02/04/2014 08h30 - Atualizado em 02/04/2014 08h30

Hatsune Miku Project Diva f: como jogar o título rítmico da cantora

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Hatsune Miku: Project Diva f traz a cantora holográfica 3D para a tela do seu PlayStation 3 e PS Vita em um título rítmico com elementos extras de interação para os fãs da personagem. Confira como jogar a parte musical e dar seus primeiros passos na interação com Hatsune Miku e seus amigos.

PlayStation Vita ganha modelo Crystal White no Japão e edição de Hatsune Miku

Aprenda como jogar o título rítmico da cantora holográfica 3D Hatsune Miku (Foto: sega-addicts.com)Aprenda como jogar o título rítmico da cantora holográfica 3D Hatsune Miku (Foto: Divulgação)

Como jogar

Project Diva f oferece várias músicas da cantora Hatsune Miku para que os usuários façam a musa dançar ao toque de botões seguindo o seu ritmo. Seu objetivo é acertar notas o suficiente respeitando o tempo da canção para preencher uma barra que fica na parte inferior da tela. Quando ela se preenche, você completa essa música e libera outras novas.

Há quatro níveis de dificuldade: Easy, Normal, Hard e Extreme. Cada nível introduz mais botões e tipos de notas diferentes misturadas, mas todos recompensam da mesma forma a sua capacidade de se manter no ritmo: Cool, Good, Safe, Bad e Awful. Dependendo do seu timing, a barra se preencherá mais, porém notas Bad e Awful irão diminuí-la.

Tipos de notas

Durante o jogo você encontrará diversos tipos de notas. As mais simples mostrarão na tela um marcador no formato de um botão: Quadrado, X, Círculo ou Triângulo, e uma nota virá voando em direção a esse marcador, exigindo que você pressione o botão correspondente no exato momento em que a nota sobrepõe o marcador. Ao invés dos botões é possível usar também as direções do D-Pad equivalentes.

Notas comuns são fáceis de seguir, bastando apertar o botão correspondente na hora certa (Foto: el33tonline.com)Notas comuns são fáceis de seguir, bastando apertar o botão correspondente na hora certa (Foto: Divulgação)

Há um ponteiro que roda em volta da nota como se fosse um relógio, indicando o momento certo de apertar o botão. Nas menores dificuldades as músicas podem exigir que você aperte apenas um botão durante a música toda, enquanto outras exigirão que aperte apenas dois. Somente nas dificuldades mais avançadas você precisará usar todos os botões.

Além dos botões você também encontrará estrelas, que são notas de “scratch”. No PlayStation 3 você só precisa mover os analógicos nessas notas, mas no PS Vita você precisa arrastar seu dedo pela tela. Caso sejam várias notas você pode arrastar em direções diferentes seguidamente, sem remover o dedo da tela.

Às vezes os marcadores terão um contorno colorido dentro deles, o que significa que a nota que está vindo é uma nota longa. Neste caso não basta apenas apertar o botão na hora certa, é preciso apertá-lo e segurá-lo. A nota virá com um rastro colorido, continue segurando o botão até o rastro acabar e então solte-o no tempo certo.

Notas longas já exigem mais atenção, especialmente quando misturadas com as comuns (Foto: gamecola.net)Notas longas já exigem mais atenção, especialmente quando misturadas com as comuns (Foto: Divulgação)

Por último, há notas cujos marcadores possuem o formato de setas. Neste caso é preciso pressionar o botão correspondente e também a direção no D-Pad ao mesmo tempo. As setas apontam na mesma direção dos botões, como por exemplo, uma seta para cima exige que você pressione para cima no D-Pad e também o botão Triângulo.

Estas notas também possuem cores equivalentes. Por exemplo, marcadores Verdes para Triângulo e Cima, Vermelhos para Círculo e Direita, Azuis para X e Baixo e Rosas para Quadrado e Esquerda.

Itens de reforço

Antes de começar a jogar uma música surgirá um menu com a opção “Start” e também “Rhythm Game Items”. Ao selecionar esta opção é possível comprar uma variedade de itens, cada qual com efeitos diversos, que poderão ajudar você a passar pelas canções mais difíceis do jogo.

Sessões de Bônus

Chance Time e Technical Zone são sessões de bônus que podem aumentar sua pontuação (Foto: sggaminginfo.com)Chance Time e Technical Zone são sessões de bônus que podem aumentar sua pontuação (Foto: Divulgação)

No meio das músicas haverá duas seções de bônus, chamadas Chance Time e Technical Zone. Durante a Chance Time as notas terão um rastro de arco-íris, porém você deve pressionar o botão apenas uma vez, não segurá-lo como nas notas longas. Já na Technical Zone as notas são normais, mas seu desafio é manter seu combo, sem errar notas. Ao final de ambas as sessões você ganha pontos extras se as completar.

Quarto de Diva

Além do modo rítmico, Project Diva f permite também que você personalize o quarto de Miku no modo Diva Room. Além de organizar o tema do quarto e os itens que estarão presentes nele é possível também personalizar a própria Miku e interagir com ela através do Communication Mode, tocando-a através da tela. Quando quiser sair do quarto e voltar para o jogo apenas pressione Círculo.

Toda a personalização do quarto e Miku é feita abrindo um menu com o botão Triângulo. A opção Remodel muda o tema do quarto e o posicionamento dos itens, enquanto a Customize permite mudar a aparência de Miku. Selecione Item Events para realizar eventos especiais relacionados a certos itens ou use-os com a opção Gadgets. Já a opção Gifts permite presentear as personagens.

Decore seu quarto e veja as reações dos personagens com certos itens (Foto: operationrainfall.com)Decore seu quarto e veja as reações dos personagens com certos itens (Foto: Divulgação)

Comprando itens

Os itens mencionados anteriormente como itens de personalização, itens para o quarto e itens para presentear personagens, podem ser todos comprados com seus pontos na opção Shop do menu.

Qual jogo de PS Vita vale a pena investir? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares