16/04/2014 11h10 - Atualizado em 16/04/2014 11h10

Confira as melhores dicas para quem deseja comprar um smartphone novo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Comprar um smartphone novo pode ser uma tarefa complicada. O que levar em conta antes de adquirir um? Para ajudar os usuários nessa tarefa, o TechTudo listou oito detalhes aos quais o consumidor deve se atentar nas análises de aparelhos. Saiba quais são:

Veja também; descubra qual smartphone tem desempenho ideal para você

Moto X e Moto G lado a lado: usuário da Nextel terão uma ajuda a mais quando estiverem descobertos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O que se deve levar em conta na hora de escolher um smartphone? (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


Preciso de um? 

A primeira questão é: o usuário necessita, realmente, de um smartphone novo? Para aqueles que utilizam o smart apenas para fazer e receber chamadas, comprar um aparelho com a variedade de funções que as novidades do mercado apresentam não é a melhor opção. Já os que precisam de uma conexão à Internet só para verificar e-mails e acessar redes sociais podem priorizar um modelo mais em conta. Não é preciso gastar mais de R$ 2 mil em um top de linha.

Portanto, não compre um smartphone só porque “é moda”. Veja se você realmente vai ter uma utilização frequente dos recursos que ele tem. Opte por um aparelho que combine as funcionalidades que você precisa com um preço que caiba no seu bolso.

Marca

Todas as marcas top, como Apple, Samsung, LG e Nokia, têm aparelhos de qualidade – e em diversas faixas de preço. A variedade de gadgets no mercado é grande, e o que mais tem que ser levado em consideração neste ponto é o suporte das companhias no país, além, é claro, dos recursos extras que cada marca tem como diferencial. 

iPhone 5 já foi superado pelo iPhone 6 como o smart da Apple mais esperado nos últimos anos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 5 é um aparelho da Apple que roda iOS (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)



Por exemplo: a Nokia tem câmeras PureView de alta qualidade, a Samsung vários apps pré-instalados, a Apple um sistema operacional exclusivo e por aí vai. Pesquise bastante sobre isso, e os detalhes das assistências técnicas de cada marca. Este é um ponto fundamental para o usuário levar em consideração antes de comprar um gadget.

Sistema operacional

Há três sistemas operacionais dominantes no mercado: Android, iOS e Windows Phone. O Android é o mais popular, o iOS é exclusivo da Apple e o Windows Phone tem um ponto forte na integração com o Windows para computador. Cada plataforma possui um lado positivo e um negativo.

S5 e iPhone 5S representam briga Android e iOS (Foto: TechTudo)S5 e iPhone 5S representam briga Android e iOS (Foto: Arte/ TechTudo)

O Android conta com serviços do Google, variedade de aplicativos e muitas opções para a personalização. Porém, peca na segurança e deixa o usuário mais exposto a possíveis vírus. O iOS tem o iTunes, conteúdo variado para a reprodução multimídia e proteção ao usuário, mas é pouco customizável. Por fim, o Windows Phone tem o visual bonito e sincronização com serviços Microsoft, mas demora para receber novos apps.

Tela

As telas grandes são tendência no momento, mas é preciso pensar em detalhes como: para que você vai utilizar o gadget? Para trabalhar com digitação, por exemplo, as telas maiores são melhores, pois o teclado fica maior. Para jogar, ler livros, e assistir aos seus vídeos, idem. Porém, para usar apenas redes sociais, e-mail e apps básicos, não é preciso.

Versão mini do LG G2 chegou com um hardware mais modesto que seu irmão mais velho (Foto: Luciana Maline/ TechTudo) (Foto: Versão mini do LG G2 chegou com um hardware mais modesto que seu irmão mais velho (Foto: Luciana Maline/ TechTudo))O LG G2 possui uma tela grande e com boa definição (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


Com qualidade, é basicamente a mesma coisa. Quanto mais alta for a definição, melhor o telefone será para os aplicativos mais exigentes, vídeos e leitura. Vale lembrar também que uma resolução Full HD é melhor em uma tela de 4 polegadas do que em uma de 5 – pois ele terá melhor densidade de pixels por polegada.

Qual é o melhor smartphone à venda? Descubra no Fórum do TechTudo

Performance

O processador, a memória RAM e o espaço para armazenamento de arquivos são dados fundamentais para analisar-se a performance de um aparelho. Estas informações devem ser sempre pesquisadas. Mas, assim como em todos os quesitos anteriores, tudo vai ser dependente do seu perfil de uso.

Um processador quad-core, memória RAM de 2 GB e espaço de armazenamento de 32 GB é uma configuração básica para rodar tudo o que você precisar. Para quem quer um uso mais básico, um processador dual-core, com 1 GB de RAM e 16 GB para armazenar arquivos está de bom tamanho. Procure gadgets com slots para cartões microSD.

Câmera

Não caia na armadilha de olhar apenas os megapixels de uma câmera. Procure saber também quais os modos de disparo que ela possui, o tipo de flash utilizado e recursos como panorâmica, HDR, detecção de rostos e outros. Além disso, não deixe de checar informações sobre a qualidade de vídeo. Estabilizadores de imagem são recomendados.

Lumia 1020 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Lumia 1020, da Nokia, possui a câmera top do mercado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Acessórios

Muitos smartphones têm acessórios vendidos separadamente que os tornam ainda mais completos. Carregadores sem fio, controles para transformá-los em videogames, lentes para serem adicionadas à câmera, capas com bateria extra e muito mais. Confira se seu próximo telefone terá compatibilidade com acessórios como estes.

Valor

Pesquise. Use sites de buscas de preços para avaliar o melhor preço possível para um aparelho. Além disso, verifique nas operadoras de telefonia móvel o quanto ele pode ser mais barato se adquirido em um plano da empresa. Assim, você conseguirá economizar, pagando menos do que nas versões desbloqueadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Justo
    2014-04-16T22:31:28  

    Por isso é gostoso ter dinheiro. Você vai na loja, tem alguém olhando com vontade tu vai e compra e deixa a pessoa babando... O mais gostoso é sair com o Melhor celular da Loja mexendo pra pessoa ver que vc tem e ela não e ai ela não tem como comprar. Aiaiai, esse pessoalzinho do Moto G jamais saberão o que é um Iphone 5s ou um Galaxy S5... Eu tenho os dois, pois não dependo do Brasil pra lançar, eu compro com Cartão International Gold...

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2014-04-16T22:31:28  

      primeira coisa que fiz com o iphone 5 , comprei uma capa para tampar a marca , agora a proxima coisa 5 meses depois achar uma assiste4ncia tecnica , porque onde ja liguei nem é assistencia , terceira comprar outro telefone , porque eese apple ai é so preço , o meu aquece ao carregar , aquece ao falar ,aquece ao usar , e a bateria nao dura nada !!! entao , so ilusao !!!! ( e o pior que comprei de tanto me encherem dizendo que ia ficar mega satisfeita !!!)

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2014-04-16T22:31:28  

      Aí sai da loja tirando onda com a pessoa que não tem condições de comprar um cel.. caro , quando chega na rua vem um pivete todo sujo e te assalta kkkkkkkkkkkkkkkk, e lá se vai toda sua banca de riquinho babacão .

  • Edson Matos
    2015-10-15T22:47:53

    concordo que o moto g é realmente um ótimo celular e relativamente barato.

  • Ciro
    2015-05-24T08:10:04

    Olá! Estou querendo comprar um celular. Já olhei alguns celulares! Vamos la o preço que quero o celular e até 1600 reais, com bateria durável e rápido! Com um processador rápido, Câmera, e principalmente wi-fi, 4g, duplo chip e Bluetooth . Estou em duvida entre os da Samsung Que são o A5 , E5 e o S5 são bem parecidos, mais não sei qual devo escolher? Ou se vocês tiverem uma ideia melhor do que esses mencionados estou aceitando novas sugestões.

  • Decio Mota
    2014-04-16T22:50:44  

    TechTudo, refaça a matéria e inclua a Motorola e Sony.

    recentes

    populares

    • Decio Mota
      2014-04-16T22:50:44  

      Lenovo também kkkk

    recentes

    populares

    • Decio Mota
      2014-04-16T22:50:44  

      Concordo, tem muita gente que vai atras dessas marcas.

  • Jessica Carvalho
    2014-04-21T13:11:56

    tem um site que mostra se o preço do produto desejado realmente baixou, tudo com gráficos e fotos. visite o bezoo . com . br

  • Tiago Oliveira
    2014-04-16T19:38:21  

    Meu LUMIA 820 é mais que perfeito! Não troco WP por ios ou android...

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2014-04-16T19:38:21  

      O WP provavelmente é o mais seguro, levando em conta que é o que tem menos usuários... O que leva o Android a ser o SO Movel mais vulnerável! O meu é IOS, é o sistema que mais me agrada, o que não precisa ser necessariamente o melhor... É o melhor pra mim, por ser na minha opnião o SO mais instável! O IOS é diferente pra cada aparelho, da maneira que deixa o celular mais leve, e com respostas mais rapidas e sem travamentos... Mais qualidades e defeitos todos os Sistemas tem, vai te cada um o que mais lhe agrada!

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2014-04-16T19:38:21  

      Pra quem sabe mexer com o WP, não tem o pq sair dele. Já tenho WP a mais de ano e nunca tive problemas com travamentos e muito problemas com aplicativos. Uma lista enorme de aplicativos como o android tem, porém vc não usará nem 0,0003% desses aplicativos. É fácil assim pra WP tbm, é só lançar milhões de aplicativos imprestáveis que assim terá uma vasta lista tbm. Porém, ela opta pelos melhores aplicativos, fazendo dela a MELHOR! Agora o lançamento LUMIA 930...é pra acabar com a concorrência...

  • João Neto
    2014-04-17T09:16:02

    To bem com meu Note 3!

  • Thiago Mascarenhas
    2014-04-17T08:47:42  

    Tinha um Iphone 4s vendi por 1.050 e comprei um Moto G, a diferença é mt grande o Moto G é mt superior a o Iphone, começando pela bateria que dura de 07:00 até as 20:00, é um aparelho de R$ 600,00 que vale no mínimo uns 1.000,00.

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2014-04-17T08:47:42  

      Também tinha um Iphone 4s e comprei um Moto G, melhor coisa que fiz até hoje. Pensa num aparelho que não da trabalho e funciona certinho. O único detalhe que faltou nele é cartão para memória externa, mas é um mero detalhe já que ele vem embarcado 8 ou 16 Gigas. Recomendo!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2014-04-17T08:47:42  

      É isso ai, já tive vários Iphones.... agora estou com um Moto G feliz da Vida. Sem frescuras, sem apps ridículos, boa resolução, faz tudo q preciso (nem preciso usar mais o computador, com o Iphone sempre usava para sincronizar com o Itunes)....É Android sim, IOS é mais seguro, mas não é tão funcional. Iphone é só status. Tive por ser um bom celular, mas hj em dia não compensa pagar horrores a um celular bom. O MOTO G veio para configurar um novo mercado. É o q esperamos: Ótimos smartphones, preço acessível (mesmo no Brasil).

  • Maxwell Mendes
    2014-04-17T09:08:23

    Pra quem procura um aparelho de entrada, recomendo o Nokia Lumia 520, esta saindo a 320 reais a vista nos grandes sites, ótimo aparelho, atualizável pra wp8.1, foi eleito o melhor smart baixo custo do mundo!

  • Leonardo Silva
    2014-04-17T08:37:38

    sony xperia L, muito bom, otima camera com definição em hd, dual core, 1 gb de ram, e muito mais pelo site casas bahia( fique atento as promoçoes, duram ulguns dias) de 799,00 caiu para 594,00.

  • Mauro Lopes
    2014-04-16T22:17:46  

    Na boa, Moto G é muito bom paguei menos de 600 pilas depois que achei no ( bezoo . com . br )

    recentes

    populares

    • Mauro Lopes
      2014-04-16T22:17:46  

      um aparelho muito bom mesmo

  • Diego Silva
    2014-04-17T08:19:45

    LG G2 é uma ótima opção

  • Carlos Porto
    2014-04-17T06:41:36

    Recomendo o Nokia Lumia 1520

  • Mauro Lopes
    2014-04-17T04:10:39

    Encontrei outra promocao no ( bezoo . com . br ) e acabei comprando o Sony Xperia Z1 por 1600 reau mesmo.

  • Leonardo Souza
    2014-04-17T02:10:47

    O MEU E UM IMPORTADO (CHING LING) PARECE COM OGALAXI S3 SO PARECE POR QUE NO RESTO ELE CHEGA NEM PERTO SE DEUS QUISER VOU POSSUIR UM CELULAR MELHOR UM DIA.

  • Exodo Silva
    2014-04-16T19:12:56  

    Ja reparei que a Techtudo nunca fala dos smartphones da Sony. Sera porque?

    recentes

    populares

    • Exodo Silva
      2014-04-16T19:12:56  

      são top

    recentes

    populares

    • Exodo Silva
      2014-04-16T19:12:56  

      Comprei há uns 6 meses o SONY ZQ C6503 e não tenho do que reclamar, pelo contrário. O aparelho é excelente, nunca travou, é grande sem ser imenso, roda tudo o que preciso e ainda "serve como telefone".

  • José Silva
    2014-04-17T01:37:08

    NEXUS 5

  • Marcelo Favareto
    2014-04-17T00:39:04

    eu comprei um Blu life play X o preço muito bom e o aparelho é excelente, processador quad core 1.5, tela 4.7 tem algumas coisas q podem ser melhoradas como a memoria ddr q é só 1gb, mas pelo preço não tenho o q reclamar, e no untutu perde por muito pouco para o s3

  • Henrique Marchioreto
    2014-04-17T00:28:35

    Xperia Z2, da um pau em qualquer S5, 5S ou G (com exceção apenas da memoria interna que poderia ser maior)

  • Mauro Lopes
    2014-04-17T00:18:35

    Fui la no site pra comprar o Moto G pra minha milher mas já acabou. Dica: Tem o Galaxy I8552. É quase o mesmo preço, será que é bom também? Alguem tem? O ( bezoo . com . br ) é bacana porque tem as fotos da alterações dos preços, ideal pro BlackFriday do fim do ano hein.

  • Alexandre Pimenta
    2014-04-16T16:18:42  

    LG Optimus G Pro, o melhor de todos!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre Pimenta
      2014-04-16T16:18:42  

      Só para os que podem ter...

    recentes

    populares

    • Alexandre Pimenta
      2014-04-16T16:18:42  

      De boa...o G2 é bemmm melhor.

  • Vitor Fontes
    2014-04-16T21:21:08

    Consumidor consciente vai de Motorola, sem mais.

  • Dil Santana
    2014-04-16T21:14:26

    Nexus 4, The Best!

  • Luis Nascimento
    2014-04-16T20:42:12

    BLU é o canal, o Life Pure e o Life Play, são os melhores custos benefícios, o resto é lenga de mal amado.

  • Luis Nascimento
    2014-04-16T20:36:45

    BLU LIFE PURE é o melhor custo benefício no Brasil, por 1000,00 e nível de celular de 2000,00