Internet

30/05/2014 12h00 - Atualizado em 30/05/2014 12h00

Windows 8.1: como usar vários aplicativos na mesma tela do computador

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows 8.1 melhorou o suporte de multitarefa na interface moderna, possibilitando usar até quatro aplicativos lado a lado, dependendo da resolução do monitor. O objetivo da Microsoft era melhorar o ambiente de produção em tablets, mas também é possível aproveitar o recurso no PC, usando atalhos no teclado e gestos com o mouse. Confira as dicas e veja como usar vários apps na mesma tela. 

Como instalar a atualização Windows 8.1 Update KB2919355 no computador

Veja dicas e saiba como personalizar o seu computador com Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8.1: veja como abrir vários aplicativos na mesma tela do computador (Foto: Divulgação/Microsoft)


Passo 1. Para fixar um aplicativo à esquerda ou à direita da tela, use o atalho “WinKey (tecla com o símbolo do Windows) + seta direta ou esquerda”. Com o mouse, é possível fazer o mesmo clicando no topo da tela e arrastando o aplicativo para uma das laterais da tela;

Movendo aplicativo para uma das laterais da tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Movendo aplicativo para uma das laterais da tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A tela será dividida ao meio e uma das metades ficará com uma cor sólida, inutilizada. Para adicionar outro aplicativo ali, clique sobre o fundo sólido para abrir a tela iniciar do Windows 8. Agora, basta abrir o aplicativo que você quer que ocupe a outra metade;

Dois aplicativos dividindo a tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Dois aplicativos dividindo a tela (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Também é possível fazer isso arrastando com o mouse um aplicativo que já está aberto. Para exibir os apps em execução, posicione o mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e arraste o cursor para cima. Feito isso, clique e arraste o aplicativo desejado para um dos lados da tela;

Arrastando aplicativo para a outra lateral (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Arrastando aplicativo para a outra lateral (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Dependendo do tamanho e resolução de seu monitor, é possível adicionar uma terceira coluna. Para isso, abra novamente a lista de aplicativos em execução (passo anterior) e clique sobre um dos aplicativos. Note que ele ficará flutuando sobre a tela.

Clique e arraste para um dos lados ou para o centro da tela. Com isso, mais um espaço aparecerá. Quando isso acontecer, solte o app lá. Caso a terceira coluna não apareça, a resolução do seu monitor não é suficiente para esse processo;

Criando terceira coluna para outro aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando terceira coluna para outro aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Se o seu monitor suporta uma resolução ainda maior, é possível diminuir o tamanho dos aplicativos e adicionar uma quarta coluna. Para isso, na tela iniciar, pesquise por “resolução” e abra “Alterar resolução da tela”;

Acessando as configurações de vídeo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando as configurações de vídeo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Nas opções do Windows 8.1, selecione “Menor” em “Mais opções”;

Alterando tamanhos dos aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando tamanhos dos aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Para usar quatro aplicativos lado a lado, basta acessar a lista de aplicativos em execução e arrastá-lo entre os aplicativos já presentes. Após isso, pode usar o atalho “WinKey + setas” para reorganizar os apps, colocá-los em tela cheia ou minimizá-los;

Abrindo espaço para o quarto aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo espaço para o quarto aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Também é possível alterar o tamanho de cada aplicativo e dar mais destaque a um app que demande mais espaço. Para isso, basta clicar na barra preta que divide a tela e arrastar para o lado. Caso queira tirar um app da visualização, arraste a barra até a borda da tela.

Clique sobre a borda e arraste para redimensionar os apps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre a borda e arraste para redimensionar os apps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma, o usuário poderá trabalhar com diversos aplicativos ao mesmo tempo. Infelizmente a Microsoft ainda não permite a integração entre eles, ou seja, não é possível arrastar o conteúdo de um aplicativo para o outro.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares