Internet

10/04/2014 14h04 - Atualizado em 10/04/2014 15h13

Como acelerar o carregamento de vídeos no YouTube desativando DASH

 Wallace Moté
por
Para o TechTudo

Os vídeos do YouTube parecem carregar lentos para boa parte dos usuários desde que o Google fez uma atualização incluindo o modo DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP) no player. O DASH divide o arquivo em blocos que são carregados individualmente, ocasionando uma lentidão na experiência do usuário. Ao pular para um trecho ao final, ainda não carregado, ou retroceder algum trecho no início, nota-se uma demora para ver as imagens e a barra de carregamento não anda.

Dica: baixe vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

Tela do YouTube, site de vídeos do Google (Foto: Pond5)Desative o DASH no YouTube para acelerar o site de vídeos do Google (Foto: Pond5)


O efeito é pior para usuários que possuem conexão de Internet lenta. Para resolver esse problema, confira o tutorial, utilizando o YouTube Center, para dar adeus ao método DASH de carregamento.

Passo 1. Antes de mais nada o usuário deve ter algum dos navegadores suportados pelo plugin, são eles: Google Chrome*, Mozilla Firefox, Opera, Safari e Maxthon;

*Usuários do Google Chrome precisarão instalar manualmente o plugin, já que ele não está disponível na Chrome Web Store. Para fazer isso, basta acessar a central de extensões do Chrome no endereço "chrome://extensions/" e arrastar o arquivo de instalação da extensão para o navegador.

Passo 2. Faça o download do YouTube Center no TechTudo Downloads;

Passo 3. Instale o plugin correspondente ao seu navegador e abra a página do YouTube. Em seguida, note que aparecerá uma engrenagem ao lado da opção de upload de vídeos. Clique no ícone e depois selecione “Configurações do YouTube Center” para acessar ferramentas no site de vídeos;

Clique na engrenagem e depois em "Configurações do YouTube Center" (Foto: Reprodução/Wallace Moté)Clique na engrenagem e depois em "Configurações do YouTube Center" (Foto: Reprodução/Wallace Moté)


Passo 4. Clique na aba lateral “Player” e desmarque a opção “Reprodução DASH”;

ytb-center-2Na aba "Player" desmarque a "Reprodução DASH" no YouTube (Foto: Reprodução/Wallace Moté)

Passo 5. Basta fechar as configurações e assistir vídeos sem ter que esperar tanto para  carregarem.

Assista aos seus vídeos sem a reprodução DASH com melhor velocidade no YouTube (Foto: Reprodução/Wallace Moté)Observe a barra de carregamento nas duas imagens, com DASH e sem no YouTube (Foto: Reprodução/Wallace Moté)


Faça um teste do antes e depois e compare a barra de carregamento de um vídeo do YouTube rodando no modo DASH e no modo sem o DASH, com o YouTube Center. O progresso é maior e mais rápido usando o plugin. Gostou? Saiba do que o YouTube Center é capaz; conheça dez outras funções.

Como resolver problema com flash no YouTube?
Veja dicas no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rick Pumpinho
    2015-04-10T08:37:40

    ESSE PROGRAMA NAO AJUDA EM NADA E NEM EXISTE A OPÇAO AQUI CITADA. AO TENTAR USAR AS OPÇOES, O PROGRAMA ABRE DIRETAMENTE NA PÁGINA DO YOUTUBE ONDE NAO EXISTE ESSA OPÇAO.

  • Marvin Silva
    2014-04-10T14:35:33  

    Olá Wallace Moté. Primeiramente obrigado pelo post, não sabia que era possível tal mudança. E agora um alerta, o link para baixar o programa esta errado, ele leva para o "You Tube Video Center", onde na verdade o programa desejado é o "You Tube Center", Obrigado!

    recentes

    populares

    • Marvin Silva
      2014-04-10T14:35:33  

      obrigado pelo aviso, foi corrigido, mas aconselho a baixar direto do site da desenvolvedora, pois o da chrome store não funciona

  • Rodrigo Nascimento
    2014-04-10T21:20:07  

    Corrigindo: a extensão já esta disponível naChrome Web Store

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nascimento
      2014-04-10T21:20:07  

      correto! mas como o chrome é deles ne! entao ja deram um jeitinho de nao fazer mais funcionar! ele nao abre as config do youtbe center la na engrenagem!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nascimento
      2014-04-10T21:20:07  

      o da chrome store não funciona, tem que baixar o do site da fabricante!

  • Barao Que
    2014-04-14T16:10:37  

    Fiz o download do plugin e instalei no firefox... me loguei no youtube e nas configurações só aparece configurações do youtube ...não aparece configurações do you tube center na aba...

    recentes

    populares

    • Barao Que
      2014-04-14T16:10:37  

      o mesmo acontece com o chrome!! a google ja deve ter dado um jeito nisso e de ter desabilitado essa opçao para nos mortais hehehe

    recentes

    populares

    • Barao Que
      2014-04-14T16:10:37  

      só baixar a versão direto do site da fabricante que resolve o problema ;)

  • Alessandro Sanz
    2014-04-11T17:03:44

    so funciona no firefox

  • Luiz Junior
    2014-04-11T09:41:21

    Achei que pra ver vídeos no Youtube sem travar era ter uma conexão rápida de internet.

  • Ivonei Nunes
    2014-04-11T08:26:00

    como que faz para tablets samsung galaxy?

  • Pepeu
    2014-04-11T01:04:42

    que beleza!! pq minha net é discada 56 kbps. Espero que funcione.

  • Rodrigo Pedro
    2014-04-10T22:42:11

    Eu também sei como, só ter uma internet boa, ter um pc que nao seja da marca da joinha, pronto dificil né

  • Roger Araya
    2014-04-10T22:22:02

    Uma dica; fuja do VIVO SPEEDY.

  • Amarildo Souza
    2014-04-10T21:25:09

    não deu nada certo aki ...

  • Tede Junior
    2014-04-10T20:21:24

    esse negocio de acelerar o desempenho é tudo Blá,Blá,Blá.......,coloca uma GVT de 50 MB em diante,que ate a tela do seu monitor vai querer correr tbm de tanta rapidez,é um pouco salgado o preço mas a vale pena,Adeus a tudo lento!!!!!!!!!!!

  • Div Moura
    2014-04-10T19:52:58

    Outra dica; Contrate um bom serviço de Internet.

  • Joel Simon
    2014-04-10T17:47:29

    A extensão não funciona, não aparece quando acesso o you tube

  • David Silva
    2014-04-10T16:04:40

    Melhor ativar o HTML 5, já usei o You Tube Center a única coisa boa é que tira as publicidade, sim acelera os vídeos, mas tem muitas falhas, as vezes graves e compromete toda a página do youtube tornando mais lento não o carregamento do vídeo em si mais a pagina, comentários, outros vídeos etc... HTML 5 é melhor por ser mais estável, infelizmente não retira publicidades, tem um desempenho semelhante ao YouTube center.

  • Arthur Vieira
    2014-04-10T15:44:48

    Pessoal do TecnoBlog já postou isso um bom tempo atrás.

  • Andre Reis
    2014-04-10T15:45:15

    Funcionou. Porém o programa se chama Youtube Center. O link que está no artigo está errado.