar seu HD é grande, mesmo em pequenas quedas.

  • Joao Neto
    2014-04-21T18:16:15  

    Descarregar completamente a bateria pode encurtar a vida útil. Nossa, que besteira. kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-04-21T18:16:15  

      Pode sim, ao descarregar totalmente a bateria é possível que nas próximas cargas ele não carregue completamente.

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-04-21T18:16:15  

      Corrigindo, o texto não explicou direito. As baterias de LITIO, trabalham com ciclos de carga e descarga. Imagine que uma bateria normal tenha 500 ciclos. Cada vez que vc deixa seu notebook/celular ( qualquer aparelho que use LITIO), descarregar completamente, você gastou 1 ciclo. É assim que funciona.

  • Osvaldo Araujo
    2014-04-21T20:40:00  

    Convém lembrar que o pino de aterramento só será útil, se a sua rede elétrica dispuser de rede de aterramento. Caso contrário, não protegerá de nada. Servirá apenas pra preservar a polaridade da rede elétrica com o seu equipamento.

    recentes

    populares

    • Osvaldo Araujo
      2014-04-21T20:40:00  

      De fato, a maioria das construções atuais não tem esse aterramento na tomada, aterramento este que se encontra na caixa central.

  • Alfredo Filho
    2014-04-21T20:35:27  

    Dá pra usar o computador sem o monitor e sem o teclado??????? Aguardo e obrigado pela atenção!

    recentes

    populares

    • Alfredo Filho
      2014-04-21T20:35:27  

      É possível sim. Desative o checkup na BIOS para teclado, e login automático no sistema operacional. Muitos servidores de rede, que distribuem a Internet como se fosse um roteador, sao assim (Windows server com RRAS)

    recentes

    populares

    • Alfredo Filho
      2014-04-21T20:35:27  

      Verdade, servidores em geral não tem nem ambiente gráfico. Você pode usar um computador como RDP ( Remote Desktop ), muito bom para parques com maquinas muito modestas, então usa-se um computador com bastante recurso para servir estas máquinas. entre outras utilidades. então, para suas respostas, sim, não só possível, como se usa esse método muito mais que que vc imagina.

  • Rodrigo Hardy
    2014-04-21T23:58:41  

    Esta matéria foi simplesmente ridícula. Mitos e Verdades. Um monte de informações desencontradas e contraditórias. Algumas informações estão corretas, mas a maioria está equivocada. Múltiplos Resets podem danificar o sistema operacional, e só. Múltiplos ícones deixam o sistema operacional mais lento se, e somente se, não houver recurso de hardware suficiente. As atuais fontes internas dos computadores substituem qualquer estabilizador. Desligar computador no botão só não estraga o sistema operacional se ele for apertado uma vez e soltado logo em seguida, se o sistema não estiver travado. Vlw!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Hardy
      2014-04-21T23:58:41  

      No caso do botão desligar, quando vc aperta, o sistema recebe um comando da placa mãe para desligar, o resultado é o mesmo se usasse o botão iniciar. A não se caso você pressione o botão por 6 ou 8 segundos, ai sim, a placa mãe desativa de forma forçada, ai não pode.

  • Felipe Medina
    2014-04-21T23:17:35  

    Um dica pra quem usa note e quer prolongar a vida útil da bateria: Tem duas coisas que viciam a bateria, guarda-la descarregada ou mante-la ligada à energia por muito tempo, então após carrega-la totalmente, retire a ateria e guarde-a para usar quando estiver longe de tomadas.

    recentes

    populares

    • Felipe Medina
      2014-04-21T23:17:35  

      isso eu devo discorda, hoje em dia com esses notebooks modernos não existe mais essa que se deixar na tomada vicia, é ate aconcelhavel deixar na tomada, porque quando ela atingir 100% ela não carrega mais, e quando for usar fora da tomada ela ta 100% carregada, o que pode diminuir a vida util dela, é você carregar toda vida..evite ficar tirando da tomada e pondo para ter uma vida util maior da bateria..

    recentes

    populares

    • Felipe Medina
      2014-04-21T23:17:35  

      Juliano, exatamente. Mas parece que é difícil tirar esses "mitos" da cabeça do povo rs

  • José Maranhão
    2014-04-22T02:25:18  

    PS: Lembrem-se que deixar o PC hibernando não tem problema, mas fazer isso com um notebook e transportar ele pode SIM causar problemas, o HD tem um tipo de agulha que faz a leitura do disco, caso vc utilize transporte no Brasil(que as ruas e rodovias tem mts buracos e desnivelamentos) podem fazer com que o HD seja danificado, lembrando que isso em HD normal, caso seja SSD(solid state) não há problema nenhum.

    recentes

    populares

    • José Maranhão
      2014-04-22T02:25:18  

      Mas o PC quando entra em hibernação ele DESLIGA. Porém mantem tudo que está aberto em uma arquivo chamado "hiberfil.sys". E ao ligar o Sistema irá ler este arquivo e recuperar o estado anterior ao desligamento. O que se deve evitar é movimentar o computador quando ele está em SUSPENSÃO, pois nesse caso, o computador está ligado, mas em modo de energia máxima.

  • Wilson Santos
    2014-04-22T08:23:08  

    Sou técnico e discordo de uma das afirmações: Pode utilizar sim a CPU durante uma tempestade, raio não entra somente pela rede elétrica, eu mesmo perdi um Phenon X4 por queda de raio e veio pela linha telefônica, estrupiou o modem do Speedy e torrou a CPU, só o monitor se salvou, e olha que eu sou chato em questão de rede elétrica aterrada.

    recentes

    populares

    • Wilson Santos
      2014-04-22T08:23:08  

      Guilherme Mesqui Para ocorrer uma descarga elétrica é necessário que a eletricidade seja conduzida para algum lugar, pode ser a terra, portanto o ar não é condutor e sim um isolante, quando a energia rompe o isolamento é que acontece a descarga eletrica, caindo no chão, em arvores, em para-raios, etc... A descarga eletrica pode ser comparada a um curto circuito, ou seja, um positivo e um negativo deve se encostar ou romper o isolamento entre eles, se o ar fosse condutor estavamos todos f*d1d0s.

    recentes

    populares

    • Wilson Santos
      2014-04-22T08:23:08  

      Justamente Ricardo Hack. Me confundi. O ar realmente não é condutor e sim isolante. Uma descarga elétrica é tão forte que rompe o isolante, se tornando assim, um condutor. Mais ou menos isso! Não tem como explicar apenas com uns 500 caracteres! kkkkkk

  • Gilson Pereira
    2014-04-26T01:10:15

    parabéns, isso sim é uma matéria útil.

  • Rafael Oliveira
    2014-04-21T14:12:04  

    Isso é uma matéria ??? Deveria ser escrita por um profissional

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2014-04-21T14:12:04  

      Rafael Oliveira ... tb achei ela meia lerda... mas pq os mongois kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2014-04-21T14:12:04  

      Rafael, não precisa ser agressivo, eu só fiz uma crítica ao site do Baixaki por ser, em muitas matérias, sensacionalista. Sobre sua crítica ao TechTudo, eu não posso concordar nem discordar, mas as matérias aqui postadas me pareceram um pouco mais realistas do que as postadas no Baixaki. Sobre o seu ataque a credibilidade do TechTudo, receio que os editores do TechTudo são diferentes dos de sites como Ego e fofocas em geral.

  • Gilberto Filho
    2014-04-22T00:42:30  

    Usar meu PC para acessa a Deep Web pode ser prejudicial à ele ?

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2014-04-22T00:42:30  

      Deep Web tem mais virus e mais trojans, se você souber navegar e utilizar bom anti-vírus não tem problema algum.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2014-04-22T00:42:30  

      Para acessar a Deep você tem que ter um bom firewall, o comodo é um deles, só não tente ficar baixando muitos arquivos, o fato de você navegar por la não tem problema o problema é que você pode encontrar coisas desagradáveis.

  • Alfredo Filho
    2014-04-21T20:18:54  

    Dá pra usar o computador sem o monitor???????

    recentes

    populares

    • Alfredo Filho
      2014-04-21T20:18:54  

      Sim. Você pode usar qualquer TV com entrada HDMI.

    recentes

    populares

    • Alfredo Filho
      2014-04-21T20:18:54  

      Palhaço!!!!!!

