01/06/2014 09h00 - Atualizado em 01/06/2014 09h00

Como controlar a Apple TV com o iPhone

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Apple TV pode ser controlada com o iPhone, iPad e iPod Touch. Embora o controle que vem com o aparelho seja prático e fácil de usar, ele também é fácil de perder e em algumas situações (como na digitação de senhas e nomes, por exemplo), é bem demorado para usar. Para ajudá-lo, o TechTudo irá mostrar nesse tutorial, como configurar seu dispositivo móvel da empresa da maça para ser usado como um controle remoto para a Apple TV.

Testamos a Apple TV; confira o review

Use seu iPhone, iPod ou iPad para controlar sua Apple TV (Foto: Reprodução/CafeiOS.net)Use seu iPhone, iPod ou iPad para controlar sua Apple TV (Foto: Reprodução/CafeiOS.net)

Antes de começar o procedimento que vai  transformar seu iPhone em um controle remoto, é preciso ter certeza de que a Apple TV e seu gadget estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Se você tiver apenas um roteador em sua casa, como a maioria das pessoas, há obviamente tem apenas uma rede Wi-Fi. Se por algum motivo, tiver dois ou mais roteadores com diferentes redes sem fio, é necessário certificar de que ambos os aparelhos estejam conectados ao mesmo. Feito isso, basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Habilite o compartilhamento familiar na Apple TV. Para fazer isso, siga os passos desse outro tutorial, mas especificamente em “Configurando o compartilhamento familiar”;

Passo 2. Já no iPhone, se o aplicativo Remote ainda não estiver instalado, baixe e instale em seu aparelho;

Baixando o app Remote no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o app Remote no TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Depois de instalar, abra o aplicativo. Na tela inicial do programa, toque na opção “Configurar Compartilhamento Familiar”;

Qual a melhor Smart TV a ser comprada? Opine no Fórum do TechTudo.

Iniciando o processo de habilitação do Compartilhamento Familiar no iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o processo de habilitação do Compartilhamento Familiar no iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela seguinte, digite o e-mail e a senha de sua ID Apple que você usa para acessar suas informações do iCloud e comprar aplicativos, músicas ou filmes;

Inserindo os dados da ID Apple para ativar o recurso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inserindo os dados da ID Apple para ativar o recurso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Depois disso, se tudo estiver certo, a Apple TV aparecerá na tela do aplicativo. Toque no ícone dela para começar a usar o iPhone como controle remoto;

Selecionando a Apple TV no iPhone para controlar remotamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a Apple TV no iPhone para controlar remotamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na área maior da tela de controle remoto (onde ficam as setas), toque e deslise o dedo na tela para movimentar o foco na tela da Apple TV ou dê um toque e retire o dedo, para selecionar algo;

Movimentando e selecionando no aplicativo Remote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Movimentando e selecionando no aplicativo Remote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Use o primeiro ícone da parte inferior da interface do app Remote para modificar a posição de ícones na tela principal da Apple TV. Já o ícone “Menu” serve para voltar até chegar na tela inicial. Por fim, o terceiro ícone serve para reproduzir um item multimídia que esteja selecionado e, depois que começar a tocar, serve também para parar ou continuar a reprodução;

Acessando as outras funções do controle remoto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as outras funções do controle remoto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Quando acessar algum campo que precise de digitação na Apple TV, aparecerá uma tela de digitação no app Remote;

Usando o app Remote para digitar textos na Apple TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando o app Remote para digitar textos na Apple TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Finalmente, se tiver em dúvida sobre as áreas da tela de controle remoto, toque no ícone com o ponto de interrogação, que aparecerá um tour com a explicação de cada um deles.

Visualizando a ajuda do app Remote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a ajuda do app Remote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora sempre que quiser, você pode usar seu iPhone para controlar sua Apple TV. Vale lembrar que você também pode usar o iPod Touch ou qualquer um dos iPads para fazer isso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cidclei Silva
    2016-06-17T16:37:36

    Funciona para jogos? Jogos de movimento?

  • Rafael Cruzeiro
    2014-06-01T13:12:39

    Posso ter deixado passar numa leitura distraída, mas tenho a impressão de que o tutorial pulou uma "etapa" aí: quando o Remote conecta com a AppleTV, ele exibe a lista do iTunes, para que seja executada uma música na TV; o controle gestual só é exibido após clicarmos num conjunto de setas que fica na parte superior direita do aplicativo.