Internet

25/04/2014 07h20 - Atualizado em 25/04/2014 07h20

Como compartilhar trechos de mapas do Google com links curtos e embedar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google Maps é certamente o serviço de mapas virtuais mais popular do mundo, por isso é comum que usuários desejem compartilhar rotas personalizadas com amigos. O recurso é muito útil para divulgar a localização de uma festa, um negócio ou da própria casa. Porém, o link original da página é muito longo e, por vezes, é mais prático utilizar links curtos do Google. Com eles, é possível compartilhar URLs que ocupam pouco espaço, ideal para redes sociais como Twitter e Facebook

Veja como usá-los no Google Maps.

Google Street View agora pode voltar no tempo; veja antes e depois de lugares

Google Maps (Foto: Divulgação/Google Maps)Google Maps: veja como compartilhar partes de mapas com links curtos (Foto: Divulgação/Google Maps)


Há usuários que preferem usar a versão antiga do Google Maps, seja porque se sentem mais à vontade com a interface clássica ou por ela dar mais destaque aos pontos de interesse. Apesar de haver o chamado Novo Google Maps, o modo de compartilhamento de rotas segue o mesmo padrão; veja.

Usando o Novo Google Maps

Passo 1. Acesse a versão mais recente do Google Maps e insira uma rota no campo de busca da página. Inclua ponto de partida e de chegada para obter um trajeto no mapa;

Busque uma rota (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque uma rota no Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique no ícone de engrenagem no rodapé do site;

Abra as opções do Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as opções do Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha "Compartilhar e Incorporar Mapa";

Clique no link indicado na imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no link indicado na imagem no Google Maps para incorporar e compartilhar mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na aba "Compartilhar link", marque a caixa de seleção "URL curto";

Não esqueça de marcar a opção de link curto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Não esqueça de marcar a opção de link curto no Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Agora, basta copiar o link e colar em qualquer rede social para compartilhar. No Twitter, por exemplo, que só aceita até 140 caraceteres por post, a URL curta do Google do nosso exemplo tomou somente 23 caracteres, sobrando outros 117 para escrever uma mensagens para os seguidores;

Compartilhe por e-mail ou em redes sociais, como o Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compartilhe o trajeto do Google Maps por e-mail ou em redes sociais, como o Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Para incorporar, basta escolher a segunda aba na janela de compartilhamento do Google Maps. Selecione o tamanho do mapa na lista ao lado e copie o código caso a pré-visualização mostre o mapa incorporado desejado.

Escolha o tamanho do mapa que deseja incorporar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o tamanho do mapa que deseja incorporar o mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usando o Google Maps Clássico

Passo 1. Abra o Google Maps clássico e faça a busca usando o campo à esquerda da tela;

Faça a busca de rota na versão antiga (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça a busca de rota na versão antiga do Google Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique no ícone de "corrente" no topo do menu lateral;

O botão de compartilhamento é mais visível no Maps antigo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)O botão de compartilhamento é mais visível no Maps antigo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Marque a caixa de seleção "URL curto", copie e cole o link para usar no e-mail ou em redes sociais;

Copie o link encurtado e cole onde quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie o link encurtado do Google Maps e cole onde quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na mesma janela, copie o código de incorporação para embedar a rota buscada no Maps em seu site ou blog. Repare que, como o Google Maps clássico não oferece vários tamanhos de mapa para incorporação, um eventual redimensionado deverá ser feito diretamente no código, modificando os valores ‘width’ e ‘height’.

Na versão antiga só há uma opção de tamanho de mapa para embed (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Na versão antiga só há uma opção de tamanho de mapa para embedar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora você já sabe como compartilhar rotas personalizadas no Google Maps em qualquer lugar usando links encurtados, além de obter os códigos de embedar de mapas para seu site ou blog. Um dica é usar links encurtados sempre logado com sua conta Google, assim poderá obter um histórico cronológico dos links e dados de acesso na página inicial do encurtador do Google (goo.gl).

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Henriques
    2014-04-25T08:59:38  

    Embedar????? Pelo amor de Deus! Vamos falar Português!!! Nossa língua é riquíssima. Está faltando dicionário em casa? Eu ajudo. No lugar de "embedar" você poderia dizer, a depender do contexto, "embutir", "incorporar", "inserir", "introduzir" e por aí vai...

    recentes

    populares

    • André Henriques
      2014-04-25T08:59:38  

      Incorporar seria o mais correto e, de certa foram, entendível.