06/05/2014 11h02 - Atualizado em 06/05/2014 11h02

Clash of Clans: saiba como jogar o sucesso para Android e iOS

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Clash of Clans é um ótimo jogo gratuito, com controles simples, bons gráficos e um animado conjunto de efeitos sonoros, para aparelhos móveis que mistura muito bem as dinâmicas de estratégia e gerenciamento de cidades. Mantendo uma jogabilidade instigante e divertida, o game oferece aos jogadores a oportunidade de administrar uma aldeia de guerreiros que precisa se desenvolver através da coleta de recursos de ouro e elixir, devendo também cumprir uma série de conquistas para receber pedras, que são os créditos especiais do jogo.

Dragon Ball Z, LEGO Star Wars e Battlefield: veja as ofertas da semana

Combinando estratégia e administração de cidades, Clash of Clans é um excelente game gratuito pra aparelhos Android e iOS (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Combinando estratégia e administração de cidades, Clash of Clans é um excelente game gratuito pra aparelhos Android e iOS (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Além disso, em Clash of Clans é possível atacar os ameaçadores povoados de Goblins que cercam seu vilarejo, devendo também reforçar suas defesas e proteger seus silos de estocagem de recurso e o “Centro da Vila”, para evitar que tropas de outros jogadores saqueiem sua base.

Neste tutorial o TechTudo irá mostrar como reconhecer os comandos e mostradores na interface do game e quais são os principais passos para administrar sua aldeia, defendê-la e trinar tropas para atacar vilas de Goblins e territórios de outros jogadores.

Estruturado em uma dinâmica de invasão e saques a outras bases, os jogadores precisam desenvolver boas táticas de ataque e defesa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Estruturado em uma dinâmica de invasão e saques a outras bases, os jogadores precisam desenvolver boas táticas de ataque e defesa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Interface do game

Com um visual bastante intuitivo, prático e fácil de entender, Clash of Clans colocará os jogadores em sua dinâmica de simulador de gerenciamento de cidade na maior parte do tempo.

Os indicadores e comandos do game localizam-se de forma objetiva e organizada nas laterais da tela, deixando o jogador livre para explorar o território, visualizar o quadro de Conquista, acessar as opções de ataque ou visitar loja do jogo.

A interface de Clash of Clans (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A interface de Clash of Clans (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Confira a legenda:

Legenda
Significado
A
Indicador com os construtores disponíveis 
B
Nível e mostrador de pontos de experiência 
C
Troféus ganhos com ataques bem sucedidos à bases de outros jogadores 
D
Acesso aos campeonatos e ao ranking de jogadores e clãs 
E
Aba com o chat de mensagens entre jogadores e membros de seu clã 
F
Estrutura selecionada na base 
G
Caixa de mensagens 
H
Acesso ao menu para atacar bases de Goblins ou aldeias de outros jogadores 
I
Opções de gerenciamento da construção selecionada 
JIndicador da duração do escudo protetor, que impede ataques de outros jogadores 
K
Quantidade de ouro coletado 
L
Quantidade de elixir coletado 
M
Quantidade de pedras em estoque 
N
Acesso ao quadro de Conquistas 
O
Opções de configuração do game 
P
Acesso à loja do jogo 

Desenvolvendo a base e atacando os inimigos

Em Clash of Clans os jogadores poderão seguir um roteiro básico onde é necessário ter bom planejamento para desenvolver a base, treinar tropas e fortificar suas defesas e uma adotar as táticas mais adequadas para realizar ataques bem sucedidos aos povoados de Globins e aos territórios de outros jogadores.

Lembre-se sempre de clicar nas “Minas de Ouro” e nos “Coletores de Elixir” construídos para coletar os recursos extraídos, que serão estocados nas estruturas de armazenagem e deverão ser gastos para melhorar a base e treinar tropas;

Colete os recursos de ouro e elixir dos edifícios extratores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Colete os recursos de ouro e elixir dos edifícios extratores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Atualize as estruturas de sua base sempre que tiver recursos suficientes. Toda melhoria feita proporciona pontos de experiência e ainda pode desbloquear novos edifícios e melhorar os atributos das construções;

Esteja sempre aprimorando suas construções (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Esteja sempre aprimorando suas construções (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A melhor forma de obter as pedras, os recursos especiais de Clash of Clans, é cumprindo as várias missões listadas no quadro de Conquistas. Seguindo estas tarefas o jogador será bonificado com pontos de experiência e desenvolverá melhor a sua aldeia;

Cumpra as tarefas das Conquistas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Cumpra as tarefas das Conquistas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Distribua por sua base torres e canhões e cerque construções mais importantes, como as estruturas de estocagem e o “Centro da Vila”. Desta forma é possível dificultar ou até impedir que tropas de outros jogadores destruam prédios e saqueiem seus recursos;

Organize bem suas defesas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Organize bem suas defesas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Lembre-se de sempre ter tropas em seu “Acampamento” prontas para o ataque antes de gastar recursos em construções ou atualizações de edifícios. Com uma força de ataque variada e uma oba estratégia é possível saquear vilas de Goblins ou territórios de outros jogadores;

Tenha sempre tropas treinadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Tenha sempre tropas treinadas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Esperar a produção de recursos pelas estruturas da base pode ser um processo bastante demorado. Por isso, Clash of Clans permite que os jogadores saqueiem bases inimigas, garantindo quantias cada vez mais altas de recursos nos cenários Single Player e maiores pontuações em troféus nas bases de outros jogadores;

Ataque bases inimigas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ataque bases inimigas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Qual o melhor jogo para smartphones? Responda no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gr Sli
    2014-05-06T12:48:45

    Clash é muito viciante, ainda mais pela interação multiplayer. E a comunidade online é muito grande, pois os jogadores que usam IOS ou Android interagem entre si.