25/06/2014 18h11 - Atualizado em 26/06/2014 18h20

App Slingshot, do Facebook, é liberado mundialmente; veja como usar

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

O Slingshot, app desenvolvido pelo Facebook, chegou ao Brasil. O aplicativo, que tem versões para Android e iOS, permite que o usuário veja o conteúdo compartilhado por um amigo apenas se enviar uma foto ou vídeo de volta. Confira dicas para usar melhor o Slingshot e interagir com os amigos.

Estilo aTube Catcher: veja alternativas para baixar vídeos no celular

Cadastro

Antes de começar a compartilhar imagens é preciso efetuar login utilizando o número do celular. Você receberá um SMS com o código de acesso que será lido pelo app automaticamente. Insira o nome que será visualizado por outras pessoas quando receberem uma foto sua e escolha um nome de usuário.

Enviando e recebendo conteúdo

O Slingshot está em inglês e não pode ser configurado para outro idioma, mas o seu manuseio é bastante simples. Após passar por um breve tutorial no primeiro uso, abre-se a interface de câmera. Selecione “Selfie” para utilizar a câmera dianteira do aparelho, “Flash” para ligar a luz de apoio e ”Shoot” para captar a imagem. Para gravar um vídeo de até 15 segundos, pressione o botão ”Shoot”.

Se desejar tirar uma nova foto ou gravar outro vídeo, use a opção “Reshoot”. Para definir o conteúdo que será compartilhado toque em “Use”.

Interface de captação de imagem e vídeo do Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)Interface de captação de imagem e vídeo do Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)

É possível personalizar a foto ainda mais, com texto e rabiscos coloridos. Depois de captar a imagem, digite um breve texto em “Tap to add text”, abaixo do nome. Os desenhos são adicionados na opção “Draw”. Use o botão “Clear” para limpar os rabiscos e “Undo” para desfazer as ações. Ao finalizar a edição, toque em “Use”.

Adição de rabiscos em fotos com a função Draw do Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)Adição de rabiscos em fotos com a função "Draw" do Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)

O próximo passo é selecionar um ou mais amigos para enviar o arquivo. A ação de compartilhar é chamada de “Sling”. Ao receber o sling, o usuário não poderá vê-lo até responder com outro sling.

Para visualizar os slings recebidos deslize a tela para baixo. Os arquivos bloqueados estão listados em “Locked”. Os liberados ficam em “Unlocked”. Para reagir a uma foto ou vídeo já desbloqueado, selecione-o e toque em “React” para enviar a resposta. Depois que o conteúdo recebido é respondido, sua autodestruição é automática.

Tela com arquivos recebidos pelos amigos no Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)Tela com arquivos recebidos pelos amigos no Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)

Convidando amigos

O aplicativo não requer integração com a conta do Facebook, mas isso é necessário para convidar os amigos da rede social para usar o app. Além disso, quando você se loga com o Facebook, todos os seus amigos que também usam o Slingshot são listados automaticamente.

Mas você também pode convidar os amigos através do Whatsapp, e-mail, SMS, Google+, Messenger etc. Deslize a tela para baixo e selecione o seu nome de usuário. Nas configurações, use a opção “Invite people to Slingshot” e escolha o canal pelo qual será enviado o convite.

Convidando os amigos para usarem o Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)Convidando os amigos para usarem o Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)

Se você souber o nome exato de um usuário pode procurá-lo diretamente pelo app. Nas configurações, use a opção “Add people”, digite o nome do amigo e selecione “Add”.

Ocultando amigos

Ao ocultar um amigo, você não verá mais as fotos enviadas por ele. Para ocultar, toque e pressione o nome de usuário dele. Aparecerá a opção “Hide”, selecione-a. A ação é desfeita na opção “Hidden Friends”, nas configurações do app, acessíveis tocando no seu nome de usuário.

Ocultando um amigo no Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)Ocultando um amigo no Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)

Salvando fotos na galeria

As fotos enviadas não ficam disponíveis no aplicativo, mas você pode configurar o Slingshot para salvar as imagens na galeria do aparelho automaticamente. Nas configurações, marque a opção “Save My Shots”.

Salvando fotos enviadas pelo Slingshot  na galeria do aparelho (Reprodução/ Marcela Vaz)Salvando fotos enviadas pelo Slingshot na galeria do aparelho (Reprodução/ Marcela Vaz)

Configuração do áudio

O Slingshot emite sons ao utilizar as ferramentas e uma música na tela de adição de desenho (Draw). É possível remover o som ambiente nas configurações. Basta remover a seleção das opções “Play Sound Effects” e “Play Draw Music”.

Eliminando os sons emitidos pelo Slingshot  (Reprodução/ Marcela Vaz)Eliminando os sons emitidos pelo Slingshot (Reprodução/ Marcela Vaz)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares