02/04/2014 10h33 - Atualizado em 02/04/2014 10h33

Pokémon Card Game: aprenda a jogar o clássico jogo de cartas online e gratuito

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pokémon Trading Card Game é um jogo gratuito e multiplayer para PC que se inspira no jogo de cartas dos famosos monstrinhos dos títulos da Nintendo. Aqui cada jogador é um “Treinador Pokémon” e precisa construir um baralho com suas criaturas, itens e apoiadores que vão ajudar nas batalhas contra outros participantes. Aprenda algumas regras e também como tirar o melhor proveito da aventura:

Leia nosso review completo de Pokémon X & Y

Pokémon Trading Card Game tem versão online e gratuita (Foto: Divulgação)Pokémon Trading Card Game tem versão online e gratuita (Foto: Divulgação)

Como instalar

O primeiro passo para se divertir com Pokémon Trading Card Game é baixar o jogo. Ao acessar, clique na imagem que diz “Play The Pokémon TCG Online”, na cor azul. O aplicativo será baixado em seu computador, enquanto isso clique em “Join” na mesma tela e registre sua conta com login, e-mail, senha e qualquer outro dado que for necessário.

Clique na área correspondente para baixar o jogo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Clique na área correspondente para baixar o jogo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com o aplicativo já salvo no computador, basta dar dois cliques e instalar. Escolha o local onde deseja criar o diretório do jogo e aguarde o final da instalação. Após isso, basta clicar no ícone criado em sua área de trabalho, o que deve abrir uma atualização que deve ser completada. Ao final, aperte “Play”, logue com seus dados e inicie a aventura.

Entre com seu login e senha para começar a aventura Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Entre com seu login e senha para começar a aventura Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Primeiros passos

O jogo vai abrir no menu principal e está todo em inglês, mas não se preocupe, caso você não domine o idioma estrangeiro, já que as opções são bem simples e direta. Caso queira iniciar já a jogar, basta clicar em “Quick Match” (Partida Rápida) para começar com um baralho de iniciante e encarar um oponente controlado pelo computador.

O menu inicial de Pokémon Trading Card Game Online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)O menu inicial de Pokémon Trading Card Game Online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

As outras opções do menu são “Trainer Challenge”, um desafio diário para treinadores mais avançados; “Versus”, onde você irá encarar jogadores de qualquer parte do mundo, incluindo amigos; “Tournaments”, com torneios promovidos pelo jogo que dão direito a prêmios para os vencedores; “Shop & Redeem”, que te permite comprar novos pacotes de cartas ou utilizar códigos promocionais”; e, por fim, “Cards”, que mostra sua atual coleção de cartas e baralhos montados.

Como jogar

Pokémon Trading Card Game Online funciona justamente como sua contraparte do mundo real, os cards colecionáveis de Pokémon, comumente vendidos em lojas especializadas em Shoppings, pequenos centros de jogos e mais. Há algumas regras a serem seguidas, porém elas são bem simples e lembram muito os games portáteis originais dos personagens.

Aprenda a jogar Pokémon Trading Card Game Online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Aprenda a jogar Pokémon Trading Card Game Online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Cada baralho de Pokémon precisa conter 60 cartas no total. Existem alguns tipos de cards que iremos detalhar a seguir:

Energia: São as cartas que fazem seus Pokémons funcionar durante as batalhas. São as Energias que ativam as habilidades e ataques de cada criatura. Atualmente temos nove tipos principais de Energias, seguindo a temática dos games – Planta (verde), Fogo (vermelha), Água (azul), Elétrica (amarela), Psíquica (roxa), Lutadora (marrom), Sombria (preta), Metal (metálica) e Fada (rosa). Há ainda energias especiais e secundárias, como as de dragões, que são junções de duas cores, ou as incolores.

Um exemplo de Energia (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Um exemplo de Energia (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Treinadores: São cartas que servem de apoio ao jogador, representando personagens dos games, estádios ou objetos. Se forem do tipo “suporte”, só podem ser usados uma vez durante o turno de jogo. Os restantes podem ser jogados em campo livremente, sem custo algum, a não ser que a regra em uma carta específica diga o contrário.

Um exemplo de Treinador do tipo Item (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Um exemplo de Treinador do tipo Item (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Pokémon: Os Pokémons são os principais tipos de cartas no jogo e se dividem entre os tipos já citados nas Energias. Eles podem ser básicos ou evoluções e precisam de energias para atacar e usar habilidades. Normalmente o jogador começa apenas com tipos básicos em campo, mas pode evoluí-los ao posicionar cartas de evolução correspondentes em cima da anterior (por exemplo, Gyarados evolui de Magikarp). Há algumas criaturas mais poderosas que as outras, chamadas de “Pokémon EX”, que resistem a mais golpes e possuem ataques devastadores, mas esta é uma regra mais avançada.

Um exemplo de Pokémon básico (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Um exemplo de Pokémon básico (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

As regras de uma partida são simples: cada jogador realiza seu turno alternadamente eles se dividem em ações rápidas. Você confere as ações descritas abaixo:

Preparação e objetivo: No primeiro turno de jogo é preciso se preparar. Embaralhe sua pilha de cartas e retire seis delas, botando-as de lado e viradas para baixo. Esses serão os prêmios, o principal objetivo é coletá-los. Cada Pokémon adversário rende um prêmio a você (no caso de um Pokémon EX, rende dois). Ao coletar os seis, você vence a partida. Após separar os prêmios, compre sua mão inicial, composta por sete cartas.

Uma possível mesa inicial já organizada (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Uma possível mesa inicial já organizada (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Comprar uma carta: Em cada início de turno, o jogador compra uma carta de seu baralho e adiciona em sua mão. Não é permitido passar o turno com mais de sete cartas na mão.

Jogar Pokémons: Você pode, livremente, jogar Pokémons básicos no campo de batalha. Um deles precisa ser o Pokémon Ativo, que fica na frente de combate, enquanto o restante fica no lugar chamado de “Banco”, que possui um limite de até cinco criaturas – totalizando seis em campo. Quando um Pokémon Ativo é abatido em combate, é possível colocar um do banco em seu lugar.

Evoluir Pokémons: Caso você tenha uma evolução, pode optar por jogar em cima do Pokémon correspondente, mas é possível evoluí-lo apenas uma vez por turno.

Lembre-se sempre de ter Pokémons ativos e no banco (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Lembre-se sempre de ter Pokémons ativos e no banco (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Jogar Energia: Cada jogador pode colocar no campo uma Energia por turno, anexada em qualquer Pokémon em campo, seja o ativo ou algum que está em seu banco.

Jogar Treinadores: É possível jogar as cartas de Treinadores que você tiver em mãos, respeitando os limites já explicados mais acima. Realize o efeito imediatamente, como descrito em sua carta utilizada.

Usar ataque: Um ataque é descrito na carta do Pokémon ativo. Você precisa ter o número de energias correspondentes para realizar o ataque. No exemplo abaixo vemos “Surf”, de Lapras, requer duas energias de água e uma incolor. O ataque causa 60 pontos de dano ao Pokémon adversário.

Detalhe do ataque de Lapras (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Detalhe do ataque de Lapras (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Um ponto importante sobre o ataque: esta é sempre a última ação no turno de um jogador. Quando você realiza o ataque, ativa o efeito dele – seja dano ou algum status especial – e seu turno se encerra automaticamente, passando a vez ao adversário. Também é possível passar o turno sem atacar, se desejar.

Uma batalha é seguida por uma sucessão de turnos, até que um jogador seja derrotado, quando o adversário coletar seis prêmios. Também é possível perder um combate se o seu Pokémon Ativo for abatido e não houver nenhum Pokémon no banco para substituí-lo, por isso é sempre bom manter seu banco cheio.

Outras dicas

Pokémon Trading Card Game Online é cheio de possibilidades e diversão. É possível jogar sem gastar nenhum centavo, mas, caso você deseje, pode comprar novos pacotes com dinheiro real na loja online. Além disso, cada pacote de verdade de cartas que você compra em lojas especializadas vem com um código especial, que pode ser resgatado no game online e destravar novos cards aleatórios para sua coleção.

Mesmo se não vencer, o que importa é se divertir online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Mesmo se não vencer, o que importa é se divertir online (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Sempre que puder desafie desconhecidos no jogo e teste suas habilidades e diversas técnicas possíveis. Com o construtor de baralhos do game você pode dar asas à criatividade e criar times com dois tipos de energia, inserir os monstrinhos que quiser e traçar um plano para a vitória certa. Mas não se preocupe com as possíveis derrotas, já que o caminho para se tornar um Mestre Pokémon é cheio de obstáculos – o que importa mesmo é se divertir.

Qual o seu jogo preferido da série Pokémon? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares