Internet

11/05/2014 07h00 - Atualizado em 11/05/2014 07h00

PrivacyFix: saiba o quanto seus dados valem para Google e Facebook

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Para quem não conhece, o PrivacyFix é uma ferramenta desenvolvida pela AVG que permite que os usuários do FacebookGoogle e LinkedIn gerenciem e tenham maior controle da privacidade de suas contas dentro dessas plataformas. Um dos recursos mais interessantes do programa é informar quanto você vale para as duas primeiras desenvolvedoras. O cálculo leva em consideração fatores como configurações ativas, frequência de uso, abrangência de posts e número de contatos nas redes sociais.

Bit.ly desconecta contas de Facebook e Twitter do encurtador por falha

0PrivacyFix diz quanto você vale para Facebook, Google e LinkedIn (Foto: Divulgação/AVG)

Se ficou curioso sobre quanto valem seus dados, é só fazer um teste rápido no AVG PrivacyFix, que é bastante fácil de usar. Primeiro, é necessário instalar o aplicativo, disponível para Android e iOS e como extensão para Chrome e Firefox. Ao entrar na tela inicial, basta clicar no botão verde no qual se lê “Get AVG PrivacyFix for free”, conforme a imagem abaixo.

1Tela inicial do AVG PrivacyFix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Será exibido um pequeno tutorial da aplicação. A quarta e última tela contém o botão de conexão com o Facebook, o que permitirá ao sistema fazer a análise dos seus dados. Clicando nele e permitindo a integração com a rede social, automaticamente aparecerão suas estatísticas e configurações.

2Valor pessoal no Facebook é uma estimativa do PrivacyFix (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Entendendo o cálculo

O método para chegar à quantia varia conforme a plataforma. Para o Facebook, no qual a receita vem de anúncios publicitários pagas devido às características do seu perfil, a estimativa baseia-se nas informações financeiras concedidas a seus acionistas pela própria companhia de Cupertino.

Os dados abrangem número de usuários, localização geográfica e seu valor médio segundo o lugar onde mora. A receita em cada região pode variar por causa dos mercados publicitários, renda populacional, padrões de gastos e qualidade das conexões de Internet, entre outras razões.

Qual é a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.

Dessas médias, o PrivacyFix ajusta o valor em função do gênero do usuário, uma vez que anunciantes estão dispostos a gastar mais para atingir às mulheres que aos homens. A partir daí, o algoritmo considera a frequência na rede social, medida por "likes" e quantos amigos você tem. A tendência é que quanto mais interativo o usuário for, mais tempo ele gastará na rede social, sendo assim mais interessante para a publicidade.

O AVG reconhece que a análise é imprecisa, já que não leva em consideração características que afetam o seu valor real no Facebook. Alguns desses dados são o número de vezes você clica em anúncios, acessa a rede a partir de dispositivos móveis ou os cookies que o Facebook e seus parceiros podem usar para direcionar publicidade.

No caso do Google, o sistema conta o número de buscas no serviço, feitas nos últimos 60 dias, elaborando uma especulação de qual o índice de pesquisas pode valer a pena para o Google. Como o buscador cobra dos anunciantes pelos cliques dados na propaganda, o valor do usuário depende de clicar ou não nos anúncios.

Melhorando configurações de privacidade

Apesar da ideia divertida de mensurar nosso valor para gigantes como Google e Facebook, o objetivo do software é aumentar a segurança de navegação do usuário. Ao acessar suas configurações de privacidade, o AVG PrivacyFix aponta quais são as conexões problemáticas e que podem ser redefinidas. Basta clicar no botão “Fix” no item correspondente para arrumar (ou não) o problema.

3Serviço mostra itens problemáticos nas definições de privacidade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O programa também tem uma categoria mostrando quais empresas de tecnologia estão lhe rastreando online. É possível impedir o rastreamento de todas de uma só vez, clicando em “Fix”, ou selecionar quais companhias você quer bloquear.

4Ícones com todas as empresas que estão rastreando sua navegação (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando
    2014-05-12T00:20:16

    neste exato momento estou olhando pela janela, vendo a lua que linda - Oh, que lua bela e cintilante. e as estrelas tão quão belas estão. Viajo pela imensidão do céu estrelado. Imaginando se há vida tão próxima da terra. Se existe amor nesses cantos. Se existe um outro ser olhando para o alto e imaginando o mesmo que eu. Se nossos espíritos pudessem se encontrar, se poderiamos nos amar. Quem nunca sonhou com um amor de outro mundo. Irei me deitar e orar. Quem sabe não possa encontrar. Mas se nada me acontecer. Deve ser porque não seja hora de saber. E que tudo tem que se merecer.

  • Danilo Aguiar
    2014-05-11T17:45:44

    É cilada bino!!!

  • Saulo Sanga
    2014-05-11T17:22:41

    aaaaaaa num to valendo nada.

  • Dom Fafito
    2014-05-11T17:05:22

    Alguém sabe como faço para parcelar a minha dívida???

  • Luciana Carrero
    2014-05-11T15:23:57

    Não baixei porque este programa, segundo pude constatar, se propõe a comandar tudo na minha máquina, inclusive nefastas extensões e muitos outros ítens. É realmente invasivo em excesso. Perigo!

  • SANDRO BERNARDO
    2014-05-11T15:10:19

    Fiquei devendo...

  • Luciano Soares
    2014-05-11T14:15:11

    Instalei no computador de minha sogra descobrir que ela não vale nada.

  • Victor Grumberg
    2014-05-11T12:57:50  

    usei esse programa e meu facebook foi avaliado em 350 mil dolares foi uma surpresa desagradável pra mim, pensei que meu perfil fosse mais caro que isso !!!

    recentes

    populares

    • Victor Grumberg
      2014-05-11T12:57:50  

      O meu está avaliado em $2,00...exatamente o mesmo valor do seu.

  • Zé Verdade
    2014-05-11T11:57:34

    Poxa vida , agora o Face faz essa manobra , exelente ideia pois os bitolados vao quere fazer ostentação para que suas paginas venham a valer muito ou pensarem que vale ....