Internet

31/05/2014 11h00 - Atualizado em 31/05/2014 11h00

Como salvar arquivos do Windows direto na nuvem do OneDrive, Dropbox ou Google

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows 8 não salva os arquivos na nuvem por padrão, mesmo sendo integrado ao OneDrive, o serviço de armazenamento online da Microsoft. A grande vantagem de ter seus arquivos salvos na nuvem é poder acessá-los de qualquer computador, tablet ou smartphone com conexão de Internet.

Gambiarra mantém atualizações de segurança do Windows XP ativas; entenda

Aprenda como mover as pastas padrões para salvamento de arquivos – Documentos, Imagens, Músicas – para uma pasta sincronizada com a nuvem. Assim, o envio será feito de forma automática. Veja também como adicionar o diretório do OneDrive, Dropbox, Google Drive e outros nas bibliotecas do Windows.

Veja dicas e saiba como personalizar o seu computador com Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Como salvar arquivos na nuvem por padrão do Windows (Foto: Divulgação/Microsoft)




Passo 1. Abra o “Meu computador” e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deseja mover para a nuvem. No menu de contexto, clique em “Propriedades”;

Acesse as propriedades da pasta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as propriedades da pasta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Nas propriedades da pasta, abra a guia “Local” e clique em “Mover”;

Alterando localização da pasta Documentos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando localização da pasta Documentos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Abra a pasta sincronizada com a nuvem de sua preferência. Em nossa caso, utilizamos o OneDrive. Se você tiver o Dropbox, Google Drive, Box ou outro serviço de armazenamento instalado no computador, acesse a pasta de sua preferência. Em seguida, clique em “Nova pasta” e dê um nome para ela;

Crie uma nova pasta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie uma nova pasta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Criada a pasta, mantenha ela selecionada e clique no botão “Selecionar pasta”. Voltando a janela de propriedades da pasta, clique em “OK”;

Selecione a pasta que foi criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione a pasta que foi criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Uma mensagem pergunta se deseja mover os arquivos da pasta atual para a nova pasta. Recomendamos que faça isso para que seus arquivos de antes da sua mudança para a nuvem também sejam salvos no OneDrive ou no serviço de sua preferência. Nesse caso, clique em “Sim” para continuar;

Movendo todos os arquivos para a nuvem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Movendo todos os arquivos para a nuvem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. No exemplo acima, movemos a pasta de documentos para a nuvem. Você também pode fazer o mesmo com outras pastas do sistema, como Imagens, Músicas e Vídeos.

Adicione pastas da nuvem nas bibliotecas

Passo 1. Se você não quer mover todos os seus arquivos para a nuvem, poderá usar as bibliotecas para reunir todos os seus documentos, tantos os locais quanto os que estão salvos na nuvem, em um único local.

Para isso, no Windows Explorer, abra a opção “Exibir”, clique em “Painel de navegação” e ative a opção “Mostrar bibliotecas”;

Ativando exibição das bibliotecas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando exibição das bibliotecas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Com as bibliotecas ativadas, na barra lateral esquerda da janela do Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre a biblioteca que deseja integrar com a nuvem e acesse as propriedades;

Acessando propriedades da biblioteca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando propriedades da biblioteca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Nas propriedades da biblioteca, clique em “Adicionar”;

Adicionando novas pastas a biblioteca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando novas pastas a biblioteca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Selecione a pasta na nuvem e clique em “Incluir pasta”. Voltando a janela de propriedades da biblioteca, pressione “OK”;

Selecione a pasta que deseja adicionar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione a pasta que deseja adicionar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Dessa forma, a biblioteca exibirá os arquivos que estão salvos em seu computador e os arquivos armazenados na nuvem, tudo centralizado em uma única pasta. Repita os passos e faça o procedimento para todas as bibliotecas que achar necessário.

Arquivos locais e da nuvem centralizados em um único lugar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Arquivos locais e da nuvem centralizados em um único lugar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Office 2013

Passo 1. O Microsoft Office 2013 já salva os arquivos no OneDrive por padrão – saiba como integrar outros serviços. No entanto, pode acontecer da opção estar desativada nas configurações do Office.

Para verificar, abra um documento do Office e, no menu “Arquivo”, clique em “Opções”;

Acessando configurações do Word 2013 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando configurações do Word 2013 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela de opções do Office, clique em “Salvar” e certifique-se de que a opção “Salvar no Computador por Padrão” está desabilitada. Pressione “OK”.

Verifique se a configuração está desativada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Verifique se a configuração está desativada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma, você poderá salvar a maioria dos seus documentos diretamente na nuvem e acessar seus arquivos em qualquer lugar com Internet.

Vale a pena atualizar o Windows 8 para o 8.1? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Souza
    2014-06-01T21:30:07  

    Se eu mover todos os arquivos pra nuvem, não fico refém da nuvem? Não seria melhor copiar os arquivos para o one drive?

    recentes

    populares

    • José Souza
      2014-06-01T21:30:07  

      Mas o OneDrive também é na nuvem. Mesma coisa do SkyDrive (porém com nome diferente). Se você salvar em qualquer servidor Nuvem (dropbox, one drive) o arquivo fica disponível offline em todos os seus dispositivos (bom, não tenho certeza quanto aos smartphones, porém no notebook e desktop eles ficam). Sempre que conecta a net ele baixa uma cópia no seu PC

    recentes

    populares

    • José Souza
      2014-06-01T21:30:07  

      se meu PC der pane total minhas fotos nas nuvens estarão protegidas ??