10/04/2014 12h07 - Atualizado em 10/04/2014 12h07

Ragnarok Odyssey ACE: como jogar o título de batalhas contra gigantes

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Ragnarok Odyssey ACE é uma versão melhorada do jogo de batalhas contra gigantes Ragnarok Odyssey, o qual por sua vez foi inspirado no MMORPG Ragnarok Online. Trata-se de um Action RPG onde você controla diretamente o seu personagem mas precisará também se equipar para ficar mais forte. Veja como jogá-lo no PlayStation 3 e PS Vita.

Ragnarok Odyssey ACE é o novo título da franquia para PS3 e PS Vita

Confira como jogar Ragnarok Odyssey ACE no PlayStation 3 e PS Vita (Foto: Reprodução)Confira como jogar Ragnarok Odyssey ACE no PlayStation 3 e PS Vita (Foto: Reprodução)

Criando seu personagem

Assim que o jogo começa ele pedirá para que você crie seu personagem, escolhendo entre várias opções de personalização. É possível alterar detalhes como o gênero e sua aparência, escolhendo entre vários tipos de rostos, cabelos, roupas e vozes.

Lá você também encontrará a opção Job, que é basicamente a classe do seu personagem, determinado o tipo de arma que ele usará. Entre elas temos Sword Warrior (Espadas / Swords), Hammersmith (Martelos / Hammers), Assassin (Katar), Mage (Cajado / Staffs), Cleric (Maça e Escudo / Mace and Shield ) e Hunter (Arco Longo / Long Bow).

Cada classe exibirá suas vantagens e desvantagens no canto inferior da tela, onde aparecem os status Attack (Ataque), Defense (Defesa), Agility (Agilidade) e Damage Area (Área de Dano), seguidos de atributos que vão de 1 a 5. Caso esteja incerto sobre qual classe usar, o Sword Warrior é o mais equilibrado para iniciantes.

Crie seu personagem e escolha sua classe em Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)Crie seu personagem e escolha sua classe em Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)

Começando o jogo

Sua aventura começa sendo recebido pelos personagens Eadgils, Eirik e Hilda, conversando sobre a chegada de um novato: você. Passe as falas usando o botão X até receber uma opção: “Mission Time” ou “Ask Questions”. A primeira opção permite que você parta direto par a ação, enquanto a segunda contará um pouco mais da história do jogo e a situação que você está enfrentando.

Após recobrar o controle do seu personagem é possível conversar com todos os coadjuvantes a sua volta. Quando estiver satisfeito, fale com Pavianne, a última personagem à direita no balcão da guilda. Ela cuida do Quest Counter e irá fornecer sua primeira missão: Hunting Plains.

Como jogar

Ao entrar em uma missão você será levado para um mapa repleto de monstros e áreas a serem exploradas. Cada área possui uma ou mais saídas, permitindo que você avance pelo mapa e descubra novos locais. Você voltará várias vezes aos mesmos lugares, mas encontrará monstros diferentes e às vezes poderá acessar partes antes bloqueadas.

Áreas de Ragnarok Odyssey ACE estão repletas de monstros e nem todos são seu objetivo (Foto: Reprodução)Áreas de Ragnarok Odyssey ACE estão repletas de monstros e nem todos são seu objetivo (Foto: Reprodução)

Cada missão possui um objetivo a ser completado e é preciso ficar atento a ele pois apenas explorar cada área e matar todos os monstros não garantirá o seu sucesso. Há áreas inclusive com monstros fortes demais para você, exigindo que você fuja deles. Pressione Start e selecione a opção Quest para conferir o que você precisa para completar a missão. Um dos mais comuns é matar uma certa quantidade de monstros.

O sistema de batalha do jogo é simples de realizar comandos, como pular, deslizar (dash), atacar, entre outros, permitindo que qualquer usuário se sinta confortável coma jogabilidade em poucos minutos. Porém, há muito mais por trás dos combates além do apertar de botões que desfere os golpes.

Controles

Função
Controle
Mover-se Analógico Esquerdo 
Olhar / Mirar Analógico Direito 
Travar mira D-Pad para cima 
Trocar alvo D-Pad para os lados
Ataque fraco Triângulo 
Ataque forte Círculo 
Pulo  
Deslizar (Dash) Quadrado 

Combate Aéreo

Um ponto interessante sobre o sistema de combate do jogo é que as lutas podem ser levadas também para o ar. Às vezes um golpe forte (Segurar Círculo) pode lançar seu inimigo para o alto, onde seu personagem poderá automaticamente segui-lo para continuar atacando.

As lutas de Ragnarok Odyssey ACE às vezes são levadas para os céus (Foto: Reprodução)As lutas de Ragnarok Odyssey ACE às vezes são levadas para os céus (Foto: Reprodução)

Caso seu personagem não siga o inimigo automaticamente é possível pular e até usar o dash no ar. Com o passar do tempo você encontrará também upgrades que permitirão que seu personagem dê mais saltos e ganhe ainda mais dinamismo no combate aéreo.

ACE Skills

Uma das novidades de Ragnarok Odyssey ACE, como o próprio nome sugere, são as ACE Skills, habilidades especiais introduzidas neste novo capítulo. Elas devem ser adquiridas comprando cartas com a personagem Blossom no Quartel-General, a última personagem no balcão à esquerda.

Para obter ACE Skills cada vez mais poderosas você precisará de Proof of Expertise, a qual os monstros deixam como recompensa ocasionalmente. Cada classe do jogo tem suas próprias ACE Skills, com efeitos adversos, então cuidado para não comprar cartas para classes diferentes da sua.

ACE Skills podem causar bastante dano em uma área considerável (Foto: Reprodução)ACE Skills podem causar bastante dano em uma área considerável (Foto: Reprodução)

Acessando o menu

Como toda a estrutura do jogo é voltada para o modo online, ao Pressionar Start você não irá pausar o jogo, mas sim abrir um menu com várias opções (a primeira delas sendo o Pause). Você ainda pode se movimentar com os analógicos enquanto o menu está aberto e navegar por ele utilizando o direcional digital (D-Pad).

O menu possui informações importantes sobre sua Quest atual, Status do seu personagem e de mercenários contratados, equipamentos e itens raros. É possível também editar opções de comunicação, opções gerais do jogo e também encerrar a partida, voltando à tela título.

Melhorando seu personagem

Apesar de sua experiência em combate ser uma parte importante do jogo a maioria dos combates de Ragnarok Odyssey são resolvidos antes mesmo de começarem, mais precisamente por quão forte o seu personagem é. Assim como em outros títulos desse gênero a progressão não é feita através de um simples sistema de níveis, mas por equipamentos. Há basicamente 3 formas de ficar mais forte no jogo: Armas, Roupas e Cartas.

O ferreiro Brokkr poderá fortalecer suas armas desde que você possua materiais e dinheiro (Foto: reprodução)O ferreiro Brokkr poderá fortalecer suas armas desde que você possua materiais e dinheiro (Foto: reprodução)

O ferreiro do forte, Brokkr, logo à direita do Quartel-General, poderá vender e refinar armas, desde que o jogador tenha os materiais necessários e também dinheiro para pagá-lo. Algumas vezes monstros deixarão armas para trás como uma recompensa, então compare os status de suas armas regularmente para não ficar com um item defasado.

As roupas são de responsabilidade da costureira Rune, em uma barraca de toldo amarelo no canto inferior direito da tela. Ela poderá vender novas roupas, com habilidades embutidas, além de expandir as que você já tem para que seja possível carregar ainda mais cartas nelas.

Se fortalecer por cartas depende principalmente da sua coleção e da sua roupa. Cada roupa pode carregar um certo número de cartas e cada carta ocupa um certo espaço nesta roupa. Normalmente, quanto mais forte a carta, mais espaço ela ocupa, mas dependendo da raridade da mesma, ela pode ser mais otimizada.

Rune, a costureira, pode expandir suas roupas para carregar mais cartas (Foto: Reprodução)Rune, a costureira, pode expandir suas roupas para carregar mais cartas (Foto: Reprodução)

Cartas possuem vários atributos que permitem aos jogadores ficarem mais fortes. Algumas delas também possuem atributos negativos, o que significa que fortalecem você por um lado, mas enfraquecem de outro. Uma coleção bem balanceada permitirá que você fortaleça seu personagem com o mínimo de desvantagens.

Tipos de missão

Existem vários tipos de missão. A maioria delas você pode conseguir no Quest Counter do Quartel-General. Story Mission são as missões que permitem que você avance na história, envolvendo grandes eventos e monstros gigantes.

Free Quests e Extra Quests são missões que garantem alguns itens extras e oportunidades para você ficar mais forte, sem afetar a história. Caso uma Story Mission não apareça, faça algumas das Free Missions para liberá-la.

Conforme seu progresso no jogo, vários tipos de missão ficarão disponíveis (Foto: Reprodução)Conforme seu progresso no jogo, vários tipos de missão ficarão disponíveis (Foto: Reprodução)

As mesmas missões do Quartel-General estarão disponíveis também na Taverna, tanto em modo single-player quanto multiplayer. Mesmo que você as jogue sozinho, elas serão mais difíceis e oferecerão recompensas melhores.

Além de todas essas missões, há ainda as missões de Con e Ottar, cada um deles à esquerda do balcão de quests no Quartel-General e na Taverna, respectivamente. Eles lidam com clientes ricos e suas missões oferecem melhores recompensas monetárias.

Contratando ajuda

Ao falar com Pavianne, antes de selecionar a opção Quest, você pode pressionar o botão Triângulo para contratar a ajuda de mercenários para as suas missões. Mercenários apenas são pagos com as recompensas das missões, então você só precisa decidir se deseja repartir seus espólios.

Mercenários são uma das novidades de Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)Mercenários são uma das novidades de Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)

Uma vez contratado um mercenário ficará atrelado a você até que você volte nesta mesma tela e cancele o contrato dele. É possível ter até dois mercenários de cada vez e haverá cada vez mercenários mais fortes disponíveis conforme você avança no jogo. Explore as possibilidades de times e use-os para suprir os pontos fracos da sua classe.

Quartel-general

A sua base de operações será o Quartel-General do jogo, onde estão todos os personagens e você pode obter suas missões. No balcão a sua frente, da esquerda para a direita, estão Blossom vendendo cartas, Leilah vendendo poções e Pavianne cuidando de quests.

Do lado esquerdo do HQ estão Con que traz missões mais lucrativas e o Billionaire Pot, onde você pode trocar itens indesejados. Do lado direito estão os personagens Eadgils e Eirik, nem sempre com conselhos úteis.

O Quartel-General é onde você pegar suas quests em Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)O Quartel-General é onde você pegar suas quests em Ragnarok Odyssey ACE (Foto: Reprodução)

Quase na saída para onde você parte em Quests está um baú que é bastante importante. Ele administra seu inventário, incluindo a sua mudança de equipamento. Isso inclui suas armas, suas roupas, chapéus, cartas, poções e ACE Skills. Visite-o regularmente.

Seu quarto e salvando o jogo

Do lado de fora do Quartel-General há uma outra porta do lado oposto, o Inn, onde você será levado automaticamente para o seu quarto. Neste local há um armário para trocar os equipamentos do seu personagem assim como no baú do HQ, papéis colados na parede que possuem todos os tutoriais já visitados do jogo e uma espécie de vitrola para ouvir músicas do jogo.

Há também no seu quarto uma mesa, a qual pode ser utilizada para salvar o jogo neste momento. Normalmente o jogo perguntará se você deseja salvar sempre após completar uma missão, então não é muito necessário visitar sua mesa a menos que faça alguma alteração importante no seu personagem.

Seu quarto em Ragnarok Odyssey ACE permite salvar o jogo a qualquer momento (Foto: Reprodução)Seu quarto em Ragnarok Odyssey ACE permite salvar o jogo a qualquer momento (Foto: Reprodução)

Outro elemento que chama atenção é Cuei, um pequeno monstro angelical que fica alegre no meio do seu quarto. Ele cuida da compra de DLCs do jogo, pacotes de conteúdo pagos com dinheiro real, além de permitir mudar o nome do seu personagem.

Quais os melhores jogos no estilo Monster Hunter? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bismarck Velez
    2014-04-28T09:53:32

    alguém sabe me dizer se este jogo tem legenda em português?

  • Allan Christian
    2014-04-10T16:01:39

    Comprei Hoje o jogo, espero que seja bom!