01/04/2014 17h41 - Atualizado em 01/04/2014 17h41

Como proteger seu MacBook em caso de perda ou roubo

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

A perda de um computador é uma situação bastante delicada. Na maioria das vezes, o maior problema não é o dano material, mas a quantidade de informações e documentos importantes que estavam armazenados no computador. Se você já passou por isso, sabe como é desagradável saber que um desconhecido pode ter acessado seus arquivos pessoais. Siga as dicas abaixo e veja como proteger seu MacBook em caso de perda ou roubo.

‘Caixinha mágica’ entrega até 12 horas de bateria para notebooks da Apple

main-macbook (Foto: main-macbook)Veja como proteger seu Macbook em caso de perda ou roubo (Foto: Divulgação/Apple)


Para evitar que seus dados sejam acessados por estranhos, existem alguns cuidados que todo usuário de computador portátil pode tomar, como definir uma senha de usuário e encriptar o disco. No caso dos computadores da Apple, existe ainda a possibilidade de localizá-lo remotamente e colocar uma senha no firmware do Mac, evitando que o computador seja formatado.

Desative o login automático

Por padrão, o Mac OS X exige que o usuário defina uma senha – que também é usada para instalar alguns aplicativos ou fazer modificações importantes no sistema. Entretanto, existe a opção de ativar o login automático, que não requer sua senha ao ligar o computador ou sair do modo de espera.

Passo 1. Para desativar o login automático, abra as configurações do Mac. Você pode acessá-las no menu da maçã, clicando em “Preferências do Sistema”;

Acessando as configurações do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando as configurações do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela de configurações, abra “Usuários e Grupos”;

Janela de configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Janela de configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Clique em “Opções de Início” e, em seguida, sobre o cadeado no canto inferior esquerdo da janela. Digite sua senha para desbloquear as opções;

Clique sobre o cadeado para desbloquear as configurações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre o cadeado para desbloquear as configurações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, em “Início de sessão automático”, certifique-se de que a opção “Desativado” esteja selecionada;

Desativando login automático (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desativando login automático (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Volte a janela de preferências do Mac e abra “Segurança e Privacidade”. Na guia “Geral”, configure como “imediatamente” em “Exigir senha depois do repouso ou ao iniciar a proteção de tela” – ou deixe com o menor tempo possível.

Configurando de repouso e proteção de tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando de repouso e proteção de tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative o Buscar Meu Mac

Outro recurso importante de segurança é o localizador. O sistema da Apple conta com uma solução da própria empresa, também conhecido como ‘Buscar Meu Mac’. O recurso permite localizar o computador remotamente, enviar mensagens, emitir sons ou apagar seus dados assim que o Mac se conectar à Internet.

Passo 6. Para configurar o "Buscar Meu Mac" ou verificar se o recurso está ativado, nas configurações do sistema, clique em iCloud;

Acessando as configurações do iCloud (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando as configurações do iCloud (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Se você não configurou uma conta do iCloud na primeira vez que ligou seu Mac, entre com endereço de e-mail e senha. Caso ainda não tenha se registrado, crie uma conta gratuitamente;

Entre com sua conta do iCloud (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Entre com sua conta do iCloud (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Verifique se a opção “Buscar Meu Mac” está habilitada. Caso não esteja, ative-a clicando sobre a caixa de seleção à esquerda. O recurso precisa ter acesso à sua localização para funcionar. Quando questionado sobre isso, clique em “Permitir”;

Ativando o recurso Buscar Meu Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando o recurso 'Buscar Meu Mac' (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Para localizar um MacBook perdido ou acessar as outras opções do "Buscar Meu Mac", acesse sua conta no site do iCloud.

Coloque senha no firmware

A senha do firmware serve para impedir que terceiros tenham acesso às opções de recuperação do seu Mac e reinstalem o sistema. Para ativá-la, é necessário possuir um pen drive de boot com o instalador do Mac OS X. Saiba como criar um pen drive de instalação.

Passo 10. Com o pen drive conectado, inicie o MacBook com a tecla “Option” pressionada. Para mais detalhes, veja esse tutorial;

Mantenha a tecla Option pressionada ao ligar o MacBook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Mantenha a tecla Option pressionada ao ligar o MacBook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Use o mouse ou as teclas direcionais para selecionar o disco “Install OS X Mavericks” e pressione “Enter” em seguida;

Selecione o pen drive de instalação do OS X durante o boot (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione o pen drive de instalação do OS X durante o boot (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Quando a instalação do Mac OS X carregar, no menu “Utilitários”, abra “Utilitário de Senha de Firmware”;

Tela de instalação do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Tela de instalação do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Clique em “Ativar Senha do Firmware”;

Configurando senha de firmware do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando senha de firmware do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 14. Digite uma senha e a confirme no campo logo abaixo. Em seguida, clique em “Definir Senha”;

Escolha uma senha e confirme (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Escolha uma senha e confirme (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Por fim, clique em “Encerrar Utilitário de Senha de Firmware” e reinicie o computador. Agora, quando precisar reinstalar o Mac OS X, você precisará entrar com essa senha. Portanto, é importante que você a memorize ou anote em um local seguro.

Finalizando o assistente de senha de firmware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Finalizando o assistente de senha de firmware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative a criptografia de disco

Com as senhas de usuário e do firmware ativadas, dificilmente seus dados serão acessados através do próprio Mac. No entanto, eles estão desprotegidos e podem ser visualizados através de outro computador, bastando remover o HD do seu MacBook e conectá-lo a um PC. Para evitar que isso aconteça, ative a criptografia de disco.

Passo 16. Nas configurações do sistema, abra o item “Segurança e Privacidade”;

Configurações do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurações do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 17. Na guia “FileVault”, clique sobre o cadeado, no canto inferior esquerdo da janela, e entre com a senha da sua conta de usuário. Em seguida, clique em “Ativar o FileVault…”;

Desbloqueando configurações de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desbloqueando configurações de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 18. Uma chave reserva será gerada. Ela serve para recuperar seus arquivos caso esqueça sua senha. Clique em “Continuar”;

Chave de segurança para desbloquear seus arquivos caso esqueça sua senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Chave de segurança para desbloquear seus arquivos caso esqueça sua senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 19. Você terá a opção de enviar a chave à Apple. Caso precise recuperá-la, você deverá entrar em contato com o suporte e responder às três perguntas de segurança escolhidas;

Caso queira, envie sua chave de segurança à Apple (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Caso queira, envie sua chave de segurança à Apple (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 20. Finalmente, clique em “Continuar” para ativar a encriptação do disco. Será necessário reiniciar o computador para que o sistema dê início ao processo de criptografia, que pode demorar algumas horas dependendo do tamanho do seu HD.

Qual notebook é melhor para rodar programas de edição de imagens? Opine no Fórum do TechTudo.

Reinicie o computador para criptografar o HD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Reinicie o computador para criptografar o HD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com todos os recursos de segurança ativados, dificilmente algum estranho terá acesso aos seus dados ou conseguirá usar seu MacBook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares