Media centers

16/06/2014 09h41 - Atualizado em 20/04/2016 14h30

Chromecast ou Apple TV? Descubra qual dispositivo de smart TV comprar

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

As televisões inteligentes são tendência na tecnologia atualmente, e os produtos do Google e da Apple estão chamando a atenção: a Apple TV e o Chromecast. A primeira já está à venda há algum tempo, desde 2007, e o segundo foi lançado em 2013, chegando ao Brasil neste mês. Preparamos, então, um comparativo para indicar em qual dispositivo vale mais a pena investir, escolhendo o vencedor em cada quesito. Confira.

Google Chromecast chega ao Brasil com Galinha Pintadinha por R$ 199

Chromecast versus Apple TV (Foto: Arte/TechTudo)Chromecast versus Apple TV (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Apple TV

A última geração da Apple TV é robusta, com processador A5 da maçã, 512 MB de RAM e 8 GB de memória. O Chromecast tem a mesma RAM, mas uma memória interna inferior, de 2 GB flash. O aparelho do Google tem um sistema em chip Marvell DE3005-A1.

Chromecast, do Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)Chromecast, do Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)


Os dois aparelhos suportam conexões Wi-Fi 802.11b/g/n, essencial para a transmissão de alta qualidade de vídeo. Mas, tirando a diferença de memória, o desempenho de ambos é similar.

Apple TV (Foto: Divulgação/ Apple) (Foto: Apple TV (Foto: Divulgação/ Apple))Apple TV (Foto: Divulgação/ Apple)


Tamanho: Chromecast

Com apenas 34 g, o Chromecast ganha em tamanho e peso. A Apple TV, mais antiga e mais robusta, pesa 270 g. Em dimensões, o player do Google tem 72 mm de largura, 35 mm de comprimento e 12 mm de espessura. Já o dispositivo da Apple tem 23 mm de espessura, 98 mm de largura e 98 mm de comprimento.

Chromecast do Google sob vários ângulos (Foto: Creative Commons/Flickr/iannnnn)Chromecast do Google sob vários ângulos (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Sendo assim, considerando as medidas e o tamanho entre os dois gadgets, o Chromecast é bem mais compacto e fácil de ser transportado, pois, do tamanho de um pendrive, cabe até dentro do bolso.

Apple TV cabe na palma da mão (Foto: Divulgação/Apple)Apple TV cabe na palma da mão (Foto: Divulgação/Apple)


Sistema operacional: Empate

O software depende da sua preferência. O Chromecast possui uma versão simplificada do Chrome OS, que depende da Internet para funcionar. Ou seja, seus arquivos ficam na nuvem através dos serviços do Google. Já a terceira geração da Apple TV tem um sistema chamado Apple TV Software 5.2, uma versão adaptada do iOS 6.1 e pode ser atualizado para TV Software 6.1.1, uma adaptação do iOS 7.1.1.

O melhor sistema operacional será de acordo com a sua preferência. O Chomecast, apesar de depender mais da nuvem, tem uma compatibilidade com maior variedade de plataformas do que a Apple TV, como Windows, Mac OS, Linux ou Chrome OS do computador desktop ou notebook.

O software da Apple TV é uma versão adaptada do iOS (Foto: Creative Commons/Flickr/paz.ca)O software da Apple TV é uma versão adaptada do iOS (Foto: Reprodução/Creative Commons)


Aplicativos: Empate

Netflix, HBO Go, Crackle, YouTube, MLB e os principais programas de streaming estão presentes nos dois dispositivos. O Chromecast tem como diferencial, por exemplo, o desenho da Galinha Pintadinha, enquanto a Apple TV tem o Vimeo e outros programas segmentados de televisão ou esportes, por exemplo.

Ou seja, os dois dispositivos empatam na variedade de apps, mesmo com o Chromecast sendo mais novo. O Google contribui para que seu dispositivo funcione com facilidade.

Preço: Chromecast

Lá fora, o Chromecast chegou no mercado em 2013 por US$ 35 (cerca de R$ 79, sem impostos). No lançamento do Brasil, o gadget do Google foi lançado por R$ 199 com o desenho infantil Galinha Pintadinha. Nos Estados Unidos, o Apple TV foi lançada por US$ 99 (cerca de R$ 222). Nas lojas brasileiras, ela é encontrada por cerca de R$ 380. Ou seja, do ponto de vista do custo-benefício, o gadget do Google se saiu melhor.

Qual a melhor Smart TV a ser comprada? Opine no Fórum do TechTudo.

Chromecast chega ao Brasil tendo Galinha Pintadinha (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)Chromecast chega ao Brasil tendo Galinha Pintadinha (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)


Conclusão

Mais recente e mais adaptado às tendências da Internet e da tecnologia em geral, o Chromecast parece ser a melhor opção. A Apple TV, por sua vez, possui uma grande biblioteca de filmes e materiais no iTunes, mas o aparelho do Google vence em mais categorias.

Controle sobre a Apple TV (Foto: Creative Commons/Flickr/motomachi24)Controle sobre a Apple TV (Foto: Creative Commons/Flickr/motomachi24)

Além disso, o fato de ser mais fácil carregar um aparelho do tamanho de um pendrive e do Google ter realmente acertado no design, enquanto a Apple fez poucas modificações em seu gadget de televisão inteligente, torna o Chromecast o vencedor deste comparativo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Silva
    2015-10-29T10:39:42  

    CHROMECAST é um dispositivo PARASITA, ou seja, ele só funciona em função de outro dispositivo. Erraram em fazer esta comparação.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2015-10-29T10:39:42  

      nada haver ele é um dispositivo mutualismo

  • Eduardo Monteiro
    2014-06-16T14:00:10  

    Valeu por mais um comparativo idiota. É mais simples entender que, quem use Android prefira do Chromecast e quem usa iPhone obviamente prefira o Apple TV. A sensação que dá é que está faltando pauta.

    recentes

    populares

    • Eduardo Monteiro
      2014-06-16T14:00:10  

      Gente, tenho um android e não pretendo troca-lo agora. Posso usar um apple TV mesmo assim?

    recentes

    populares

    • Eduardo Monteiro
      2014-06-16T14:00:10  

      ChromeCast ou Apple TV tem integração com o Windows Phone?

  • Fernando Ottolini
    2014-06-16T17:32:18  

    Poderia chamar esta comparação de tendenciosa se não fosse o total desconhecimento de quem a fez. A comparação técnica entre os dois dispositivos é incabível. Disse bem um internauta aqui nos comentários que o AppleTV é independente e o chrome é dependente de outro equipamento para funcionar. Só isso já invalida este comparativo. Apple TV é equipamento fantástico, estável e com interface ótima.

    recentes

    populares

    • Fernando Ottolini
      2014-06-16T17:32:18  

      José Maranhão, não é só o "mirror screen" a vantagem do Apple TV. Eu avaliei bastante as funções e desempenhos de cada um antes de comprar e o Chromecast não pode ser considerado um concorrente do Apple TV, tanto é que especula-se que a Google lance o Nexus TV para fazer frente com Apple TV. E se vc acha que essa discussão é besteira, então porque perdeu o seu tempo em comentar?!

    recentes

    populares

    • Fernando Ottolini
      2014-06-16T17:32:18  

      Paaaarem, voces me deixam louca!Por favor alguem sensato me ajude, qual é o melhor para uma leiga total usar na TV: Apple ou Google?

  • Olavo Junior
    2014-06-16T16:54:04  

    Eu tenho Apple TV, comprei por causa da compatibilidade com Iphone e Ipod, para quem tem é show de bola pq vc pode assistir videos em HD e imagens sem ter que passar para o computador só sincronizando com o Apple Tv, e tb. pode estar em outra cidade colocar as fotos e videos de sua viagem que a pessoa que esta na sua casa vai poder ver tudo, e outro ponto que vi que o concorrente não tem a entrada HDMI, ou seja pelo que vi o Apple Tv ainda é muito superior

    recentes

    populares

    • Olavo Junior
      2014-06-16T16:54:04  

      Olavo, só quem tem Ipod ou Iphone que pode usar um apple tv?

