Internet

30/04/2014 07h50 - Atualizado em 02/05/2014 09h19

Como melhorar a qualidade de vídeos que você publica no Facebook

Lu Fávero
por
Para o TechTudo

Compartilhar vídeos com qualidade no Facebook pode ser mais simples do que você imagina. Esqueça as gravações com imagens de qualidade fraca e áudio abafado. Seguindo as dicas abaixo, o usuário da rede social poderá divulgar em sua timeline vídeos mais bonitos e melhor ajustados para a plataforma.

Marcação de fotos no Facebook; lista tem dez dicas e truques

Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)Melhore a qualidade dos seus vídeos no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)


Primeiro, prepare o arquivo de vídeo que você quer publicar. O Facebook recomenda que seu vídeo tenha as seguintes características:

1) Formato – H.264 com áudio AAC nos formatos MOV ou MP4;
2) Largura – seu vídeo não deve ter mais do que 1280 pixels;
3) Proporção (aspect ratio) – tente manter a proporção do vídeo em múltiplos de 16px;
4) Quadros por segundo (framerate) – 30 fps é o ideal (e o máximo);
5) Áudio – Estéreo, em 44,100hz.

Conseguir essas características não é complicado: é necessário um software de edição de imagem qualquer, como o iMovie (Mac) ou o Windows Movie Maker (Windows). Conversores de vídeo, como o Format Factory ou o Any Video Converter também dão conta do recado.

No tutorial, usaremos o Any Video Converter, disponível para baixar grátis no TechTudo Downloads.

Passo1. Abra o programa e adicione um vídeo. Para incluir direto do YouTube escolha  "Adicionar URL";

Clique em adicionar vídeo ou Adicionar URL para selecionar o arquivo. (Fotos: Reprodução/ Lu Fávero)Clique em adicionar vídeo ou Adicionar URL para selecionar o arquivo. (Fotos: Reprodução/ Lu Fávero)

Passo 2. Selecione o formato de saída, clicando em “Selecionar perfil de saída”;

Para selecionar o perfil de saída,  clique na área ao lado do botão Converter agora. São diversas opções de formato disponíveis. Certifique-se de selecionar alguma em .mp4 (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)Para selecionar o perfil de saída, clique na área ao lado do botão "Converter agora". São diversas opções de formato disponíveis. Certifique-se de selecionar alguma em .mp4 (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)

Passo 3. Em ajustes básicos, configure o tamanho e a proporção do vídeo. Depois clique em opções de vídeo, abaixo de ajustes básicos. Aqui, o usuário vai configurar formato, proporção e fps;

Em codificador de vídeo, escolha o formato H.264. Lembre-se também de ajustar o número de Frames, que idealmente é igual a 30. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)Em codificador de vídeo, escolha o formato H.264. Lembre-se também de ajustar o número de Frames, que idealmente é igual a 30. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)


Passo 4. Clique em configurações de áudio, abaixo do configurações de vídeo. Aqui, configure a frequência (44.100hz) e o tipo de saída (AAC). Clique em converter agora para gerar seu vídeo;

Clique em converter agora (botão azul) para gerar seu vídeo. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)Clique em converter agora (botão azul) para gerar seu vídeo. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)

Depois, publique seu vídeo:

Passo 1. Acesse o Facebook. Localize, na sua Linha do Tempo, a opção de postar fotos ou vídeos;

Clique em compartilhar foto/ vídeo para iniciar o processo de compartilhamento. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)Clique em compartilhar foto/ vídeo para iniciar o processo de compartilhamento. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)

Passo 2. Selecione o arquivo que deseja compartilhar;

Selecione o arquivo que você deseja compartilhar. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)Selecione o arquivo que você deseja compartilhar. (Foto: Reprodução/ Lu Fávero)

Passo 3. Quando o seu vídeo estiver pronto, com o formato adequado e editado, clique em Publicar. Agora, é só esperar as curtidas e comentários.

Como tirar vírus do Facebook? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Keila
    2015-09-01T11:43:13

    boa dica