Notebook

02/04/2014 13h38 - Atualizado em 02/04/2014 13h45

Deixar o notebook hibernando em vez de desligar estraga?

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Muitos usuários de notebook se perguntam se existe algum problema em deixar suas máquinas hibernando em vez de desligá-las. A hibernação é uma função muito comum utilizada para manter um funcionamento contínuo e evitar uma inicialização mais demorada do sistema.

Para que serve o estabilizador?

A função hibernar está presente em praticamente todos os modelos de notebook  (Foto: Reprodução/AVG Blog)A função hibernar está presente em praticamente todos os modelos de notebook (Foto: Reprodução/AVG Blog)


O que acontece quando hiberno e desligo meu notebook?

Quando você utiliza a opção de hibernação do notebook, ele grava todas as informações, como janelas do navegador de Internet abertas e programas em execução, no disco rígido do aparelho. Assim, ao retomá-lo de um estado de hibernação, ele utiliza essas informações do HD para deixar o computador exatamente igual a antes da hibernação.

Desse modo, as janelas do navegador que você abriu antes de hibernar a máquina, assim como programas em execução, serão inicializados e seu computador voltará do ponto onde estava. É como se você tirasse uma foto do que estava fazendo no computador, entrasse na hibernação e, ao retomar a utilização do computador, continuasse de onde parou. O mais legal de tudo é que, diferente do que muitos acham, a função hibernar não consome bateria alguma de seu notebook

Do outro lado, quando se desliga a máquina, o sistema operacional envia mensagens para os programas em execução, oferecendo uma última chance de salvar dados e configurações e, após isso, fecha todos eles e desliga a máquina. Assim, não será possível retomar atividades de onde parou, como na  hibernação, sendo necessário abrir todos os programas novamente.

Afinal, existe algum problema em deixar o notebook hibernando?

Hibernar não causa problema algum ao Notebook (Foto:Reprodução/Henrique Duarte)Hibernar não causa problema algum ao Notebook (Foto:Reprodução/Henrique Duarte)


Na verdade, não existe problema algum em deixar o computador hibernando. Entretanto, se você deixou uma sessão recheada de programas e páginas abertos, talvez demore mais pra retomá-la ao estado antes da hibernação do que iniciar um computador desligado, devido ao número de informações que serão processadas para retomar a sessão de onde parou.

Ignorando esse fato, muitos especialistas afirmam que desligar e ligar o computador seguidamente pode mesmo é danificar seu aparelho com o tempo, devido a um fenômeno chamado transiente, um surto rápido de tensão que ocorre quando se liga ou desliga um aparelho elétrico, causando um desgaste cumulativo efetivo no circuito como um todo. Entretanto, muito se tem evoluído na construção de circuitos modernos para minimizar esse dano iminente.

Qual o melhor notebook bom, bonito e barato? Opine no Fórum do TechTudo.

A função hibernar é muito útil e prática para aqueles que precisam de um fluxo constante de trabalho na máquina, sem a necessidade de inicializar programas, documentos e outros arquivos toda vez que decidir usar o notebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiano Rodrigues
    2014-04-02T14:58:43

    Só que no Windows 7, essa função hibernar...........

  • Danger Silva
    2014-04-02T17:33:38  

    Hibernação é um estado de economia de energia projetado principalmente para laptops. Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia. Em um laptop, use a hibernação quando não for utilizar o laptop por um longo período de tempo e se você não tiver oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo. (fonte: página microsoft)

    recentes

    populares

    • Danger Silva
      2014-04-02T17:33:38  

      O que eu sabia é que na hibernação não ha consumo de energia. inclusive retiro a bateria e após ligar o pc os programas e arquivos voltam normalmente

  • Danger Silva
    2014-04-02T15:30:10  

    Como não consome energia? hiberne e depois tire toda a alimentação (tirar da tomada e tira a bateria) e religue pra ver o que acontece...

    recentes

    populares

    • Danger Silva
      2014-04-02T15:30:10  

      olha, faço isso sempre, e, inclusive retiro a bateria e ao retornar novamente seja com a bateria ou alimentação, as janelas e programas abertos retornam

  • Danger Silva
    2014-04-02T15:33:38  

    Como não gasta energia? depois de hibernar tire da tomada e bateria pra ver o que acontece...

    recentes

    populares

    • Danger Silva
      2014-04-02T15:33:38  

      no modo hibernar a placa mãe precisa ficar ativa para conservar os dados em hd e a RAM, há sim um gasto, mínimo, mas há...

    recentes

    populares

    • Danger Silva
      2014-04-02T15:33:38  

      O modo hibernar ao meu ver, para quem está com algum trabalho em execução e quer dar continuidade mais tarde é uma boa, porque ele praticamente não consome a bateria e mantém salvo o que estiver sendo feito na memória.

  • Ricardo Galvani
    2014-11-27T16:36:41  

    Transportar o notebook diariamente com o modo Hibernado ativado não danifica o HD? Pois ele está parcialmente ligado e não pode perder as informações? Estou na dúvida quanto a isso, pois me recomendaram que devemos manter o notebook completamente desligado enquanto estivermos transportando o mesmo.

    recentes

    populares

    • Ricardo Galvani
      2014-11-27T16:36:41  

      há sim essa possibilidade, mas não é porque o hd está ativo que ele está trabalhando, é sempre bom verificar se o led do hd indica que o mesmo está "rodando", é recomendável que só transporte o equipamento a partir do momento em que o disco está parado.

  • Felipe Renatho
    2015-05-19T10:17:45

    Há sim um gasto de bateria no modo hirbernar, porém é mínimo, apenas para manter a placa mãe e o hd ativos, com a placa mãe ativa, a RAM e CPU tbm continuam ativos além do chipset...mas ainda sim compensa o modo hibernar ao desligar, porém se deixar no modo hibernar por uns dois dias a bateria pode acabar.

  • Lilian Lima
    2014-04-02T17:53:04  

    E a respeito desses dados que ele grava para recuperar depois, eles são apagados ou ficam ocupando espaço no disco rígido?

    recentes

    populares

    • Lilian Lima
      2014-04-02T17:53:04  

      Dados temporários. Entretanto, por serem dados temporários, é bom periodicamente passar um Ccleaner ou equivalente para recuperar espaço em disco produzido pelo backup automático do Windows.

    recentes

    populares

    • Lilian Lima
      2014-04-02T17:53:04  

      Na realidade, os dados salvos os quais ele se refere são os dados necessários para rodar os programas, softwares etc... que você deixou abertos, estes dados estão salvos na memória RAM que é uma memória volátil e por isso ficam salvas nela e quando você desligar o PC serão apagados.

  • Gusavage
    2014-07-03T08:35:46

    hahahha, gostei do comentário, "Dano Iminente". Esses estagiarios...

  • Leandro Lacerda
    2014-04-07T17:00:21

    Com o tempo a memória não aguenta e precisa reiniciar.

  • Mateus Gielow
    2014-04-03T01:27:14  

    Steve Jobs, sempre teve no seu foco, criar algo infinito, foi por isso que ele sempre focou em inovar no desligamento do seus aparelhos, para que pudessem ser rapidamente ligados de volta. E hoje olha ai, na capa da Techtudo, um windows falando de uma tecnologia que não possui mais irá criar.

    recentes

    populares

    • Mateus Gielow
      2014-04-03T01:27:14  

      Verdade!

    recentes

    populares

    • Mateus Gielow
      2014-04-03T01:27:14  

      Mais tempo que isso, José Gonçalves. O XP tem essa função também.

  • Eduardo Bertti
    2014-04-02T20:00:16  

    Compre um apple. Ele é tão rápido ao ligar e desligar que a hibernação fica sem sentido. A hibernação resolve o problema, não a causa.

    recentes

    populares

    • Eduardo Bertti
      2014-04-02T20:00:16  

      cara, foi mal eu descordar de vc. tenho um MacBook Pro e eu nunca desligo ele por achar desnecessário e ainda tem mais, ele demora mais pra ligar do que quando está em modo hibernar. a única coisa q eu faço é fechar o computador e quando abro já liga, muito rápido!!! SRN