Internet

28/06/2014 10h39 - Atualizado em 11/04/2016 13h12

Como assistir a vídeos do computador na TV usando Chromecast

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Assistir a vídeos do computador na TV usando Chromecast é simples e ideal para quem não tem um cabo HDMI em casa. Apesar de requerer alguma configuração inicial, é relativamente fácil tocar um arquivo gravado no PC direto na televisão, sem a ajuda de fios. Os comandos da reprodução podem ser feitos através do celular. Confira:

Chromecast ou Apple TV? Descubra qual dispositivo de smart TV comprar

Aprenda a rodar vídeos do computador via rede sem fio no Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aprenda a rodar vídeos do computador via rede sem fio no Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usando a extensão Videostream

Uma das maneiras simples de rodar vídeos do PC no Chromecast é utilizando a extensão Videostream, para o navegador Chrome. Sua vantagem está na gratuidade de uso, tanto no PC quanto no celular.

Passo 1. Antes de mais nada, configure seu Chromecast corretamente na rede Wi-Fi. Os passos 1 e 2 deste tutorial devem ajudar.

Passo 2. Baixe a extensão Videostream para o Chrome e o aplicativo de controle remoto para o smartphone.

Passo 3. Abra a extensão e clique no botão “Select a movie to play”.

Clique no único botão do Videostream (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no único botão do Videostream (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Escolha um vídeo qualquer armazenado no computador, como um filme ou episódio de série.

Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.

Escolha qualquer vídeo do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha qualquer vídeo do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Selecione o seu Chromecast na extensão Google Cast.

Conecte-se ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte-se ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Assim que o Videostream é aberto no PC, seu app o detecta e permite controlar volume e reprodução do vídeo tocado – seu smartphone vira, portanto, um controle remoto para a TV.

Dê play, pause e mude o volume pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Dê play, pause e mude o volume pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usando o Plex

Configure o Plex no Windows ou Mac  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure o Plex no Windows ou Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Plex é um dos melhores programas de servidor de mídia disponível no mercado. Com versões para Windows, Mac, iOS e Android, ele permite organizar toda a sua biblioteca de vídeos gravados no HD e, graças à integração nativa com o Chromecast, tocar tudo na TV de forma simples  – aprenda a configurar.

Sua desvantagem é que é preciso pagar pelo Plex Pass para poder usar o aplicativo móvel como controle remoto da reprodução no Chromecast. Mas você pode usar o computador para transmitir vídeos para a TV sem a ajuda de fios gratuitamente.

Passo 1. Baixe e instale o Plex. Depois, configure o programa para que ele permita a transmissão dos seus vídeos.

Passo 2. Com o software aberto no computador, abra o app para dispositivos móveis. Em seguida, toque no botão “Cast” para conectar ao Chromecast, confirmando na janela popup.

Passo 3. Escolha um vídeo a ser tocado e pressione o botão de “Play” no menu superior.

Escolha um vídeo armazenado no PC e dê play (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha um vídeo armazenado no PC e dê play (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

<b>LocalCast</b>

LocalCast é uma alternativa interessante para unir as funções do Videostream com o Plex. Com o app, você pode conectar o celular ao computador pela rede Wi-Fi e transmitir filmes e séries para a TV sem precisar do PC por perto. Para isso, você deve primeiro configurar o Plex no desktop. Em seguida, siga o passo a passo:

Passo 1. Conecte o LocalCast à TV com Chromecast;

Conecte o LocalCast ao seu Chromecast (Foto:  Reprodução/Paulo Alves)Conecte o LocalCast ao seu Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Conecte o aplicativo a um servidor DLNA, nesse caso, o Plex;

Acesse seu servidor do Plex pelo app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse seu servidor do Plex pelo app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 3. Procure um filme ou série do computador e dê o play diretamente na TV. Use o celular para controlar a reprodução pelo Wi-Fi.

Selecione e reproduza um filme do PC na TV  (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione e reproduza um filme do PC na TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)





<b>AirFlow</b>

AirFlow reproduz vídeos no Chromecast de forma simples (Foto: Reprodução/Paulo Alves)AirFlow reproduz vídeos no Chromecast de forma simples (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Se você dispensar a organização do Plex e o celular como controle remoto, o AirFlowpode servir como uma opção mais simples. Basta baixar o programa no Mac ou Windows, selecionar o arquivo de video e começar a reproduzir na TV pelo Wi-Fi, sem precisar configurar praticamente nada. Confira o passo a passo completo.

Pronto! Agora você já conhece maneiras simples de assistir filmes e séries gravados no HD direto na TV sem precisar conectar o computador na entrada HDMI. Dessa forma, vídeos baixados se tornam tão acessíveis e simples de serem consumidos quanto em serviços de streaming – uma motivação a mais para adquirir o media center do Google.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jhonatan Dias
    2014-06-30T01:49:11  

    Use um cabo HDMI, fácil não?

    recentes

    populares

    • Jhonatan Dias
      2014-06-30T01:49:11  

      use uma tv preto e branco tb...facil nao ?

  • Paulo Junior
    2014-10-06T14:07:24  

    Comprei um e... arrepend, esta jogado em algum lugar aqui de casai. Já o cabo HDMI não fica dependendo de internet e posso levar para qualquer lugar, sem contar que não preciso preocupar se é vídeo pesado ou não, não tava. Essa é a idéia, e não ficar limitado em lugares que tenham internet. Vou passar um vídeo ou filme do note para a tv, pra que eu vou querer internet se o arquivo esta no note? Cabo HDMI ganhando disparado... talvez uma opção de usar-lo para passar vídeos do note para tv ou celular para tv sem ter que depender de internet... já seria um bom começo.

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2014-10-06T14:07:24  

      Eis uma mente analógica

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2014-10-06T14:07:24  

      Para isso vc tem q ter uma placa de vídeo ou adptador pra hdmi

  • Wesley Silva
    2015-11-10T09:07:08

    Videostream tem suporte a legenda sim!