  • Raphael Wagner
    2014-06-16T10:29:44  

    Será que estão fazendo propaganda do Chromecast?! Ridicula a matéria. Eu tenho os dois, e o Apple Tv é muito melhor, com muito mais aplicativos que os mencionados e a função espelhamento que não está presente no Chromecast. O Chromecast depende de um smartphone/tablet/computador para controlá-lo. O AppleTV funciona independentemente, com seu controle remoto. Vamos melhorar TechTudo.

    recentes

    populares

    • Raphael Wagner
      2014-06-16T10:29:44  

      E interessante saber que aí nos EUA se cobra ponto extra. Aqui no Brasil eu tenho ponto extra e não pago nada da NET.

    recentes

    populares

    • Raphael Wagner
      2014-06-16T10:29:44  

      Se voce pegar ponto extra na Net paga sim senhor.

  • Pedro Souza
    2015-10-10T01:05:07  

    tenho uma duvida.. o chromecast precisa de um smartphone ou tablet para funcionar? No caso do Apple TV.. acho que náo precisa nè?

    recentes

    populares

    • Pedro Souza
      2015-10-10T01:05:07  

      Não precisa mas tens muitas funções que é bacana com o cel

  • Ivan Zalewski
    2015-10-22T20:24:07

    É incrível que os applemaniacos não aceitam que outras empresas podem fazer algo de qualidade igual ou superior nem leram a matéria, nunca viram um Chromecast e tão falando bobagem. LEIAM tem youtube, Netflix instalado NAO PRECISA de um celular eu tenho e não preciso ele NÃO SÓ espelha o celular... Liga a tv pelo cel manda o Netflix rodar o seriado da onde parou e podes usar teu celular traquilo Vi um Apple tv as função são IGUAIS não tem nada de mais

  • Oscar Sayao
    2014-06-17T07:21:30

    Tenho a Apple Tv, é mais uma boa opção. Realmente para quem já tem uma conexão wifi na TV talvez não queira comorar, ainda mais com o preço Brasil. Temho minha Apple TV numa TV sem TV a cabo, só com HD com desenhos e filmes para as crianças e é um tremendo de um entretenimento para elas! Com relação ao aparelho da Google...difícil acesso atrás da TV...será que não esquenta no verão?

  • Fabiano Santiago
    2014-06-16T15:35:43  

    Não recomendo nenhum dos dois, recomendo apenas o Amazon Fire TV, que mesmo não vendendo oficial no Brasil pode ser adquirido facilmente. O problema do Chromecast é que ele depende do celular, não é um aparelho independente, ou seja, você precisa do conteúdo ou dos aplicativos no seu celular para rodar, controlar, etc. Já o Apple TV porque é iOS, preso ao que ele dispõe, não tem muita opção, não dá para instalar nada por fora como o XBMC ou coisa do tipo, não recomendo!

    recentes

    populares

    • Fabiano Santiago
      2014-06-16T15:35:43  

      Victor, na casa do cunhado é arriscado...

    recentes

    populares

    • Fabiano Santiago
      2014-06-16T15:35:43  

      Além de estar no mercado a mais tempo a Apple TV é bem superior a uma Smart TV por poder utilizar inclusive outros dispositivos IOS e OS via airplay. Também é ótima pra quem tem suas músicas no iCloud, para quem quer ver filmes atuais via iTunes. Mas se vcoê quiser, pode também burlar a segurança da Apple e instalar o XBMC por exemplo. Quem tem iPhone ou qualquer dispositivo Apple e esteja bem integrado ao ambiente iOS/OSX, tem na Apple TV um equipamento superior a tudo no mercado. Video locadora? Nunca mais.

  • Roberto Reis
    2014-06-17T07:17:17  

    Pessoal, o Apple TV faz espelhamento, o que nenhuma smart TV faz! Significa que você joga o que estiver vendo na tela do seu PC ou Tablet para a TV, ou para usuários de PC Mac, você cria uma segunda área de trabalho e joga está para a TV enquanto trabalha em outra coisa no mesmo PC! Chromecast espelha apenas a tela do Google Chrome. Por isso é bem mais limitado! Matéria super tendenciosa, eu tenho os dois aqui em casa e sei o que estou dizendo... Em termos de rodar Youtube por exemplo na TV, os dois são iguais entre eles, assim como se comparados a uma Smart. Apple TV > Chrome > Smart TV

    recentes

    populares

    • Roberto Reis
      2014-06-17T07:17:17  

      O Chromecast espelha o google chome e também o android seu cabecinha, nao fale o quenao sabe.

    recentes

    populares

    • Roberto Reis
      2014-06-17T07:17:17  

      Esse coitado não sabe nem o que está falando. Tenho certeza que deve ser mais um que só usa o celular pra mexer em Whatsapp, Instagram e FB e acha que sabe de tecnologia... No dia que mexer em um Android com um Hardware bom e tiver acesso a uma ChromeCast vai entender o que é liberdade, fluidez e qualidade em um sistema. E digo mais, tudo isso a um preço acessível.

  • Henrique
    2015-03-12T18:31:37

    Nem dá pra comparar. O Chromecast funciona com o PC e com qualquer android , ios e mac. Poderosíssimo, pequeno e barato.

  • Carlos Gomes
    2014-10-06T11:59:03

    Nem sou fanboy da apple, mas faltou considerar que o appletv tem conectividade com o iphone e ipad. E isso é um diferencial.

  • Heitor Marinho
    2014-08-07T17:29:58

    Piada isso. As duas são limitadas. Quer uma box tv de verdade? MINIX NEO X8... roda filmes em rede, em qualquer formato, e vc pode instalar qualquer aplicativo do android, rodando kitkat 4.4... apple tv!? fala sério!

  • Flavio
    2014-06-17T08:55:25  

    Kkkk o rapaz que fez essa matéria só pode estar de brincadeira ..... Igualar esse pen drive à uma Apple TV ... Sem comentários !!!!! Sem o AirPlay da Apple TV eu já não compararia !!!!

    recentes

    populares

    • Flavio
      2014-06-17T08:55:25  

      fanboy detected.....menos cara, menos.

    recentes

    populares

    • Flavio
      2014-06-17T08:55:25  

      Flávio, se fosse o inverso você não falaria isso.

  • Fabiano Cbe
    2014-07-17T11:24:16

    Bando de Besta discute qual é melhor!!!! tenho apple tv - xbox - ipad e faço com q todos tenha acesse entre si e ainda pelo meu macbook.... conecto xbox no mac acessando videos do mac pelo ipad enviando para xbox 360 quando faço o mesmo para a apple tv... ao invés de discurtir sobre o melhor!!!! criem alternativas de acessos entre os gads!!!!!!!! Vai entender?!

  • Joe Max
    2014-06-20T16:21:56

    Em qual quesito a Apple perdeu o posto de marca mais valiosa para a Google mesmo??? Ah.....INOVAÇÃO. Entendi.

  • Jose Bosco
    2014-06-17T06:40:21  

    Quando comprarem uma nova TV procurem uma smart que tenha a possibilidade de conexão a internet na sua casa. Se não tem como conectar a um cabo, procure uma que já tenha wi-fi, daí poderá acessar um computador e usar o netflix ou serviço de DLNA, ou seja, baixar filmes no seu PC e ve-los na TV. Daí esses dois equipamentos serão obsoletos.

    recentes

    populares

    • Jose Bosco
      2014-06-17T06:40:21  

      Fabio Vilardo, mencionei comprar uma nova TV, não sair trocando as que tem atualmente. Casa de praia, campo, sem internet, é o mesmo que não ter qualquer um desses dois aparelhos, pois não fica nada residente. Nem espaço em memória tem armazenar conteúdos.

    recentes

    populares

    • Jose Bosco
      2014-06-17T06:40:21  

      Rogério Lohmann, sem desbloquear não dá. Apple TV é preso a disponibilidade do acervo. Enquanto, uma smart pode acessar seus vídeos de qualquer PC dentro de sua rede local. Não tem comparação entre uma smart e qualquer um desses aparelhos.

  • Fábio
    2014-06-16T16:45:23  

    Dois aparelhos inúteis, quem tem ps3/4, xbox 360/one ou uma smart tv não precisa dessas porcarias.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2014-06-16T16:45:23  

      Desafio a assistir telecinePlay e videos do youtube, sem travamento, sem o Apple Tv.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2014-06-16T16:45:23  

      Renato Lustosa Não sou rico, só não sou mané que compra qq porcaria só pq está na internet, mas vc é idio.ta demais para entender o comentário.

  • Balak Srn
    2014-06-17T05:24:15

    Não colocaram quesito beleza e design... Não consideram que a Apple Tv, por ser mais antiga e ter um hardware bem melhor, possui uma vantagem muito maior... Dessa vez, a Techtudo foi tendenciosa ao extremo. Lamentável...

  • Ronaldo
    2014-06-17T05:02:02

    Para um usuário avaliar, ele precisa ter os dois aparelhos em casa, e precisa conhecer bem como cada um funciona. Ambos não dependem de nenhum equipamento extra, basta plugar eles na sua TV, conectar o Wi-FI, e utilizar á vontade!

  • Joao Silva
    2014-06-17T02:16:13

    Isso é Ridiculo!...Materia tendenciosa e caluniosa, todos sabem, até mesmo os samsung`s boys, que a Apple TV é imbativel em termos de acessibilidade,conectividade,segurança,lindeza e etc.

  • Ricardo Oliveira
    2014-06-16T12:04:42  

    Essa matéria tá de sacanagem né?? Ridícula... A Apple TV é mil vezes melhor... Conectividade, Acessibilidade, AirPlay, Espelhamento, etc... Até meu primo que é louco por aparelhos Android, se rendeu...

    recentes

    populares

    • Ricardo Oliveira
      2014-06-16T12:04:42  

      Eu tenho os dois e possuo também um WD my cloud. Prefiro utilizar o Chromecast via meu celular android. Além do mais o Chormecast permite que todos meus convidados compartilhem conteúdo nas reuniões lá em casa, coisa que o apple TV não permite.

    recentes

    populares

    • Ricardo Oliveira
      2014-06-16T12:04:42  

      Claro que permite. Meus amigos quando vêem a minha casa e os que tem a minha senha do wi-fi podem compartilhar o conteúdo deles na Apple TV, como músicas, filmes e até mesmo controlá-la pelo celular. Nem espelhamento com o aparelho Android o Chromecast faz...

  • Marc Fraga
    2014-06-16T16:26:55  

    Avaliação superficial. Chromecast depende de um computador pra replicar a tela do Chrome. Apple TV é um equipamento independente.

    recentes

    populares

    • Marc Fraga
      2014-06-16T16:26:55  

      Marc Fraga, por favor seja mais específico. Dizer que o Chromecast é apenas um quebra-galho e não tem como compará-lo à AppleTV não ajuda muito. 1) Por que comprou os dois se a Apple TV é tão superior? 2) Em que ela é superior? Pois pela reportagem os dois parecem ser similares, com a diferença que o Chrome é mais barato e mais prático de carregar.

    recentes

    populares

    • Marc Fraga
      2014-06-16T16:26:55  

      Renato Assis é melhor o android pc que esse cromecast

  • jariel alves
    2014-06-16T23:37:03

    Prefiro um azbox..azamerica...azatudo...econimizo muito e tenho canais que só a mulesta.

  • Leonardo Leonor
    2014-06-16T22:57:12

    Análise totalmente desprovida de compromisso. Pois são dispositivos totalmente diferentes e com finalidades totalmente distintas. É necessário os responsáveis por essa coluna terem mais responsabilidade com essas informações !!! Merecemos mais respeito e responsabilidade com o conteúdo apresentado !!