Internet

19/05/2014 15h03 - Atualizado em 17/08/2016 17h11

Como desinstalar e remover o Avast do PC

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Desinstalar o Avast é fácil. Embora, seja um dos antivírus com versão gratuita mais populares do mercado, nem sempre satisfaz a necessidade de todo tipo de usuário. A verdade é que há chances de querer experimentar outras opções. Mas, para isso, é preciso primeiro remover o software do seu PC — já que não é recomendado usar mais de um antivírus na mesma máquina.

Saiba quais antivírus continuarão protegendo o velho Windows XP

Há duas maneiras de excluir o Avast do seu PC. Você pode usar o Avast Uninstall Utility, desinstalador oficial. Ou, se não quiser baixar nada, pode realizar o procedimento abaixo neste tutorial.

Aprenda a excluir o Avast do sistema defintivamente (Foto: Aprenda a excluir o Avast do sistema defintivamente)Aprenda a excluir o Avast do sistema definitivamente (Foto: Divulgação/Avast)


Passo 1. Acesse o Painel de Controle usando a maneira que lhe for mais conveniente e clique em ‘Desinstalar um Programa’ na seção ‘Programas’;

Vá até o menu de desinstalação do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até o menu de desinstalação do Painel de Controle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Procure o Avast na lista e selecione-o;

Encontre o Avast na lista de programas instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Encontre o Avast na lista de programas instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em ‘Desinstalar’ no menu superior da janela;

Clique no botão marcado para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no botão marcado para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Pule a primeira tela;

Leia com atenção o aviso e continue (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Leia com atenção o aviso e continue (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 5. Uma tela irá aparecer acusando uma tentativa de desinstalação do programa. Aqui, basta confirmar que a escolha é sua e não de um malware que infecta o computador;

Confirme que a escolha de desinstalar é sua (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme que a escolha de desinstalar é sua (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Prossiga com a desinstalação e, na tela seguinte, aguarde o final do processo. Ao final, reinicie o computador para que as modificações tenham efeito e para o Windows apagar os dados do registro;

Clique em Desinstalar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em 'Desinstalar' (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Após a realização desses passos, seu PC está pronto para receber outro antivírus. Lembre-se que o mais indicado é já ter o instalador devidamente baixado para o computador antes da desinstalação do antivírus atual, de modo que a máquina fique o menor tempo possível sem proteção.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tata Senne
    2017-10-01T22:45:33  

    eu consegui retirar o avast reiniciando o pc a um ponto anterior quando eu liguei sumiu tudo

    recentes

    populares

    • Tata Senne
      2017-10-01T22:45:33  

      Não consigo excluir as pastas!

    recentes

    populares

    • Tata Senne
      2017-10-01T22:45:33  

      eu queria desinstalar é o tal de Mc ef e instalar o avast que é o melhor antivírus