Produtividade

01/06/2014 11h00 - Atualizado em 30/05/2017 11h12

Como criptografar arquivos no Windows

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Usuários de Windows podem garantir a privacidade de seus arquivos pessoais recorrendo a aplicativos que possibilitam criptografar seus documentos. A criptografia é uma maneira de alterar informações do arquivo utilizando algoritmos que impossibilitam sua leitura por pessoas não autorizadas. A dica é útil para pessoas que precisam enviar arquivos importantes via e-mail e não querem que seu conteúdo caiam em mãos erradas.

Internet banking: dicas de segurança para se proteger das fraudes

segurança (Foto: Reprodução/TechTudo)Como criptografar arquivos no Windows (Foto: Pond5)


No processo a seguir, vamos ensinar como utilizar o Quick Crypt, um software executável muito prático que insere senhas de acesso em qualquer tipo de arquivo do Windows.

Passo 1. Baixe o Quick Crypt no TechTudo Downloads. Abra o Quick Crypt e clique no ícone de Lupa da função “Target File” (arquivo de destino);

Iniciando o processo de encriptar um arquivo no Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Iniciando o processo de criptografar um arquivo no Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Encontre o arquivo que deseja criptografar e clique em “Abrir”;

Encontrando um arquivo para encriptar no Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Encontrando um arquivo para criptografar no Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Neste momento o Quick Crypt está pronto para criptografar o arquivo. Vá até a caixa “Password” (senhas) e insira uma senha que deve ser repetida na caixa “Confirm Password” (confirme a senha). Informe uma dica para a senha e clique em “Encrypt File” (criptografar arquivo) para finalizar o processo.

Vinculando uma senha a um arquivo com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Vinculando uma senha a um arquivo com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Abrindo um arquivo criptografado pelo Quick Crypt

Agora que o arquivo foi criado, ele deve ser aberto com o próprio Quick Crypt. Sendo assim, se o usuário enviar o arquivo para algum contato, ele deve instalar a aplicação em seu computador.

Passo 1. Encontre o arquivo que foi criptografado e clique sobre ele para que seja aberto no Quick Crypt;

Encontrando o arquivo encriptado com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Encontrando o arquivo criptografado com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Insira a senha no local indicado e clique em “Decrypt File” (desencriptar arquivo) para que o arquivos seja aberto no computador;

Inserindo a senha para abrir um arquivo encriptado pelo Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Inserindo a senha para abrir um arquivo criptografado pelo Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Aguarde o processo terminar para que o arquivo seja totalmente descriptografado.

Arquivo sendo encriptado sendo aberto com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Arquivo sendo criptografado sendo aberto com o Quick Crypt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto! Agora você já sabe como utilizar o Quick Crypt para criptografar seus arquivos pessoais e evitar que eles sejam visualizados por pessoas não autorizadas.

Como criar um servidor de armazenamento online? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares