Internet

20/05/2014 11h13 - Atualizado em 20/05/2014 11h13

Como usar o IconoSquare, o antigo Statigram, e monitorar seu Instagram

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

O Statigram mudou de nome e virou Iconosquare. No entanto, o serviço permanece o mesmo para os usuários do Instagram, analisando números para ajudá-los a ganhar novos seguidores sem truques. Entre os recursos oferecidos estão: saber o número total de curtidas recebidas, a foto que os seguidores mais gostaram, a média de likes e comentários recebidos por foto e outras informações. 

Instagram alerta para redução do número de seguidores ao desativar contas

Iconosquare (Foto: Reprodução)Apesar da mudança de nome para Iconosquare, o serviço continua o mesmo (Reprodução/Iconosquare Blog)


Como usar o Iconosquare

Usar o Iconosquare é muito simples. Basta entrar na página do serviço, fazer o login com os dados da conta do Instagram e esperar que a ferramenta faça todo o trabalho de análise. Há algumas opções de recursos pagos, mas as versões gratuitas são o suficiente para usuários comuns (ou seja, que não estejam por trás de perfis de empresas ou marcas) monitorarem seu perfil na rede social e suas fotos.

Para usar o Iconosquare, basta usar os dados de login do Instagram  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Para usar o Iconosquare, basta usar os dados de login do Instagram (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Viewer

Em “Viewer”, usuários tem várias ferramentas existentes no aplicativo e na versão web do Instagram:

- Ver o número de seguidores;

- Ver as fotos publicadas por quem o usuário segue.

Apesar de contar também com inúmeras ferramentas diferenciadas, o Iconosquare infelizmente não permite postar fotos diretamente do computador, como faz o programa Gramblr

É possível visualizar as fotos postadas por amigos  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)É possível visualizar as fotos postadas por amigos (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)



A seção “Viewer” conta com seis abas, saiba o que oferece cada uma delas ao seu Instagram:

1) Feed

- Visualizar todas as imagens postadas por quem o usuário segue;

- É possível ver as fotos em miniaturas ou umas abaixo das outras, em tamanho real;

- Ao clicar sobre uma das imagens, elas são ampliadas e, então, o usuário pode curtir, comentar e ver quem também gostou da foto. 

Dica: Se quiser ver todas as fotos postadas por aquele usuário, basta clicar sobre seu nome e perfil. O recurso é ideal para ver, em tela cheia, informações ocultas por elas e abas no celular.

Ao clicar sobre a imagem, é possível vê-la em tamanho grande e acessar o perfil do usuário  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Ao clicar sobre a imagem, é possível vê-la em tamanho grande e acessar o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


2) My Media

- Acesso a seu próprio perfil do Instagram  visualização de quantas fotos foram postadas;

- Ver o número de seguidores e de pessoas que ele segue;

- Ter acesso apenas às imagens que foram comentadas (clicando no ícone do balão) ou curtidas (no ícone do coração). As fotografias são organizadas na ordem das mais comentadas ou aprovadas para aquelas que não foram tão populares.

Veja as suas fotos mais curtidas ou comentadas (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Veja as suas fotos mais curtidas ou comentadas (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


3) My Likes

- Visualizar todas as fotos curtidas pelo usuário da conta, tanto em miniatura quanto em lista.

4) My Followers e My Followings

- Permitem ver, respectivamente, quem são seus seguidores e quem o usuário segue no Instagram. 

5) Populares

- O usuário pode acessar as imagens que estão em alta entre os usuários do Instagram.

Statistics

Nessa categoria, o usuário tem acesso às principais estatísticas relativas à sua conta no Instagram. Ela é subdividida por temas e tempo, através de um menu lateral.

Análise dos dados do Instagram  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Análise dos dados do Instagram (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Overview

- Há informações sobre o número de fotos postadas, o total de likes e comentários recebidos;

- É exibido um gráfico sobre a quantidade de seguidores (Followers) e pessoas que segue (Following), para saber se estão aumentando, diminuindo ou se estão em uma constante.

O Iconosquare permite ver a quantas anda sua popularidade no Instagram  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)O Iconosquare permite ver a quantas anda sua popularidade no Instagram (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Your scores

- Consegue acompanhar as marcas atingidas por seu perfil;

- Love Rate tem duas notas: a primeira indica o quanto seus seguidores interagem com você e a segunda mostra o quanto eles curtem a sua página;

- Em Talk Rate são exibidos os números que indicam também o quanto seus seguidores interagem, além do quanto eles comentam em seu perfil;

- Já em Spread Rate são analisados quantos likes o usuário ganha de pessoas que não o seguem. Ou seja, o quanto é popular entre desconhecidos;

  Descubra quantos seguidores ganhou e perdeu nos últimos sete dias  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Descubra quantos seguidores ganhou e perdeu nos últimos sete dias (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


- Last 7 days indica quantas pessoas passaram a segui-lo naquele período, deixaram de acompanhar seus posts e o número final de crescimento em relação ao número de seguidores na semana. 