  • Elton John
    2014-04-21T15:41:46  

    É preciso deixar um espaço entre o monitor, o CPU e a parede? monitor CRT tudo bem, nao pode deixar nada em cima deles, pois ele tem uma ventilacao de ar em cima dele, agora os novos monitores de LED e LCD nao necessitam de espaco / Sobre o gabinete (eles disseram cpu) esta certo é necessario ter um espaco para ventilacao da fonte que fica normalmente atras dele, ou deixa o gabinete de lado para circulacao maior de ar

    recentes

    populares

    • Elton John
      2014-04-21T15:41:46  

      Doeu ler CPU como referência ao monitor

    recentes

    populares

    • Elton John
      2014-04-21T15:41:46  

      Elton John , então coloca a sua saia atrás do monitor LCD e me diz depois se com o tempo não queima. E mais ,CPU é somente o processador (Intel, AMD,VIA etc.. .. Gabinete ou torre é outra coisa,é a caixa que abriga a mobo, fonte e a própria CPU.

  • Renato Porfirio
    2014-04-21T22:45:02

    nossa.. nao acredito que li isso "Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento?" verdade!! quanto lixo em uma mesma materia!! Da onde tiram isso ? Informaçoes de icones, escritos e afim são calculos em 2d, em termos de processamento isso é algo insignificante! Outra.. que a quantidade de programas instalado nao afeta o desempenho, o programa estar instalado e nao estar aberto somente vai estar ocupando espaço no HD, logo o mesmo nao vai estar usando o processador e por esse motivo nao tem relação com afetar o desempenho do sistema!! Isso é logico!! Algo que nao vemos por essas materias!

  • Wagner Mansur
    2014-04-21T21:45:52  

    QUER A VERDADE E SEM MITOS OU LENDAS, QUER UM SISTEMA QUE NÃO PEGUE VÍRUS E SEJA ABSOLUTAMENTE ESTÁVEL, COMPRE UM MAC E SE ESQUEÇA DEFINITIVAMENTE DO WINDOWS ! USEI DOS E WINDOWS POR MUITOS ANOS E PROGRAMEI BASTANTE EM LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL E ALGUMAS DE BAIXO NÍVEL ATÉ...... MEXER EM UM MAC ! É DEFINITIVO E NUNCA MAIS VAI QUERER VOLTAR PARA O PC CAPENGA E SEU SISTEMA POBRE !

    recentes

    populares

    • Wagner Mansur
      2014-04-21T21:45:52  

      Fanboy... Desde o windows 7 a microsoft tem acertado e estabilizado. Windows 8 é ainda melhor. Nunca tive travamento com esses dois sistemas. Uso Mac no trabalho e PC em casa, hoje em dia, Mac é só ligeiramente melhor e dezenas de vezes mais caro.

  • Wagner Mansur
    2014-04-21T22:00:14

    DÊ AQUI UM "POSITIVO" PARA MAC E.... TELA AZUL NUNCA MAIS !

  • George Martins
    2014-04-21T21:44:44

    ponha a CPU na geladeira vai refrigerar melhor e aumentar a vida util do processador

  • Rudinei
    2014-04-21T21:27:18

    Primeiro fui dar uma olhada nos comentários para ver se mais alguém notou o mesmo que eu, mas nessa matéria a palavra DISSIPAR foi utilizada duas vezes de forma incorreta. Nem PC, nem Estabilizador dissipam calor como dito, eles GERAM calor a definição de DISSIPAR é "v.t.d e v.pron. Ocasionar o desaparecimento de; desaparecer ou desaparecer-se;", e os dois aparelhos citados fazem exatamente o contrário de DISSIPAR, eles GERAM calor. De resto é como um amigo comentou o terceiro pino da tomada só serve em caso de haver aterramento na residencia, em não havendo não serve para nada.

  • Wilson Gomes
    2014-04-21T20:51:31

    Borrife limonada no interior de seu PC funcionando que ele vai ficar novinho!