18/05/2014 11h02 - Atualizado em 18/05/2014 11h02

Dragon Ball Z Battle of Z: como equilibrar seu time para vencer Cell e Buu

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Dragon Ball Z: Battle of Z traz os famosos personagens do desenho animado japonês para frenéticas batalhas entre times no Xbox 360, PlayStation 3 e PS Vita, porém nem sempre explica aos jogadores como equilibrar desses times. Confira como montar uma boa equipe e não passe apertos ao enfrentar algumas das missões mais difíceis, como as lutas contra Perfect Cell e Majin Buu.

Confira nosso Review completo de Dragon Ball Z: Battle of Z

Aprenda a montar um time equilibrado e use-o para vencer Cell e Majin Buu (Foto: Reprodução)Aprenda a montar um time equilibrado e use-o para vencer Cell e Majin Buu (Foto: Reprodução)

Conforme o seu progresso no jogo durante as primeiras 25 fases, novos personagens ficarão disponíveis, cada vez mais fortes e tornando o seu time cada vez mais mortal. Porém, ao chegar na missão 26, ao enfrentar Perfect Cell, provavelmente você descobrirá que algo deu errado. Isso porque apenas colocar personagens mais fortes, não torna um time equilibrado. É preciso prestar atenção em detalhes.

Tipos de lutadores

Se você apenas adicionar os lutadores mais fortes conforme eles forem sendo desbloqueados, ficará com um time muito desequilibrado. Há 4 tipos de lutadores: Melee, Ki Blast, Support e Interfere, cada qual com sua função no time. Se adicionar apenas os lutadores mais fortes, logo todo o seu time será apenas de Melee, sem dinamismo.

Melee são lutadores especializados em lutas corpo a corpo, golpes trocados diretamente. Já Ki Blast preferem enfrentar o inimigo à distância, com disparos de energia. Support ajudam você com habilidades que recuperam sua energia. Lutadores tipo Interfere, por sua vez, buscam atrapalhar outros inimigos, usando golpes como Taioken ou transformando-os em chocolate.

Um time equilibrado precisa de um bom Support e Kuririn, Gohan e Androide Nº 18 são boas opções (Foto: Reprodução)Um time equilibrado precisa de um bom Support e Kuririn, Gohan e Androide Nº 18 são boas opções (Foto: Reprodução)

Não é preciso ter um tipo de cada lutador em um time para que ele seja equilibrado, porém um time constituído apenas de tipos Melee obviamente ficará deficiente em outros setores. Contra Perfect Cell utilize personagens inusitados, como Kuririn e Gohan antes de virar Super Sayajin. Ao lutar contra Majin Buu, a Androide Nº 18 pode substituir ambos.

Número de Retry

Junto dos dados de cada personagem há um número chamado Retry Amount, o qual determina quantas vezes um lutador pode morrer e voltar à luta para tentar de novo. Esse número é importante pois muitas vezes você perderá essas batalhas não porque você falhou, mas porque seus companheiros de time foram derrotados.

Quanto mais forte um personagem for, menor será o Retry Amount dele e isso pode ser uma desvantagem já que nem sempre a inteligência artificial dos seus companheiros os manterá fora de perigos óbvios. Não adianta por exemplo ter Gohan adulto Super Sayajin em seu time, se morrendo apenas uma vez a missão já será considerada perdida.

Quanto mais forte um personagem é, menos chance de Retry ele possui (Foto: Reprodução)Quanto mais forte um personagem é, menos chance de Retry ele possui (Foto: Reprodução)

Lutadores repetidos

Além de montar estranhos times onde lutam lado a lado Super Sayajins e Kuririn, outro fator que causa estranheza em Battle of Z é a capacidade de montar times com personagens iguais. Não se acanhe em repetir um personagem, pois se ele realiza bem um trabalho, é possível dobrar sua eficiência. Contra Majin Buu é uma ótima ideia ter duas Androides Nº 18 no seu time.

Desapegue do Goku

Goku é o personagem principal do desenho Dragon Ball Z e como tal é o personagem preferido da maioria dos jogadores. Ele é um lutador Melee, o que significa que fica com a parte mais divertida dos combates, as disputas físicas corpo a corpo. Porém, isso também limita Goku, já que ele precisa se aproximar do oponente para atacar.

Sem um time equilibrado, personagens que disparam rajadas de energia poderão dificultar muito que você se aproxime deles para lutar e em lutas contra grandes grupos de inimigos, como os Cell Jr. e os clones de Majin Buu, será difícil manter um combo sem ser interrompido.

Os Cell Jr. podem se tornar um incômodo devido ao seu grande número (Foto: Reprodução)Os Cell Jr. podem se tornar um incômodo devido ao seu grande número (Foto: Reprodução)

Experimente usar outros personagens, até mesmo o popular príncipe dos Sayajins Vegeta já oferece uma boa variação na jogabilidade por ser focado em Ki Blast. Vegeta acaba sendo também uma boa opção de dupla para lutar ao lado de Goku.

Equipe bem seus personagens

Assim como Goku é o personagem preferido dos jogadores, a maior tendência é equipar suas melhores cartas sempre nele, ou ao menos no personagem que você está jogando, porém, seus companheiros de time também precisam de ajuda. Se você estiver jogando com um lutador Melee, abra mão de cartas que aumentam a potência de disparos para um lutador focado em Ki Blast, equilibre seu time dando ênfase aos pontos fortes de cada um.

Dê ordens ao time

Pressionando o direcional digital D-Pad você pode dar ordens para o seu time, as quais podem acabar salvando a vida deles. Tanto Perfect Cell quanto Majin Buu possuem ataques onde expandem esferas ao seu redor, facilmente matando vários membros do seu time de uma vez só.

Ordens como Concentre-se na defesa! podem manter seu time longe de problemas (Foto: Reprodução)Ordens como "Concentre-se na defesa!" podem manter seu time longe de problemas (Foto: Reprodução)

Ao dar comandos como “Concentrate On Defense!” (Concentre-se na defesa!), no D-Pad para baixo, ou “Leave It To Me!” (Deixe comigo!), no D-Pad para esquerda, você pode livrar seus companheiros de time desses ataques e permitir que eles mantenha uma distância segura dos inimigos.

Quais os melhores jogos baseados em desenho animado? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares