Tablet

03/06/2014 06h00 - Atualizado em 18/06/2014 11h36

Como desabilitar animações e melhorar o desempenho do Android?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Mesmo com as melhorias trazidas a partir da versão 4.1, o Android ainda pode apresentar lentidão nas transições entre aplicativos. Seja por falta de memória RAM ou tempo de uso, é comum que a troca de telas e abertura de apps fiquem um tanto lentas, atrapalhando o uso diário do dispositivo. Mas, há um truque simples que permite minimizar o problema: desabilitar as animações completa ou parcialmente. Veja como fazer.

Veja como usar o Pushbullet para controlar notificações no Android

Passo 1. Acesse as configurações do dispositivo e selecione a opção “Sobre o telefone” ou “Sobre o tablet”;

Acesse o último item das Configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o último item das Configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque várias vezes em “Número da versão”, até que uma notificação surja avisando que o dispositivo irá entrar no modo de desenvolvedor;

Toque vária vezes, até que o sistema avise que o comando foi acionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Toque vária vezes, até que o sistema avise que o comando foi acionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Volte para o menu de configurações e acesse a seção “Opções do desenvolvedor”, que deverá ter aparecido logo acima de “Sobre o telefone” ou “Sobre o tablet”;

Abra a seção de configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a seção de configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Navegue até os itens “Escala de anim. da janela”, “Escala anim. de transição” e “Escala de duração do Animator”;

Mude escala de todas as animações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude escala de todas as animações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em cada um, diminua até 0,5 x ou desabilite as animações completamente;

Qual é o melhor game de corrida para celular? Confira no Fórum

Desabilite tudo ou deixe em 0.5 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desabilite tudo ou deixe em 0.5 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Imediatamente, você perceberá que as transição e abertura de aplicativos estará mais rápida, dando a sensação de que o telefone teve seu desempenho melhorado. Vale destacar que essa mudança só afeta a percepção do usuário em alguns momentos, e não carregamento de apps ou outros processos que exigem mais do hardware do aparelho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Justo
    2014-06-04T04:40:44  

    Quem não tem um Iphone jamais saberá como é bom !!! Pobres dando deslikes sempre !!!

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2014-06-04T04:40:44  

      Ipobre só se for.

    recentes

    populares

    • Rafael Justo
      2014-06-04T04:40:44  

      que idiota!

  • Santa Aparecida
    2016-08-26T20:43:36

    Parabéns, adorei a dica, deu tudo certo.

  • Alyne Victor
    2015-09-13T15:47:57

    Olá gostaria de saber, se caso eu fizer todos esses procedimentos se a bateria sera afetada!?

  • Matheus Bicaleto
    2015-08-16T12:22:10

    Olá, tenho o moto g e fiz isso no meu cel, e gostaria de saber de efetuando isso de tirar as animações, se a bateria dele eh afetada tbm ou não muda nada na autonomia dela...

  • Edson Lima
    2014-06-05T12:33:20  

    Por quê nunca vejo matérias "MELHORE O DESEMPENHO DO SEU IOS (IPHONE)", "ANTIVÍRUS PARA IOS (IPHONE)", "COMO DEIXAR SEU IOS (IPHONE) MAIS RÁPIDO", e o povo ainda dizem que o ANDROID é melhor. Como foi dito abaixo "Só os aparelhos da Apple tem qualidade, durabilidade, bom suporte e excelente design. "

    recentes

    populares

    • Edson Lima
      2014-06-05T12:33:20  

      Pois bem nobre Francisco Braga, muito embora seus argumentos são muito pertinentes ao caso, razão não lhe assiste, eis que mesmo em fóruns especializados de tecnologia, onde até mesmo a caixa quadrada é vulnerável, não se observa grandes mudanças. Até porque o sistema é feito para funcionar "redondo", sem travas de maneira quase perfeita.É claro que mesmo estes equipamentos estão sujeito a falhas, mas com um número ínfimo se comparado a outros modelos.

    recentes

    populares

    • Edson Lima
      2014-06-05T12:33:20  

      Edson Lima... vem conversar com os meus leigos familiares que migraram do iOS prô Android prá ver se eles concordam? Quem dirá então os mais avançados. iOS é prá quem é quadradinho, tanto é que os comentários são sempre quadradinhos. Tá lendo Android então porque?

  • Flávio Silva
    2015-07-17T16:14:40

    Rafael... leu a reportagem porque meu camarada? Os incomodados que se mudem.

  • Rafael Lima
    2014-06-04T12:17:25  

    Nossa, é nojento ver como as pessoas gostam do sistema Android como se ele fosse algo extraordinário. Pra mim é uma porcaria de sistema operacional feito pra funcionar nas porcarias de aparelhos chineses... tipo xing-ling.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-04T12:17:25  

      Caro Rafael, para início possuo iPhone, iPad, galaxy's tanto celulares como tablet e também os "Xing-Lings". Seu comentário de desprezo e deveras depreciativo só confirma seu paupérrimo conhecimento sobre os SO's x Hardware, logo, sugiro que busque conhecimento e base técnicas sobre tais assuntos para que não faça novamente acefalicos comentários sobre aquilo que não entende.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-04T12:17:25  

      Sou técnico, Ja testei um iPhone 3 e 4, e tenho um LG L50 estou satisfeito! Tem Android posso instalar o tema que eu quiser, deixar o visual da forma que eu escolher, tem Tv Digital, aceita 2 Chips, Radio Fm, Bateria dura mais e acessorios bem melhor que IPhone. IPhone não tem a maioria das coisas que eu falei!! É um sistema até bom, mas hoje em dia é mais ostentação, design mesmo... Preço alto e oferece pouca coisa

  • Edson Silva
    2014-06-03T14:59:57  

    tenho um sansung gran duos e não consegui fazer o passo a passo , é diferente?

    recentes

    populares

    • Edson Silva
      2014-06-03T14:59:57  

      o meu é um gran duos e eu fiz o passo a passo e deu certo

  • Luis Vasconcellos
    2014-06-03T13:25:11

    No Moto G de 8 giga há alguma opção de expansão do armazenamento que seja discreta o suficiente para acompanhar o aparelho?

  • Elias Adriano
    2014-06-22T09:51:52

    Meu Deus, todo mundo falando que tem android, iphone.. e brigam por isso dizendo que um é melhor que o outro, Deem graças a Deus por terem algum celular "TOP",,, E eu que tenho o meu E1203 há 2 anos? e olha que sou sou técnico em Smartphone, prefiro o meu bom e velho java rs não tem igual U.U

  • JOSSY DORNELLES
    2014-06-03T11:13:17  

    Tenho um Sony Xperia S LT26i com Android 4.1.2 e a dica não funcionou. No passo 2, tocar várias vezes a opção Número da Versão não habilitou a opção Desenvolvedor. Alguém tem dicas?

    recentes

    populares

    • JOSSY DORNELLES
      2014-06-03T11:13:17  

      Root nele!

    recentes

    populares

    • JOSSY DORNELLES
      2014-06-03T11:13:17  

      é pq JOSSY ele não precisa ficar tocando, vc vai ver que já tem o nome em cima (sobre o telefone) o nome opções do desenvolvedor. aperte aí e seja feliz =D

  • Rafael Lima
    2014-06-03T13:34:36  

    Nossa, é nojento ver como as pessoas veneram o IPhone como se ele fosse algo extraordinário. Pra mim é um celular como outro qualquer.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-03T13:34:36  

      Apple é Apple e resto é coisa de camelô ou daqueles ladrões do Mercado Livre.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-03T13:34:36  

      Ipobre, td pobre é metido a rico com seu Ipobre =D

  • Diego Lima
    2014-06-03T10:55:21  

    Como deixar seu Android mais rápido ? Primeiro passo : COMPRE UM IPHONE SEGUNDO PASSO: SEJA FELIZ !

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2014-06-03T10:55:21  

      3 pasos...seja um alienado e poste um comentario como o seu ...itroxa

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2014-06-03T10:55:21  

      vc e seu Ipobre, sejá feliz.

  • Alisson Rangel
    2014-06-04T01:53:39

    Esse PASSO A PASSO foi feito em uma configuração MOTOROLLA por isso vocês que tentaram pelo SAMSUNG não conseguiram.

  • João Silva
    2014-06-03T18:43:04  

    tenho um galaxy S5 e nao funcionou, as configuraçoes aparecem de forma bem diferente e com nomes diferentes, o grande problema do android é esse, limitado demais as atualizações, acaba que existem dezenas de diferenças entre os aparelhos

    recentes

    populares

    • João Silva
      2014-06-03T18:43:04  

      Cara, vc tem um S5 e quis desabilitar as animações pra melhorar o desempenho?? Não entendi...

    recentes

    populares

    • João Silva
      2014-06-03T18:43:04  

      E o S5 precisa disso?! Por pior e mais pesada que seja a TouchWiz, o S5 dá conta dela com "o pé nas costas". Tem algo muito errado nisso aí, além da própria TW... Aliás, as skins dos fabricantes são as grandes responsáveis por boa parte da fragmentação do Android. Olha o que a Motorola está fazendo com os Moto X/G/E e diga se as limitações do Android são ocasionadas pelo próprio sistema operacional ou pelo que as fabricantes fazem com ele, especialmente a Samsung.

  • Nicholas Abreu
    2014-06-03T14:46:02

    meu moto g ta bem rapido ainda. nao ha ncecessidade de fazer isso agora

  • Vagner Bispo
    2014-06-03T13:33:36

    Meu nexus 5 com android 4.4.2 kitkat, processador quadcore a 2,3 e 2gb de RAM não trava. Muito rápido, esse sim é o melhor. Não precisa mecher em nada..

  • Luis Vasconcellos
    2014-06-03T13:22:53

    Fiz no meu Moto G, ok deu certo. Vou monitorar a performance.Há opções também referente a renderização, e principalmente limitação dos programas que rodam em segundo plano. Seria interessante um artigo sobre essas configurações. Valeu pela dica.

  • Melquizedeque
    2014-06-03T13:09:29

    Moto X Androide 4.2.2 exelente não trava muito rapido pra mim o melhor, não precisa nem mecher em nada..

  • Marcelo Vaz
    2014-06-03T11:18:03

    NO ANDROID 4.1.2 AS "OPÇÕES DO DESENVOLVEDOR" JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO MENU "CONFIGURAÇÕES". BASTA HABILITAR A FUNÇÃO NA TECLA NO CANTO SUPERIOR DIREITO E FAZER AS ALTERAÇÕES CONFORME A MATÉRIA.