30/06/2014 15h36 - Atualizado em 30/06/2014 15h36

Como fazer jailbreak no iOS 7.1.X usando a ferramenta Pangu?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O jailbreak do iOS 7.1.x foi anunciado na última semana, e o aplicativo do processo chama-se Pangu. Se você quer desbloquear seu iPhone, iPad, iPad Mini e iPod Touch para poder instalar aplicativos de outra loja além da App Store, siga os passos desse tutorial do TechTudo e libere seu aparelho.

Saiu o jailbreak do iOS 7.1.x: é o aplicativo chinê Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Saiu o jailbreak do iOS 7.1.x: é o aplicativo chinê Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Embora a versão para Mac ainda não esteja disponível para download, o processo é praticamente igual no Windows ou no OS X. O jailbreak é compatível com todos os aparelhos da Apple que suportam o iOS 7.1 ou superior (dentro da versão 7). Para saber qual a versão de seu aparelho, entre na opção “Ajustes”, depois na opção “Geral” e finalmente no item “Sobre”, estará a informação.

Nunca é demais lembrar que o jailbreak não é sinônimo de pirataria. O processo é apenas um desbloqueio que abre espaço para o proprietário instalar melhorias nos aparelhos, como a liberação de algumas funcionalidades que normalmente são bloqueadas pela Apple. Outro detalhe importante é que, infelizmente, ainda não é recomendado fazê-lo em aparelhos comprados no exterior (Estados Unidos e alguns outros países que ainda vendem o iPhone bloqueado) e que dependem do programa ultrasn0w.

O procedimento é simples, mas tem seus riscos. Por isso, tenha cuidado e siga o passo a passo religiosamente. O TechTudo não se responsabiliza por danos causados aos aparelhos.

Passo 1. Acesse o site http://pangu.io/ e clique na opção “Windows” (a versão para Mac ainda não está disponível), para começar a baixar o programa;

Passo 2. Se você usa uma senha de bloqueio em seu gadget, desative-a antes de iniciar o processo. Para fazer isso, acesse o item “Ajustes”, vá na opção “Código” ou Touch ID e Código” e dentro dela, toque em “Desativar Código”;

Desativando código de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando código de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Conecte o iPhone, iPad ou iPod Touch no computador;

Passo 4. Execute o gerenciador de arquivos do sistema operacional (Explorer no Windows e Finder no OS X) e vá para a pasta para onde o arquivo foi baixado. Clique duas vezes no arquivo baixado para executá-lo;

Clicando duas vezes para executar o Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando duas vezes para executar o Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Clique na área do programa mostrada na imagem abaixo, para desmarcar a instalação de aplicativos adicionais;

Desmarcando a instalação de programas de terceiros (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desmarcando a instalação de programas de terceiros (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Depois, clique no botão “????”, para iniciar o processo de jailbreak;

Iniciando o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Ao iniciar o processo, o programa mostrará umas instruções para que você mude a data do gadget para o dia 2 de junho;

Pangu pedindo para alterar a data no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pangu pedindo para alterar a data no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Abra a tela de de seu gadget, acesse o item “Ajustes” e depois vá para a opção “Geral”. Em seguida, toque no item “Data e Hora”;

Acessando a opção que permite mudar a data e a hora no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Acessando a opção que permite mudar a data e a hora no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Na tela “Data e Hora”, desative a opção “Automaticamente” e depois, mude a data para o dia 2 de junho;

Mudando a data e a hora no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Mudando a data e a hora no iOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Depois disso, o jailbreak seguirá normalmente;

Jailbreak em andamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Jailbreak em andamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Fique de olho na tela do seu gadget. Quando aparecer um ícone do Pangu, toque nele para que o jailbreak possa continuar;

Clicando no ícone do Pangu no iOS, para continuar o Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no ícone do Pangu no iOS, para continuar o Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Com isso, o gadget ficará exibindo a imagem abaixo. Quando finalizar o jailbreak, o aparelho será reiniciado;

Aguardando o final do Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando o final do Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. No final do processo, estará o ícone da loja Cydia estará disponível na tela do aparelho. Toque nele para efetivar a instalação da loja;

Executando o Cydia pela primeira vez depois do jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Cydia pela primeira vez depois do jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13. O Cydia irá preparar o sistema para que possa ser executado corretamente no dispositivo. No final, o programa será fechado e você deve executá-lo novamente;

Cydia preparando o sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Cydia preparando o sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 14. Finalmente, execute o Cydia e você já poderá pesquisar e instalar programas alternativos em seu gadget.

Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que o jailbreak está pronto, aproveite para personalizar e melhorar o uso do seu dispositivo com as opções que a loja oferece.

É possível melhorar a velocidade do iPhone? Confira no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Pintor
    2014-07-12T19:03:42  

    Porque não é recomendado fazer em um iphone bloqueado do exterior? eu posso desbloquear ele para usar chip brasileiro via jailbreak?

    recentes

    populares

    • Mauricio Pintor
      2014-07-12T19:03:42  

      OLA GOSTARIA DE PERGUNTAR, O PROGRAMA DO PANGU NÃO INICIA DPS DE MUDAR A DATA PARA O DIA 02, e no meu dia 2 não é segunda feira e sim terça. alguem pode me ajudar?

  • Hagner André
    2014-07-01T17:43:18  

    " a versão para Mac ainda não esteja disponível para download " tem certeza Estagiário ???? fiz ontem no meu celular usando o Mac.

    recentes

    populares

    • Hagner André
      2014-07-01T17:43:18  

      Gustavo Junior , Ta funcionando tudo certo sim, só nao exagerar nos Tweaks que ai ele nao buga, e tem muitos ja melhorados para suportar o IOS 7

    recentes

    populares

    • Hagner André
      2014-07-01T17:43:18  

      oi o meu iphone ta com a tela do icloud e o atingo dono nao lembra mais qual foi o mail que ele colocou o que eu fasso agora?