Internet

20/05/2014 17h51 - Atualizado em 21/05/2014 14h45

Lista traz os recursos de acessibilidade do Skype; veja dicas

Carol Danelli
por
Da Redação

Os recursos de acessibilidade auxiliam portadores de deficiência a navegar e controlar o Skype. São exemplos desses recursos o leitor de tela, que ajuda usuários cegos a se conectarem, e a inversão de cores para destacar funções. Preparamos uma lista desses artifícios para o mensageiro da Microsoft.

Skype dá créditos grátis para usuários de MSN e Bing; veja como ganhar

Emoticons foram removidos do aplicativo sem anúncio oficial da empresa (foto: Reprodução/Skype) (Foto: Emoticons foram removidos do aplicativo sem anúncio oficial da empresa (foto: Reprodução/Skype))Conheça os recursos de acessibilidade do Skype (foto: Reprodução/Skype)


Veja como funciona no Skype para desktop nos sistemas Windows 7, 8 e Modern Windows (touch):

Leitor de tela

O NVDA (NonVisual Desktop Access) e o JAWS permite que usuários com deficiência visual usem o computador ou outro dispositivo, pois seu objetivo é ler o texto na tela em voz alta. Tanto no Windows 8 como na interface Modern (touch), o leitor de tela é o Narrador do sistema operacional. Para habilitar no desktop, o usuário tem três caminhos:

1. Basta pressionar os botões do Windows + Enter, ou;
2. Clicar no ícone de acessibilidade na tela de início, ou;
3. Ir em Configurações e em “Mudar configurações do PC” e logo depois em “Acessibilidade”. Para ativar o Narrador, basta arrastar para o botão para o lado.
No tablet, o usuário deve apertar o botão do Windows + aumentar o volume.

Para habilitar o leitor de tela do Windows no tablet, basta clica no botão do Windows e aumentar o volume ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Microsoft)Para habilitar o leitor no tablet, basta clica no botão do Windows e aumentar o volume ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Microsoft)


Brilho e Contraste

Configurações de alto contraste beneficiam usuários com baixa visão e usuários com pouca ou nenhuma percepção de cores, tornando o texto mais fácil de ler.

Lupa

A lupa é um recurso destinado a usuários com baixa visão, pois amplia a tela e torna o texto mais fácil de ler. Além das versões desktop e touch, este recurso também está disponível para Windows Phone.

Apenas na interface Modern do Windows:
O reconhecimento de voz é um recurso que converte voz em texto e é destinado a usuários com limitação motora, alcance e força limitados e dispositivos protéticos.

Apenas no Windows Phone:
O Skype para Windows Phone usa um leitor de tela no aplicativo grátis da Code Factory, o Mobile Accessibility, depois que a operadora de celular do usuário libera a atualização do Windows Phone, bem como um leitor de tela interno do Skype para Windows Phone.

Qual celular barato roda WhatsApp? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

No Mac e iOS:

Leitor de tela

No Mac e no iOS, o leitor de tela é o VoiceOver, um dispositivo integrado nos sistemas da Apple, com o mesmo objetivo de auxiliar usuários com deficiência visual.

Inversão de cores

Inverter as cores ou aumentar/diminuir as configurações de contraste beneficiam usuários portadores de daltonismo.

Zoom

O conteúdo com zoom é destinado a usuários com baixa visão.

VoiceOver é o leitor de tela dos sistemas da Apple (Foto: Divulgação/Apple)VoiceOver é o leitor de tela dos sistemas da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

No Android:

Leitor de tela

O leitor de tela integrado TalkBack permite que pessoas cegas usem o computador ou outro dispositivo.

Inversão de cores

As cores invertidas no Android tem a mesma função que no Mac e no iOS, ajudar os usuários com baixa visão ou pouca identificação de cores.

Zoom

A ampliação e a diminuição são destinadas a usuários com baixa visão.

Habilitando a acessibilidade do Skype

Para ativar a acessibilidade do Skype, o usuário deve fazer login no programa, ir em “Opções”, no menu “Ferramentas”;

Vá em Ferramentas para habilitar o modo acessível do Skype (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Vá em Ferramentas para habilitar o modo acessível do Skype (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


Em “Avançado”, vá em “Acessibilidade”, marque a opção “Habilitar o modo acessível” e clique em salvar.

Habilite o modo acessível do Skype para ter acesso aos recursos de acessibilidade (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Habilite o modo acessível do Skype para ter acesso aos recursos de acessibilidade (Foto: Reprodução/Carol Danelli)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares