TV

20/06/2014 07h00 - Atualizado em 20/06/2014 10h56

Como calibrar a imagem em uma TV

 Wallace Moté
por
Para o TechTudo

Calibrar a imagem de uma TV é fundamental para que o dono do aparelho consiga uma qualidade próxima daquela vista nas lojas de departamento antes da compra. Mas é possível deixar a tela com uma resolução tão bonita quanto deve ser? O TechTudo traz as dicas. Confira!

Chromecast ou Apple TV? Descubra qual dispositivo de smart TV comprar

tv-1Calibrar a TV é fundamental para ter imagens de qualidade (Reprodução/Samsung)


Posicionamento correto da TV

Antes dos ajustes na configurações, é importante ter certeza de que a TV está posicionada de forma correta, com o centro da tela na altura dos olhos e em um ângulo de visão reto do telespectador, preferencialmente sem incidências diretas de luz. Isso afeta diretamente na imagem que o telespectador visualiza, chegando ao ponto de transformar o preto em cinza. Para saber mais sobre o posicionamento da TV, leia este artigo que o TechTudo elaborou.

Imagem real ou bonita?

Primeiramente, é preciso levar em conta que a qualidade da imagem varia bastante de acordo com aparelho utilizado. Ou seja, ela muda se for gerada através de um DVD, Blu-ray, receptor de TV paga ou algum outro, sendo recomendado salvar uma configuração para cada aparelho. 

Os presets funcionam?

tv-1 (Foto: tv-1)Configurações da TV (Divulgação/Samsung)


As TVs já possuem configurações predefinidas para determinados conteúdos, como Filme, Dinâmico, Esporte e Jogos. Esses modos, porém, não parecem exatamente feitos para o uso em casa (quase como se fossem feitos exclusivamente para a demonstração em lojas), não agradando muito quem deseja imagens realmente bem definidas e balanceadas.

Brilho e Contraste

Brilho e contraste são umas das configurações mais importantes. O primeiro determina a intensidade do preto exibido. Caso caso esteja em nível muito elevado, ele se torna acinzentado - e se for baixo demais, a imagem ficará escura, ocultando detalhes da cena. 

Além disso, um nível de brilho muito baixo também pode alterar a reprodução de cores, tornando difícil diferenciar os tons. Na hora de configurar este item, é interessante procurar uma imagem mais escura e regular de modo que o preto se torne profundo, porém sem perder a percepção dos contornos, como fios de cabelo em um terno, por exemplo. Geralmente a configuração de brilho não passa de 50%.

No que diz respeito ao contraste, pode-se dizer que ele age mais no branco, sendo brilhante e borrado caso esteja muito alto - ou então gerando imagens desbotadas e perdendo detalhes em sombras das cenas.

Para configurá-lo corretamente é necessário observar se não há borrões entre os tons brancos e pretos. Também é importante conferir se as cores não estão exageradamente fortes. O nível de contraste é algo bem pessoal, porém aconselha-se que esteja entre 50% e 80%.

Cor (Saturação)

TV mais barata sai por menos de R$ 1300 (Foto: Divulgação/Samsung) (Foto: TV mais barata sai por menos de R$ 1300 (Foto: Divulgação/Samsung))O ajuste de cores ajuda a ter imagens com qualidade (Foto: Divulgação/Samsung)


A configuração adequada de cor garantirá a exibição mais fiel àquela pretendida na hora da captação da imagem. Caso esteja alta demais, serão exibidas cenas borradas e com tons exageradamente fortes. Se estiver muito baixa, elas ficarão “lavadas” e sem vida, chegando a deixar cenas coloridas em tons de cinza.

Como no caso do contraste, o controle de cor é algo pessoal, porém é recomendado que deixe em um percentual por volta de 45% e 50%, até encontrar algo que não seja muito apagado e tampouco forte demais, transbordando nos contornos.

Matiz

O controle de matiz age diretamente nas cores primárias (vermelho, verde e azul), sendo capaz de dar às imagens um aspecto amarelado, rosa ou roxo, se utilizado de forma exagerada. Normalmente, recomenda-se manter o nível no neutro (0), para não prejudicar a fidelidade de cores. Porém, o usuário pode sentir a necessidade de regular a matiz em títulos específicos, como filmes de guerra, épicos ou clássicos.

Nitidez

Calibrar a nitidez é muito importante para se ter uma imagem com maior nível de detalhes, porém sem exagerar nos contornos. Caso seja deixada de forma muito elevada, ela faz com que a cena ressalte os contornos, o que fará com que ela pareça muito artificial.

Se estiver baixa demais, gera a a impressão de que toda a imagem é uma pintura, com contornos borrados e desfocados. Para calibrar corretamente, é recomendado que o usuário procure cenas com rostos e contornos, de modo que o rosto fique natural (sem granulação) e os contornos fiquem visíveis, mas suaves, sem chamar a atenção. Geralmente esse ajuste fica entre 20% e 50%.

Ajustes Avançados

Nova televisão foi anunciada pela LG (Foto: Divulgação/LG) (Foto: Nova televisão foi anunciada pela LG (Foto: Divulgação/LG))Cada tipo de programa demanda um tipo de configuração (Foto: Divulgação/LG)


Temperatura de Cor

Para assistir filmes, é recomendado que deixe a temperatura em “normal” ou “quente”, o que gera imagens levemente amareladas, o que é ideal para gerar uma atmosfera boa nos filmes.

Como passar áudio do notebook para a TV? Veja no Fórum do TechTudo

Balanço de Branco

O ajuste de branco se faz necessário quando a TV apresenta cores distorcidas, pois ele mexe diretamente na paleta RGB (cores vermelho, verde e azul) da cor branca para atenuar os níveis altos (ganho ou high) e os níveis baixos (compensação ou cut-off) das cores. Não é recomendado que se mexa nessa opção sem um software específico para calibragem de imagem, porém caso ache necessário é recomendado que procure filmes com uma boa qualidade de imagem e com uma tonalidade neutra, e mexa diretamente na cor que ache que o branco está puxando, até encontrar um branco mais suave e natural.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pereira
    2014-06-21T09:57:06  

    AQUI. NO BAIRRO DE ANCHIETA/RJ A GLOBO NÃO TEM SINAL DIGITAL.LAMENTÁVEL.

    recentes

    populares

    • Pereira
      2014-06-21T09:57:06  

      Pelo menos você não fica assistindo mentiras do JN

  • José Junior
    2014-06-20T11:39:53  

    FALOU MUITO E NÃO DISSE NADA !!! PENSEI QUE TERIA ALGUM MACETE FORA DO NORMAL. ENCHEÇÃO DE LINGUINÇA !!

    recentes

    populares

    • José Junior
      2014-06-20T11:39:53  

      Eu ajustei a minha TV com brilho 61 e contraste 66. Desativei o contraste dinâmico, que é uma herança dos televisores iluminadas por lâmpadas fluorescentes, cuja função era forçar a produção de tons de cinza e em televisores iluminados por LED praticamente não uma vez que televisores LED produzem 4000 tons de cinza conforme a claridade da imagem. O menu configuração especiais não devem ser alterados.

    recentes

    populares

    • José Junior
      2014-06-20T11:39:53  

      em porcentagem.

  • Bruno Menezes
    2015-02-25T10:17:42

    Leia quem quiser. Essa matéria ajuda muito há quem não tem o conhecimento de ajustar a imagem da TV, aqueles que falam que não aprendeu nada na matéria provavelmente sabe ajustar a imagem da tv mas não tem conhecimento o suficiente e pesquisa para aprender mais. Pronto falei!

  • Gentil Júnior
    2015-07-26T15:48:05  

    minha tv philco esta com problemas de imagem

    recentes

    populares

    • Gentil Júnior
      2015-07-26T15:48:05  

      Cara sua tv é uma Philco smart 58", pq se for tem uma galera reclamando dessa tv, comprei a minha e me arrependi, a imagem é péssima, mesmo com a calibragem feita, isso quando ela reconhece a antena, desperdicei meu dinheiro.

    recentes

    populares

    • Gentil Júnior
      2015-07-26T15:48:05  

      A minha é de 42" e tem um brilho vermelho no preto, principalmente nos cabelos, muito parecido com aqueles enfeites natalinos, chamado festão, é uma coisa extraordinária, já tentei todos ajustes mas não tem jeito de eliminar, acabei deixando assim e acostumando com aquilo.

  • Elisandra Ferreira
    2016-02-13T20:51:58

    Acabei de cprar uma AOC 50' e apliquei essas configurações e ficou muito bom!!!!

  • Lucas Silva
    2015-07-03T14:57:15  

    minha Tv samsung não salva as configurações que faço, por exemplo , mexo nas configurações de imagens , e depois de uns minutos ele volta ao padrão, , me ajudem por favor

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2015-07-03T14:57:15  

      Posso ti ajudar. Acontecia a mesma coisa comigo na minha Samsung. Vá para o modo cabo de sua tv (source). Nele, vá ao menu, configurações, plug & play. Depois vá avançando até chegar no modo loja ou casa. Escolha o modo casa e nunca mais irá se restaurar.

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2015-07-03T14:57:15  

      Você precisa ir para o modo cabo (pelo menos na minha tv) porque é o único jeito de acessar as configurações de plug & play.

  • Walter Carneiro
    2014-06-20T15:32:42  

    Desde quando a temperatura de côr "normal", que "amarela" a imagem, pode ser considerada como "NORMAL"? Eu utilizo a temperatura "Azul" (ou Fria) que, essa sim, dá à imagem o seu tom natural, exatamente como foi gravada no DVD/Blu-ray/TV, apesar de alguns "especialistas obtusos" serem "mortalmente" contra essa opção. Na minha Plasma 65VT50b fica mais do que excelente. Por essas e outras é que eu também detesto a padrão de imagem THX, que escurece a imagem e fica tudo amarelado, terrível de feio. Não vejo vantagens no THX nem no meu receiver ONKYO para gerenciar o som multicanal.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2014-06-20T15:32:42  

      Walter Carneiro, acho que a sua TV está desregulada... o normal deixa a imagem normal, simplesmente. Se está amarelando, algo está errado...

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2014-06-20T15:32:42  

      Denon, Onkyo, Yamaha, Pioneer são todas fabricantes do mesmo nível. Depende muito mais do modelo que do fabricante...

  • andre
    2014-12-16T08:32:34

    Não ensinou absolutamente nada!!!

  • David Ávila
    2014-06-22T15:22:24

    TVs da Samsung: Deixe o Modo de Imagem em Padrão e altere as seguintes opções para: Luz de Fundo - 15 ou 20 (Altera a intensidade da luz dos LEDs atras do painel LCD. Zero deixará a tela muito escura e 20 mais clara) Contraste, brilho, nitidez e cor deixe todos em 50 respectivamente. (Assim deixará a imagem mais suave e menos artificial. Usaremos as Configurações avançadas para realçar o contraste e cor) Configurações avançadas: Contraste dinâmico - Médio ou Alto (Alto deixará as cores menos lavadas) Tom de Preto - Escurecido Outras configurações como Gamma, Tom de Pele não altere.

  • Téo Ulrich
    2014-06-21T13:52:30

    Não duvido que o título da próxima matéria do Techtudo seja "como apertar o botão do elevador". Liberdade de expressão nas matérias de política e economia no G1!

  • Carlos Costa
    2014-06-21T13:10:15

    PTGLOBO, DEVOLVAM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS EM POLÍTICA E ECONOMIA. AFINAL, VIVEMOS UMA DEMOCRACIA, OU NÃO?

  • Carlos Costa
    2014-06-21T13:07:46

    GOSTARIA QUE O G1 DEVOLVESSE O ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS NA SESSÃO DE POLÍTICA E ECONOMIA, E NÃO CENSURASSE OS COMENTÁRIOS. AFINAL, VIVEMOS OU NÃO NUMA DEMOCRACIA? POR FAVOR , DEVOLVAM A PARTE DE COMENTÁRIOS PARA O PÚBLICO.

  • Edmilton Neves
    2014-06-21T12:52:36

    Excelente pergunta Fabian! Tirou daqui.. Ô Pablo! não espere muito. O G1 quer quer falemos apenas das flores.

  • Pablo Kaschtz
    2014-06-21T09:50:55

    Porque não abrem para comentários a matéria sobre a depredação na concessionária em São Paulo? E ainda querem que eu apoie essas manifestações.... é brincadeira...

  • Pablo Kaschtz
    2014-06-21T09:37:48

    E tem mais, depende muito de cada usuário,,,, se você tem problemas de visão o ajuste pode ser diferente de quem não tem.... Então ajuste ela de acordo com a sua preferência e ponto final.

  • Pablo Kaschtz
    2014-06-21T09:33:53

    Falou o que está nos manuais, com outras palavras..... Nada de novo....Ou será que ainda existe alguém que não saiba que a imagem muda de acordo com o equipamento que a gera (DVD, Blu-ray ou antena comum...

  • Reinaldo Silva
    2014-06-20T18:17:55

    Que materia lixo!!

  • Wlson Junior
    2014-06-21T09:14:15

    Até os vendedores Brothers lá do Paraguay , sabem repassar as configurações melhor que esse estagiário!

  • Ary Martini
    2014-06-21T08:25:06

    Matéria feita pelo Rolando Lero.

  • Marcelo Oliveira
    2014-06-21T06:20:25  

    NÃO LEMBRO DE TER LIDO UMA, ÚNICA SEQUER, MATÉRIA NESTE TECHTUDO QUE ME AJUDASSE EM ALGUMA COISA, MAS LI VÁRIAS QUE FICARAM SÓ NA PROMESSA.

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2014-06-21T06:20:25  

      Então não perca mais seu tempo. Pare de ler e escolha outra fonte.

  • Ramon Leffler
    2014-06-21T07:49:59

    sempre essas matérias sem sentido, ou com informações que não condizem com a realidade. as pessoas vem aqui pra ler e se informar sobre algo legal, instrutivo. Não precisa enganar a gente pra ter mais acessos.

  • Ricardo Aquino
    2014-06-21T06:37:02

    ajudou bastante sei exatamente como regular a tv agora, tão de brincadeira com essa matéria....

  • Samuel Silva
    2014-06-20T16:37:33  

    O Wallace Moté, autor da matéria, é estagiário?

    recentes

    populares

    • Samuel Silva
      2014-06-20T16:37:33  

      Não. Ele é namorado do editor que sodomiza ele todas as sextas-feiras. Você viu a foto dele ali em cima? Tem 20 anos o rapaz...

    recentes

    populares

    • Samuel Silva
      2014-06-20T16:37:33  

      bora comer ? kkkk

  • Walter Pereira
    2014-06-21T02:38:15

    Esta matéria mudou a minha vida!...

  • Vandercleverson Sobral
    2014-06-21T01:44:58

    Imagem boa é aquela que vc regula e diz: ESTÁ ÓTIMO. Gosto é de cada um. O que pode estar bom para uns, pode não estar bom para outros. Na minha TV, por exemplo, até as favelas ficam lindas. Portanto, ajuste sua TV de acordo com seu gosto e ponto.