Sistemas Operacionais

12/04/2014 07h00 - Atualizado em 12/04/2014 07h00

Esqueceu a senha do Mac? Saiba como acessar seu o computador com OS X

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Caso aconteça de esquecer a sua senha de login no Mac OS X, saiba que não é necessário reinstalar o sistema e perder seus arquivos e configurações para usar o computador. Nos passos abaixo, preparamos um tutorial que mostra como resetar a senha do OS X e recuperar o acesso a sua conta.

HeartBleed: saiba em quais sites você precisa mudar suas senhas


main-macbook (Foto: main-macbook)Macbook, computador da Apple, oferece soluções para quem perde a senha (Foto: Divulgação/Apple)


Passo 1. Reinicie o Mac em modo de recuperação. Para isso, basta manter as teclas “Cmd + R” pressionadas logo após ouvir o som de inicialização do computador. O usuário também pode fazer isso iniciando a instalação do OS X com um pen drive de boot;

Pressione as teclas em destaque para iniciar o Mac em modo de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pressione as teclas em destaque para iniciar o Mac em modo de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Aguarde até que o modo de recuperação seja carregado. Em alguns casos, o computador precisará estar conectado à internet para baixar os arquivos necessários, o que pode demorar alguns minutos dependendo da velocidade da sua conexão;

Conteúdo sendo carregado através da Internet (Foto: Reprodução/Helito Bijora)O conteúdo será carregado através da Internet (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Quando a recuperação do Mac OS X iniciar, vá ao menu “Utilitários” e abra o “Terminal”;

Executando o terminal (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Execute o terminal no menu "Utilitários"(Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na janela do “Terminal”, digite o comando “resetpassword” (sem as aspas) e pressione a tecla Return ou Enter, dependendo do seu teclado. Uma nova janela deve ser aberta;

Comando no Terminal reseta a senha do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Comando no Terminal reseta a senha do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Nela, caso haja mais de uma, selecione a partição em que o sistema está instalado. Logo abaixo, selecione o usuário que deseja resetar a senha. Em seguida, entre com a nova senha, a confirmação de senha e a dica (opcional);

Criando uma nova senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie uma nova senha para o seu sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Uma mensagem informa que, para desbloquear as outras senhas armazenadas no Mac, será necessário digitar a senha antiga. Clique em “OK” para fechar o aviso;

Alerta informa sobre as senhas gravadas no Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alerta informa sobre as senhas gravadas no Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Reinicie o Mac normalmente, sem pressionar nenhuma tecla. Para isso, basta acessar o menu da maçã e clicar em “Reiniciar”;

Reiniciando o Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Reinicie o Mac diretamente no menu da marca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Na tela de login, selecione o usuário e digite a nova senha, que foi criada no quinto passo. Como esperado, será apresentado uma mensagem de erro. Clique em “Continuar Início da Sessão”;

Mensagem informa sobre o acesso as chaves (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Mensagem informa sobre o acesso as chaves (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Redefinindo chaveiro

Passo 9. Para evitar que, a cada login, o OS X fique solicitando a senha anterior para acessar as chaves do sistema, será necessário redefini-lo. Para isso, abra o aplicativo “Acesso às Chaves”;

Abrindo o aplicativo que gerencia as senhas armazenadas no Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo o aplicativo que gerencia as senhas armazenadas no Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Na barra de menus, clique em “Acesso às Chaves” e vá em “Preferências…”;

Acessando as configurações do gerenciador de chaves (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando as configurações do gerenciador de chaves (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Por fim, clique em “Redefinir Minhas Chaves Padrão” e entre com a sua nova senha de login. Ao finalizar, reinicie o Mac.

Redefinindo as chaves (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Redefina as chaves e salve suas novas senhas do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Feito isso, o acesso a sua conta será recuperado. 

Atualizar o Mac OS X faz com que a máquina seja formatada? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adalberto Pereira
    2018-05-22T17:53:56

    Esse tutorial me salvou, obrigado. Como o post é de 2014, algumas coisas mudaram um pouco nessa troca de senha, ficou mais simples, mas achei o processo pouco seguro, pois dá para trocar a senha e acessar qualquer MAC.

  • Andressa Andrade
    2017-08-14T14:19:56

    Obrigada pela ajuda!!! Melhor tutorial

  • Haroudo Xavier
    2017-03-17T10:09:03

    Excelentes suas informações, muito obrigado!

  • Estrela Mathias
    2016-03-13T17:41:51  

    Seu eu fazer isso eu perco coisas do meu computador?

    recentes

    populares

    • Estrela Mathias
      2016-03-13T17:41:51  

      Já dei esses comandos e nada oq eu faço?

    recentes

    populares

    • Estrela Mathias
      2016-03-13T17:41:51  

      opa deu certinho, tankyou

  • Marcos Oliveira
    2016-08-19T06:51:11

    Fantástico, me ajudou muito! Deu tudo certo, ufa... Obrigadão!

  • Thereza Lopes
    2016-07-15T19:32:33

    tutorial perfeito, consegui fazer a troca de senha sem problema, muito obrigada