27/05/2014 07h10 - Atualizado em 27/05/2014 07h10

PES Manager: como jogar o game de treinador de futebol da Konami

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

PES Manager é o novo manager da Konami. Usando a famosa marca Pro Evolution Soccer, do popular game de futebol, a empresa criou uma versão onde o jogador só é responsável pelo trabalho nos bastidores da equipe, como contratações, formações, e administração em geral do clube.

Crie seu time no PES Manager e leve-o ao topo dos gramados

PES Manager é jogo de treinador da Konami (Foto: Thiago Barros/Reprodução)PES Manager é jogo de treinador da Konami (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Para quem já jogou Brasfoot, Championship Manager, Football Manager e outros jogos do gênero, é bem simples aprender a administrar seu clube no PES Manager. E o TechTudo detalha alguns dos principais pontos do jogo. Afinal, ele tem uma série de particularidades com um menu recheado de opções.

Criação da equipe

Assim que você inicia o game, ele faz o download do conteúdo necessário para começar a jogar. Quando terminar, você receberá as boas vindas e, em seguida, deverá inserir os dados do seu time. Primeiro, seu nome. Depois, o tipo de camisa e suas cores e ainda o escudo que vai representar a equipe.

Crie um time com camisa e escudo (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Crie um time com camisa e escudo (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Disputa de partidas

Depois disso, você receberá algumas cartas de jogadores que vão integrar a sua equipe. Isso acontece “na sorte”, aleatoriamente. Para jogar, basta ir em “Matches”, e selecionar qual é o tipo de jogo que deseja: amistoso (friendly), com um amigo, desafio (challenge), habilidade (skill) e especial (special).

Defina o tipo de partida (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Defina o tipo de partida (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

A primeira é online, contra os amigos. A segunda é offline, contra a máquina, com vários times possíveis, sendo o modo tradicional. A terceira é para que o usuário conquista um ponto de habilidade diferenciada para seus jogadores, porém os adversários são difíceis. A última segue esta linha, também com recompensas muito mais valiosas.

Para jogar, é preciso ter GPs, ou seja, Game Points, que são exibidos no canto direito superior da tela. Toque no modo, depois em “enter match” e comece a jogar. Depois é preciso definir as habilidades de boost que seu time ganhará. Você pode pegar emprestado de times que são exibidos, ou usar os que ganhar nos desafios.

Jogos podem ser assistidos ou pulados (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Jogos podem ser assistidos ou pulados (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Em seguida, o game carrega e tem animações bem parecidas com a do PES normal. Você pode acompanhar a partida, ou tocar no botão “skip” para avançar o jogo. Há um menu com várias opções. Em “Exit”, você sai do jogo. As cartas que aparecerem são quais jogadores estão com a bola, e no radar você pode ver seu time e fazer trocas.

A barra superior mostra quantos pontos você vai ganhando e os eventos do jogo, que vão acontecendo conforme passa o tempo, como gols e cartões. Ao fim da partida, você verá um relatório com os lances e com a evolução de cada jogador. Quanto melhor o seu time se sair, mais pontos você soma, e mais seu nível aumenta.

Recompensas

Na opção de “Academy”, você visualiza quais objetivos deve alcançar nestes confrontos. Assim, poderá saber exatamente o que precisa fazer nos jogos para receber cartas de jogadores, itens, boosts, etc. Após cada partida, você pode voltar lá para conquistar os prêmios, que são descritos na própria tela de jogo.

Academy tem diversos objetivos (Foto: Thiago Barros/Reprodução)"Academy" tem diversos objetivos (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Gerenciamento da equipe

Toque em “Menu” para abrir as opções do jogo. Em “Player Roster”, você vê seu elenco. Em “Player Badges”, consegue editar alguns detalhes, como “Upgrade Special Skills”, e “Upgrade Team Skills”, para configurar habilidades de jogadores e times. “Sell Badges”, para vender os boosts, e “Player Badge Box”, para gerenciá-los, são outras opções.

Gerenciamento do time é simples (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Gerenciamento do time é simples (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Em “Formation”, o usuário pode alterar o esquema tático da equipe e também escalar os jogadores que mais gostar. Em “Training”, é possível realizar upgrades nos jogadores de acordo com as opções de prática disponíveis. Isso aumenta os níveis dos jogadores, que evoluem bastante com os treinos.

Opine no fórum do TechTudo: Fifa ou PES, qual a  melhor franquia de futebol?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Stefanuto
    2015-06-10T17:07:35

    Na verdade é enganação, não tem modo online, somente amistosos com os amigos, imitação barata do Top Eleven....

  • Fábio Berti
    2014-06-11T12:28:09

    Quem for jogar, depois q instalar e antes de atingir o Lv 5, vai no Menu/Invite e em Enter friend's user code digite 893-539-686, qd vcs atingirem o Lv 10 ganhará bônus tanto vcs qt eu.

  • Milton Neves
    2014-05-27T10:41:39  

    joga no XBOX 360, ou PS4?

    recentes

    populares

    • Milton Neves
      2014-05-27T10:41:39  

      Android e IOS (android eu tenho certeza mais IOS nem tanto).

  • Silvio
    2014-05-27T16:12:20

    kkkk tentando copiar o Ultimate Team do FIFA na cara dura!

  • Airton Deus
    2014-05-27T14:04:51

    lixo 4 - A Vingança

  • Coringa Net
    2014-05-27T10:08:39

    Muito lixo

  • Paulo Faria
    2014-05-27T09:40:22

    lixo

  • Cleston Pereira
    2014-05-27T09:40:20

    lixo