PC

06/05/2014 09h39 - Atualizado em 16/08/2014 13h27

Como saber se o PC tem placa de vídeo?

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Para um usuário de computadores iniciante, essa dúvida é recorrente ao se comprar jogos e outros aplicativos que precisam de uma placa de vídeo. Para a surpresa de alguns, fica a resposta de que com 99,9% de certeza seu PC possui uma.

Hoje em dia, basicamente toda máquina já vem com uma placa de vídeo embutida na placa mãe, a chamada onboard. Responsável pelo processamento gráfico que será exibido no monitor, sem ela você literalmente não veria nada do que está acontecendo e, em geral, não é possível rodar uma máquina que não possua ao menos essa placa embutida.

Como saber qual é a placa de vídeo do notebook?

Entretanto, com configurações na BIOS e utilizando uma segunda máquina para controlar aquela carente de vídeo, é possível utilizar sim um PC sem placa de vídeo, o que às vezes é feito quando se utiliza um computador meramente como um servidor.

Existem maneiras muito práticas de descobrir qual a placa de vídeo de um notebook sem a necessidade de abrir a máquina (Foto: Divulgação)Existem maneiras muito práticas de descobrir qual a placa de vídeo de um notebook sem a necessidade de abrir a máquina (Foto: Divulgação)


Abaixo listaremos dois métodos para garantir, caso você não acredite ainda, que, se você está lendo essa matéria, sua máquina possui uma placa de vídeo, embutida ou não. Além disso, com o segundo método é possível visualizar o modelo do seu hardware gráfico.

Descobrir se você possui uma placa de vídeo dedicada

Olhe para a parte de trás do gabinete de seu computador. Perto de onde se conecta o teclado e mouse, fatalmente existirá uma conexão onde você encaixa o cabo do monitor. Essa é a conexão realizada na placa de vídeo onboard, integrada à placa mãe.

Agora, se existir uma outra conexão de vídeo, localizada mais abaixo, em um espaço destinado à adição de novos componentes de hardware, como placas de vídeo e de áudio, você possui uma placa de vídeo dedicada. A imagem abaixo ilustra melhor o que foi dito acima:

O primeiro retângulo, acima, indica as conexões on-board. Já o segundo, abaixo, indica as conexões de novos componentes, como uma placa de vídeo dedicada.O primeiro retângulo, acima, indica as conexões on-board. Já o segundo, abaixo, indica as conexões de novos componentes, como uma placa de vídeo dedicada.

Agora que você descobriu se possui uma placa de vídeo dedicada ou não, esse segundo método, além de garantir a presença da placa de vídeo, lista o modelo do componente.

Passo 1 : Acesse o “Painel de Controle” e, na parte “Hardware e Som”, abra o “Gerenciador de Dispositivos”.

Você pode acessar o Gerenciador de Dispositivos no “Painel de Controle”, indo na seção “Hardware e Sons” (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)Você pode acessar o Gerenciador de Dispositivos no “Painel de Controle”, indo na seção “Hardware e Sons” (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Passo 2: Após isso, uma nova janela irá se abrir, mostrando vários componentes de sua máquina. Para descobrir o modelo de sua placa de vídeo, basta clicar para abrir a opção “Adaptadores de vídeo”, e a informação estará disposta logo embaixo, como mostra a imagem a seguir:

Você pode acessar o Gerenciador de Dispositivos no “Painel de Controle”, indo na seção “Hardware e Sons" (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)Você pode acessar o Gerenciador de Dispositivos no “Painel de Controle”, indo na seção “Hardware e Sons" (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)


Clicando duas vezes no modelo, você pode realizar diversas tarefas, como atualizar o driver, opção que corrige diversos problemas relacionados a parte gráfica do computador, como, em alguns casos, travamentos de imagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emerson
    2014-05-06T13:51:47  

    rapaz, essa materia chama o leitor de ingnorante... se a image aparece no monitor é porque tem placa de videooo!!!!

    recentes

    populares

    • Emerson
      2014-05-06T13:51:47  

      De certa forma, você está correto. O ideal é que fosse "placa gráfica", pois placa de vídeo 100% dos PCs precisam ter.

    recentes

    populares

    • Emerson
      2014-05-06T13:51:47  

      meu pc disseram que nao tem placa de video mas pegou 5 jogos pesados nele realmente nao concordo com esta materia classificado negativo

  • Carlos Eduardo
    2015-03-24T23:06:56

    verdade concordo com você Emersom