  O Iconosquare apresenta um monitoramento mensal de sua conta no Instagram  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) O Iconosquare apresenta um monitoramento mensal de sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Rolling Month Details

- Análise mensal, que contém um quadro de estatísticas completo. É exibido o percentual de fotos postadas, de curtidas e comentários em comparação ao mês anterior;

- Mostra uma média de curtidas e comentários por fotos publicadas em comparação a um período prévio;

- Veja ainda quais imagens que mais deram o que falar e aquelas que ganharam mais coraçõezinhos nos mês;

- Oferece um gráfico de ganhos de seguidores e confere as dez pessoas com quem mais interagiu no último mês na rede social.

  Dados e gráficos específicos sobre sua conta no Instagram  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Dados e gráficos específicos sobre sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


Content

- Mostra dados acompanhados de gráficos de seus post desde que entrou no Instagram. São incluídas informações como o número de fotos publicadas cresceu ou diminui ao longo dos anos ou meses e em quais dias da semana e horários posta com mais frequência;

- Acesse um gráfico com os filtros usados e descubra aquele que mais aparece em suas imagens;

- Saiba qual é a hashtag que mais emprega e se a porcentagem de fotos em que usou o recurso de geolocalização.

Qual o melhor smartphone para tirar fotos tipo selfie? Confira no Fórum do TechTudo.

4) Engagement

-  Mostra como está sua relação com outros seguidores;

- Veja as as fotos mais curtidas e mais comentadas, além de dois gráficos que mostram como essas interações se dão: se vêm crescendo, diminuindo e em quais meses elas mais ocorreram.

5) Optimizations

- Oferece dados para otimizar seu uso da rede social e, assim, ganhar mais seguidores;

- Há um gráfico que mostra em qual período do dia as pessoas mais comenta em seus post e outro que exibe quais filtros revertem mais “likes” e comentários;

- Exibe quais hashtags são usadas e se elas se enquadram dentre aquelas mais utilizadas pelos usuários do Instagram.

6) Community

- Mostra uma análise da relação do usuário com os demais usuários da rede social;

- Exibe quantas pessoas não te seguem de volta, quais são aquelas que não são correspondidas e as relações recíprocas, ou seja, que ambos se seguem;

- Acompanhe o crescimento de sua conta no último ano, quais seguidores ganhou ou perdeu nos últimos sete dias e quem são aquelas pessoas que mais curte.

Snapshots

- Nessa categoria o usuário tem acesso rápido aos dados sobre a sua conta, em forma de imagem ilustrada com os números que a representam;

- Há snapshots sobre qual é o filtro mais usado em seu perfil, quais usuários mais curtiu, sua primeira imagem postada, as fotos mais curtidas, entre outras opções;

- Permite compartilhar os dados por e-mail, para salvá-los e publicá-los em sua rede social, caso queira.

Snapshots  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Será que o usuário está usando as tags corretas? (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Manage

- O serviço permite visualizar e administrar os comentários feitos em suas últimas fotos publicadas;

- O usuário é capaz de ler, marcar como lidas, excluir aquelas que não gostar ou responder usando emoticons (opção não disponível no app nativo do Instagram);

- Permite visualizar e enviar mensagens diretas para usuários da rede social.

Promote

Essa categoria conta com diversas ferramentas para promover sua conta no Instagram.

Ferramenta útil para quem tem página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Ferramenta útil para quem tem página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)



- Oferece uma URL para que seus seguidores ou pessoas que não têm o app acompanhem seu perfil na web. É mais ou menos como funciona a versão desktop da rede social, como uma URL http://iconosquare.com/seuapelido;

- Tem uma ferramenta que promove as melhores fotos no Facebook para quem tem páginas: é o Instagram Tab for Pages. O recurso destaca as melhores fotos e vídeos para quem curte a página, através de uma aba diferenciada. Pode ser usada para promover hashtags e pode moderar o conteúdo publicado;

-  No recurso "Profile Cover” é possível criar uma capa para o perfil do Facebook com as últimas 50 fotos postadas no Instagram. Para usá-la na rede social de Mark Zuckerberg, basta salvá-la como faz com as outras fotos: clicando com o botão direito do mouse sobre ela e depois em “Salvar imagem como”;

  Widget para site ou blog  (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Widget para site ou blog (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)


- Em Photo Gallery Widget, é possível criar wigdets em miniatura ou slideshow para mostrar as últimas imagens postadas no Instagram em sua página ou blog. A ferramenta é personalizável para o usuário.

- RSS Feed” oferece um link que disponibiliza seu feed de imagens publicadas para colar em seu site ou blog.

- Já o Follow bottons tem quatro opções de botões para embedar em sua página, convidando as pessoas a o seguirem no Instagram.

Contest

- Exibe os concursos abertos ou que já acabaram no Instagram e os vencedores de cada um deles. Como o serviço não é brasileiro (nem está disponível em português), as promoções apresentadas são apenas aquelas estrangeiras válidas no Brasil (ou no país de onde a pessoa está entrando na Internet).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elaine Justo
    2014-07-01T11:57:52

    Bom dia. Há alguma restrição do Iconosquare para Android? Não consigo instalar no Galaxy S3

  • Elaine Justo
    2014-07-01T12:03:57

    Por favor, desconsiderem minha pergunta. A leiga aqui achou que o Iconosquare fosse um app :-P